Um roteiro pra lá de saboroso para você conhecer os pratos dos chefs famosos da cidade.
Gastronomia
Foto: Mauro Holanda/Divulgação Casa do Porco (Via Assessoria Documennta Comunicação)
Para quem aprecia o mundo da gastronomia, conheça restaurantes de chefs conceituados e experimente delícias criadas por eles é um passeio interessantíssimo. Sem contar que é extremamente possível trocar uma ideia com os chefs ou até mesmo tirar uma selfie.
Confira uma lista com 13 restaurantes de chefs famosos em São Paulo:
Casa do Porco
Na Casa do Porco, a única proteína usada nos pratos é carne suína. O chef Jefferson Rueda utiliza o animal integralmente, do pé ao focinho. Por lá você pode provar deliciosas criações à lá carte ou ainda optar pelo menu degustação que oferece as maravilhas do cardápio em opções reduzidas.
Endereço:Rua Araújo, 124 - Centro.
Continua depois da publicidade
Bar da Dona Onça
O Bar da Dona Onça, localizado no centro de São Paulo, é point obrigatório para quem quer curtir o centro da cidade. Localizado no edifício Copan, a casa é comandada pela chef Janaina Rueda, esposa do chef Jefferson Rueda. Por lá, ela serve comida bem feita, inspirada naquela boa refeição preparada em casa.
O Mocotó foi fundado por Zé Almeida, um pernambucano cozinheiro de mão cheia. Seu filho, Rodrigo Oliveira, estudou gastronomia no Brasil e no exterior e trouxe para a cozinha do Mocotó a sofisticação da culinária contemporânea, mas sem deixar de lado os ingredientes típicos da culinária sertaneja nordestina.
Endereço: Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1100 - Vila Medeiros.
Esther Rooftop
O restaurante Esther Rooftop, comandado pelo chef e apresentador Oliver Anquier, oferece um cardápio com opções francesas como A terrine de carne suína e sobremesas como Arroz Doce com calda de caramelo. As mesas com vista para a Praça da República são uma atração à parte.
Endereço: Rua Basílio da Gama, 29 - República.
Marakuthai
O restaurante Marakuthai serve uma cozinha contemporânea com inspiração tailandesa. A chef Renata Vanzetto oferece pratos despretensiosos num ambiente moderno e descolado. A decoração da casa foi toda criada com objetos comprados de brechós e bazares de São Paulo.
Endereço: Alameda Lorena, 1295 - Jardins.
D.O.M
A cozinha contemporânea autoral de Alex Atala no D.O.M é pautada em ingredientes brasileiros, que o chef gosta de explorar ao máximo, aliando as bases clássicas às técnicas atuais. Atala também é dono do restaurante Dalva e Dito e do Bar Riviera, todos em São Paulo.
Endereço: Rua Barão de Capanema, 549 - Jardins.
Pipo
O chef Felipe Bronze, que além do Oro, no Rio, casa com duas estrelas no Guia Michelin, também o Pipo em São Paulo. O espaço fica atrás do Museu da Imagem e do Som. A proposta do Pipo é oferecer um cardápio com receitas mais informais.
Endereço: Av. Europa, 158 - Jardim Europa.
Capim Santo
Com muita bossa e maturidade gastronômica, a chef Morena Leite inseriu seu restaurante, Capim Santo, no ranking dos melhores da gastronomia brasileira contemporânea de São Paulo.
Endereço: Alameda Min. Rocha Azevedo, 471 - Jardins.
Banzeiro
Grande nome da gastronomia de Manaus, o chef Felipe Schaedler acaba de abrir na capital paulista uma filial de seu restaurante Banzeiro, hoje uma das principais referências na culinária amazônica. Uma delícia que merece ser provada é a Pirarucu curado no missô, servido com pó de formiga e farinha do Uarini hidratada com caldo de molho de soja. A carta de drinques, criada pelo premiado mixologista Alex Mesquita, também celebra os ingredientes amazônicos em criações como o Sour de jambu, mistura de cachaça de jambu (a típica folha que deixa uma sensação de dormência na boca), suco de abacaxi, angostura e mel.
Endereço: Rua Tabapuã, 830 - Itaim Bibi.
Balaio
Localizado no Instituto Moreira Salles, o Café e Restaurante Balaio é o um empreendimento do chef Rodrigo Oliveira, dono dos restaurantes Mocotó e Esquina Mocotó. O restaurante tem como proposta valorizar os ingredientes brasileiros. O restaurante fica localizado no térreo do IMS Paulista, centro cultural que possui entrada gratuita.
Endereço: Av. Paulista, 2424 - Bela Vista (Instituto Moreira Salles).
Aizomê
Aizomê é o nome de uma técnica milenar de tingimento de tecidos com índigo ou anil. Não por coincidência, esse também é o nome de um dos melhores e mais tradicionais restaurantes japoneses de São Paulo. O nome tem uma relação muito próxima com o tempo, a natureza e a habilidade do artesão – o que se reflete visivelmente na cozinha delicada e autoral da chef e proprietária Telma Shiraishi. Com duas unidades – a primeira, conhecida informalmente como “casa-mãe” e localizada no Jardim Paulista, e a segunda, que abriu as portas dentro do centro
cultural Japan House.
A chef Bel Coelho comanda o Cuia, um restaurante incrível localizado dentro da livraria Megafauna, no térreo do Copan. O menu traduz as diversas influências que formaram ao longo da história a culinária típica braseileira.
Endereço: Av. Ipiranga, 200 - loja 48 - República.
Carlota
O Carlota, bistrô brasileiro da chef Carla Pernambuco, ganhou novos ares com as mesas de madeira sem toalha, as flores de papel sobre as mesas, os quadros escolhidos pela cozinheira e a nova identidade visual, desenvolvida por Daniel Kondo. No menu, a cozinha multicultural, divertida e afetiva, segue em constante renovação - e está cada vez mais saudável. Os favoritos da casa, constantemente relidos, são oferecidos no salão ou para entrega através do Carlota Very Deli, seu serviço de entregas, e ganham a companhia de novidades inspiradas em cada viagem, novo ingrediente descoberto ou depois das leituras e pesquisas da antenada chef.