10 restaurantes mediterrâneos para conhecer em São Paulo
Veja estabelecimentos que oferecem carnes, frutos do mar, muitos legumes e um bom vinho.
Foto: Shutterstock
A culinária mediterrânea está em alta – e por um bom motivo! Além de bonitos, cheirosos e saborosos, os pratos típicos da região são extremamente saudáveis. Diversas cozinhas de países banhados pelo Mar Mediterrâneo compartilham tendências e ingredientes em comum. Italianos, espanhóis, franceses, gregos e marroquinos... todos muito diferentes, mas na hora de comer são muito parecidos: alcachofras, alcaparras, ervas, azeites, frutos do mar, nada de frituras, e – claro – um vinho de qualidade.
São Paulo, como a cidade cosmopolita que é, tem uma grande variedade de restaurantes das mais diversas origens – e os mediterrâneos não podiam faltar! O Guia da Semana separou 10 restaurantes mediterrâneos que valem a pena. Confira:
Tanit
Tanit é o nome de uma deusa fenícia que costumava ser cultuada em Ibiza, no Mediterrâneo, e a família que toca o restaurante ainda tem outros em terras espanholas. O ambiente na Oscar Freire é iluminado e agradável e o menu conta com entradas maravilhosas, como a escalivada (berinjela e pimentão na brasa), tapas espanholas, frutos do mar, saladas e risotos e massas.
Continua depois da publicidade
Myk
Focado na culinária grega, a chef Mariana Camargo Fonseca prepara pratos delicados que agradam tanto os olhos quanto a boca. As receitas variam entre lula grelhada com aspargos e pernil de cordeiro. A casa também oferece uma grande quantidade de sobremesas.
DoRo Gastronomia
Esse restaurante em perdizes oferece um cardápio com ingredientes do cotidiano e inspiração mediterrânea, além de uma carta de vinhos acessível. A truta grelhada, o polpetone de contra filé e o filetto de carne com alcaparras fazem muito sucesso. Sem falar das sobremesas, como a mousse de queijo com calda quente de goiabada.
Adega Santiago
O bar privilegia vinhos da região e a culinária da fronteira entre o Alentejo português e a Estremadura espanhola, zona de intercâmbio de ingredientes e receitas destas duas cozinhas. No cardápio, a famosa Alheira (linguiça portuguesa a base de pão, carne de porco, alho e ervas), Croquete de Jamón e Verdura (bolinho cremoso com espinafre e jamón), Croquete de Pato, Gambas al Ajillo (camarões feitos no forno à lenha) e mais.
Gusta Café Bar y Gastronomia
O pequeno estabelecimento em Perdizes lembra a Espanha em cada detalhe da decoração. Inaugurada em 2010, a casa é especialista em comida mediterrânea, e além dos pratos típicos e tapas, você pode beber uma boa sangria e se deliciar com uma tradicional paella feita sob encomenda.
Ristorante Bottarga
Comandando por um italiano, o pequeno restaurante no Tatuapé é ideal para quem quer se deliciar com receitas italianas e portuguesas. Deu vontade de nhoque de batata, uma deliciosa pizza ou aquele bacalhau a um preço justo? O Bottarga pode ser uma boa pedida.
Aragon
Em clima despojado e ambiente com varanda nos Jardins, o restaurante mescla receitas da Espanha e Portugal, que, entre bacalhau e tortilha espanhola, incluem pescados variados, diversos frutos do mar e carnes, tudo em uma pegada mais moderna e criativa, sem abandonar o espírito ibérico.
Acrópoles
Inaugurado em 1959, o Acrópoles é um famoso restaurante de culinária grega no Bom Retiro. Especialidades da casa como ensopado de polvo, a lula recheada, o carneiro assado ou a torta de berinjela são uma boa pedida.
De La Paix
O pequeno bistrô em Higienópolis possui uma adega onde o cliente pode escolher o vinho. O proprietário nascido em Marrocos oferece muito mais do que os clássicos pratos franceses, como o filé au poivre, e surpreende os visitantes com um delicioso falafel no pão de pita.
Sala Especial
Dos mesmo idealizadores da Casa 92, ao Sala Especial, em Pinheiros, proporciona aos clientes um ambiente aconchegante e intimista, com cores e texturas que remetem à natureza. A casa aposta em um menu mediterrâneo que inclui massas e legumes e há até a possibilidade de inventar as suas próprias porções, além de ótimos drinks.