10 bares e restaurantes despojados de São Paulo para comer no balcão
Conheça estabelecimentos descolados da capital onde é possível beber e comer no próprio balcão.
Foto: Romulo Fialdini/Divulgação
Tem dias que a gente não está a fim de toda aquela pompa de ir num restaurante e sentar-se na mesa e ser servido pelos garçons, principalmente quando você está sozinho. Para esses dias, o balcão de bares e restaurantes é uma opção certeira para um clima mais despojado e ainda, quem sabe, até conhecer gente nova.
Diversos estabelecimentos de São Paulo possuem balcões incríveis para quem quer esse clima despretensioso, é até uma forma de ter aquele atendimento mais íntimo e ver de perto o movimento do bar e da cozinha, já que alguns restaurantes oferecem a oportunidade de você acompanhar o trabalho do chef ali de pertinho.
Para quem adora esse clima mais informal, confira um roteiro com 10 bares e restaurantes despojados de São Paulo para comer no balcão.
*Para conferir o roteiro basta clicas nas imagens da galeria
Adega Santiago
Inaugurado em 2006, a Adega Santiago tem inspiração nas tabernas e tascas da Península Ibérica. Dois longos balcões com bancos altos remetem aos bares de tapas, em que os espanhóis degustam pequenos bocados de pé. Na seção de tapas e petiscos estão os carpaccios, sucesso em todas as unidades da casa. O de Bacalhau é produzido por finas fatias do lombo do peixe, acompanhadas por vinagrete de campanha, preparado com cebola, tomate e pimentão picados. Já para o Carpaccio de pato, o preparo da carne é mais trabalhoso e suas leves fatias são temperadas com suco de limão e azeite de oliva. A casa é uma boa opção para petiscar com clima descontraído.
Adega Santiago
Rua Sampaio Vidal, 1072, Jardim Paulistano – Tel.: 3081-5211
Av. Magalhães de Castro, 12.000 | Marginal Pinheiros – 4º piso – Tel.: 3758-4446
Horários de funcionamento: Segunda, das 12h às 15h e das 19h às 23h; Terça a Quinta das 12h às 15h e das 19 a 0h; Sexta e Sábado das 12h às 0h; e domingos e feriados das 12h às 22h
Rua Doutor Melo Alves – 728 – Jardim Paulista – Tel.: 3061-3382
De segunda a quinta 12h às 15h e das 18h às11h; sexta e sábado e domingos das 12h à 00h;
Continua depois da publicidade
Casa Europa
A Casa Europa tem um menu que navega pela cozinha da Europa Mediterrânea e desde 2015 recebe as contribuições de um bar de crudi, operado à frente dos clientes no balcão. Deste, saem itens piccoli piatti propícios para se compartilhar. Crus como o de Robalo, azeite, limão siciliano, dedo-de-moça e sal marinho ou o Batuto de carne cruda, versão da casa do clássico steak tartar, e assados como Lulinhas na lenha com panceta, azeite e limão siciliano poderão ser degustados ali mesmo no balcão, agora guarnecido de banquetas. Entre outras delícias do cardápio estão o Crudo de salmão temperado com azeite, vinagrete de laranja e sal marinho, os Cogumelos salteados com alecrim e azeite de alho e os Lagostins na manteiga de limão siciliano e manjericão, os últimos feitos no forno à lenha.
Casa Europa
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 726 Jd. America, Telefone: 11 3063-5577
Horários de funcionamento: Segunda-feira - 12h às 15h / 19h às 22h; Terça a Quinta – 12h às 15h / 19h às 23h;
Sexta-feira – 12h às 16h / 19h à 00h; Sábado – 12h às 17h / 19h à 00h; Domingos e Feriados – 12h às 17h / 19h às 21h.
Taberna 474
Ao passar pelas grandes portas de vidro da Taberna 474, os clientes encontram um amplo balcão de peroba de demolição e metal enferrujado, que conta com três mesas embutidas, luminárias e banquetas, totalizando 20 lugares. Neste bar são servidos porções frias e quentes de rápido preparo, como as Ostras de Sta Catarina, Dupla de Ostras à Moda, o Prato de Peixes frescos e Camarão, uma seleção de pescados selecionados de acordo com a disponibilidade e apresentados em finas fatias temperadas apenas com azeite, limão e pimenta do reino.
Taberna 474
Rua Maria Carolina, 474 - Jardim Paulistano
Telefone: 3062-7098
Horário de funcionamento: Segunda das 12h às 15h e das 18h às 23h; Terça a Quinta-feira das 12h às 15h e das 18h às 23h30; Sexta-feira das 12h às 16h e das 18h às 00h00; Sábado das 12h às 00h00; domingo das 12h às 19h.
