13 restaurantes no Centro de São Paulo que realmente valem a pena
Confira um roteiro gastronômico imperdível pelo Centro de São Paulo.
<3 São Paulo
Foto: Divulgação/Fôrno (Via Assessoria Fôrno)
São Paulo é sempre sinônimo de multiculturalismo. E o Centro, como não poderia deixar de ser, traduz sua diversidade também na gastronomia. É comida para todos os gostos e, por vezes, todos os bolsos.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 13 restaurantes no Centro de São Paulo que realmente valem a pena. Confira abaixo e aproveite!
Hot Pork
Na esquina da R. Bento Freitas com a Epitácio Pessoa, o chef Jefferson Rueda inaugurou, em 2018, o Hot Pork, sua versão de porco quente que tem todos os ingredientes feitos em casa, do pão à salsicha, sem conservantes, emulsificantes e corantes. O lanche consiste em um cachorro-quente, porém feito com a especialidade do chef: a carne de porco.
Localizado no 11° andar do Edifício Esther, um dos primeiros prédios modernistas do Brasil, o Esther Rooftop foi inaugurado em agosto de 2016 pelo apresentador de TV Olivier Anquier. O restaurante fica no topo do prédio proporcionando uma vista privilegiada para a Praça da República e o Centro da cidade. À noite, fica com ares de bar, com ótimas opções de drinks, e aos domingos conta até com brunch.
Endereço: R. Basílio da Gama, 29 - República.
Bar da Dona Onça
Localizado no histórico Edifício Copan, o Bar da Dona Onça abriu as portas em abril de 2008 e trouxe uma boa opção para noite paulistana. Sua gastronomia tem diferentes influências culinárias dos quatro cantos do estado. Comandada pela chefe Janaína Rueda, a cozinha conta com diferentes petiscos, pratos especiais para cada dia da semana, diversas opões de arroz, cozidos, massas e muito mais, incluindo uma carta de vinhos com mais de 800 rótulos.
Endereço: Av. Ipiranga, 200 - 27 e 29 - Centro.
La Casserole
Fundado pelo casal francês Roger Henry e Fortunée em 1954, o La Casserole está localizado diante do Mercado de Flores do Largo do Arouche e explora as nuances da legítima cozinha francesa com inspiração contemporânea. No cardápio, os pratos clássicos são preparados com excelência, como o terrine de pato e pistache e o salmão defumado.
Endereço: Largo do Arouche, 346 - República.
Z Deli
Quem ama os lanches da famosa Z Deli, uma das mais bem conceituadas hamburguerias da cidade, ganhou um presente em dezembro de 2017. A rede abriu mais uma unidade na Rua Bento Freitas, pertinho da Praça da República.
Endereço: R. Bento Freitas, 314 - República.
Riconcito Peruano
Localizado em uma construção escondida, no alto de uma escadaria no centro de São Paulo, o Riconcito Peruanotraz a verdadeira gastronomia peruana nas mãos do chef Edgar Villar. Não espere um ambiente chique de restaurante, mas sim uma decoração simples, que respira o país de origem do chef. No cardápio, a grande estrela, pratos como: Caldo de Gallina, Arroz com Pollo, Papa a la huancaina, Pollo Entero, Lomo a Lo Pobre, Tallarín Especial e muitas outras comidas típicas (num cardápio em portunhol).
Endereço: R. Aurora, 451 - Santa Ifigênia.
Carlino
Inaugurado no século 19, mais precisamente em 1881, o CarlinoRistorante é considerado o mais antigo de São Paulo. Legítimo representante da culinária da Toscana, o restaurante atende na região do Pacaembu e Perdizes e oferece tanto pratos tradicionais quanto receitas inovadoras. Exemplo disso é o já conhecido Cordeiro à Caçadora e a novidade Tagliolini ao Molho de Creme de Leite, Raspas de Limão-Siciliano, Camarão e Lagostim.
Endereço: R. Epitácio Pessoa, 85 - Vila Buarque.
Casa do Porco
Na Casa do Porco a única proteína usada nos pratos é carne suína. O chef Jefferson Rueda utiliza o animal integralmente, do pé ao focinho. O bacon aparece até na sobremesa. Na batizada de Pamonha, pamonha, pamonha, o milho é apresentado na forma de creme e de picles ao lado de sorvete de queijo de cabra, crocante de fubá e pipoca com bacon por R$29.
Endereço:Rua Araújo, 124 - Centro.
Cozzinha do Centro
O Cozzinha do Centro é um misto de café e restaurante. A ideia é que os clientes se sintam em casa e tenham muito prazer com as comidinhas na hora do almoço ou naquele pit stop não premeditado no meio da tarde. Na hora do almoço, as estrelas são as tortas assadas diariamente (com bem servidos pedaços a R$ 25). Elas são oferecidas em quatro opções fixas de recheio (palmito, frango com requeijão, carne louca ou cogumelos) ou em sabores que só aparecem eventualmente no cardápio, como a de salmão com alho-poró ou a quiche Lorraine.
Endereço: Rua Tupi, 121 - Centro.
Fôrno
A Fôrno, dos mesmos donos do Holly Burger, é um daqueles lugares surpreendentes que a gente encontra pela cidade. Subindo as escadas de uma antiga casa na Santa Cecília, encontra-se um ambiente rústico, de onde saem hambúrgueres, pizzas e massas de se comer com os olhos. O clima intimista e informal conquista os visitantes.
Endereço: Rua Cunha Horta, 70 - Consolação.
Ramona
O ambiente underground do Ramonaé charmoso e convidativo, com mesas ocupando a calçada da praça onde está localizado, bem no coração da República. O bar, que aposta no rock como trilha sonora, possui no cardápio coquetéis clássicos, cervejas e, eventualmente, com festas durante a noite e shows ao ar livre durante o dia.
Endereço: Avenida São Luís, 282 - República.
Drosophyla
Em um casarão dos anos 20 está o Drosophyla. A casa tem uma decoração composta de móveis antigos que se assemelha a uma sala de visita retrô. Além dos ótimos drinks, o cardápio dá boas opções de entradas e pratos para uma refeição deliciosa.
Endereço: Rua Nestor Pestana, 163 - Consolação.
Ponto Chic
O restaurante Ponto Chicfoi inaugurado no Largo do Paissandu em plena Semana da Arte Moderna e, por isso, intelectuais e artistas como Mario de Andrade e Monteiro Lobato adotaram o lugar como reduto preferido. Por lá, você poderá provar o verdadeiro Bauru, um delicioso sanduíche no pão francês com finas fatias de rosbife, tomate em rodelas, pepino em conserva e uma mistura de 4 tipos de queijos fundidos em banho-maria (queijo prato, estepe, gouda e suíço).
Endereço: Largo do Paissandú, 27 - Centro Histórico.