SubAstor
Localizado no subsolo do concorrido Astor, o SubAstor abriga um ambiente escuro, colunas de espelhos, música alta, paredes cobertas com garrafas translúcidas e cortinas de veludo vermelho. Cruzando o ambiente de ponta a ponta, um balcão de alabastro translúcido com iluminação interna, verdadeiro palco para as criações do barman. Com um ar underground, a casa tem um ambiente pequeno, porém aconchegante, que atrai a galera descolada da Vila Madalena.
SubAstor
Rua Delfina, 163, Vila Madalena. Tel.: (11) 3815-1364
Funcionamento: terça a quinta, de 20h às 3h; sexta e sábado, de 20h às 4h.
Aska Lamen
Entre tantas opções para saborear lámen em São Paulo, o Aska Lamen, localizado no bairro da Liberdade, é uma das que valem muito a pena. Pequena e tradicional, um dos lugares mais concorridos da casa é justamente o balcão, onde os cozinheiros preparam o prato na frente do cliente.
Instalado em um amplo casarão na Mooca, cuja fachada segue preservada, o restaurante Rudá oferece um cardápio com receitas vibrantes e aromáticas que dialogam com diversas culturas. Para quem prefere balcão à mesa, a casa conta com uma bela versão feita com latão dourado, onde podem ser degustados os coquetéis autorais e petiscos do menu.
Rudá
Endereço: Rua Guaimbé, 742 Mooca
Telefone: (11) 2361-9916
Horário de funcionamento: segunda: fechado, terça à quinta: das12h às 15h e das 19h às 22h, sexta: das 12h às 15h e das 19h às 23h, sábado das 12h às 16h e das 19h às 23h e domingo das 12h às 16h.
Mori Ohta Sushi
Com ambiente moderno, o Mori Ohta Sushi, restaurante japonês que conta com unidades nos Jardins e no Itaim Bibi, tem como diferencial seu disputado balcão. Nele, o cliente ganha um atendimento especial, com praticamente um "personal sushiman". Além de enviar os combinados para as mesas da casa, o chef atende quem está sentado no balcão pessoalmente, oferecendo sugestões de acordo com o gosto do cliente. Outro diferencial é que os cortes de peixe e sushis são servidos diretamente da tábua de preparo para a pedra de mármore, o que torna as porções muito mais frescas.
Mori Ohta Sushi
Endereço: Rua da Consolação, 3610 - Jardins
Telefone: (11) 3898-2977
Endereço: Rua Dr. Mário Ferraz, 449 - Itaim Bibi
Telefone: (11) 3167-2899
Bráz Elettrica
Localizada em um casarão descolado na Rua dos Pinheiros, a Bráz Elettrica foi intitulada como irmã rebelde da tradicional rede de pizzaria Bráz. Em parceria com o nova-iorquino Anthony Falco, pizzaiolo que fez história na lendária Roberta’s, de Nova York, a casa serve do meio-dia até de madrugada discos de massa leve e coberturas que fogem dos sabores tradicionais. Diferentemente da tradicional pizzaria, a Elettrica tem um ambiente totalmente despojado, onde o cliente faz o pedido e busca sua pizza diretamente das mãos do pizzaiolo, depois é só se dirigir ao convidativo balcão da casa. Também há mesinhas no piso superior, mas quem comer no balcão no andar principal poderá acompanhar o belo trabalho dos pizzaiolos da casa.
Bráz Elettrica
Rua dos Pinheiros, 220 – Pinheiros
Telefone: (11) 3061-5132
Horário de funcionamento: Segunda à quinta-feira, do meio dia à 1h; sexta-feira e sábado, do meio dia às 4h; domingo, do meio dia às 23h.
Suri Ceviche Bar
O Suri Ceviche Bar é point para quem ama essa popular iguaria da culinária latina. Localizado em Pinheiros, no ambiente moderninho da casa você encontra um balcão amplo e espaçoso, onde os clientes podem se acomodar para provar ceviches variados.
Suri Ceviche Bar
Endereço: Rua Mateus Grou, 488 - Pinheiros
Telefone: (11) 3034-1763
Câmara Fria
O bar de chope da Cia. Tradicional de Comércio é um speakeasy com 10 torneiras da bebida, sempre artesanal e fresca, e uma carta com 25 rótulos de cerveja. Para quem vai sozinho ou os que gostam de socializar com a brigada, o bar conta com um balcão charmoso, com vista para a câmara fria da casa. Entre os chopes, está disponível toda a linha de produtos da cervejaria mineira Wäls, além de dois chopes convidados. Os chopes podem ser pedidos no tamanho tradicional de 250 ml, em copos tipo americano e em growlers, os garrafões de 1,9L típicos dos brew-pubs. Ainda na parte etílica, 3 coquetéis completam o serviço de bar – negroni, manhattan e long island iced tea.
Câmara Fria
Rua Graúna, 137, Moema – São Paulo
Telefone 5093-9486
Funcionamento: de terça a quarta das 18h às 2h / quinta a sábado das 18h às 3h