15 restaurantes em São Paulo que funcionam há mais de 50 anos
O Guia da Semana preparou uma lista super bacana para você que gosta de tradição.
Foto: Guia da Semana
São Paulo é uma cidade que se reinventa todos os dias, com novos restaurantes e pontos turísticos sendo abertos para atender a demanda cultural e gastronômica de seus visitantes. Por outro lado, a cidade ainda mantém a tradição com casas que seguem firme e fortes há décadas (algumas há mais de cem anos).
Então, se você procura conhecer lugares tradicionais e mergulhar em suas histórias, o Guia da Semana preparou uma lista com 15 restaurantes em São Paulo que funcionam há mais de 50 anos! Confira:
Ponto Chic - 98 anos
O restaurante Ponto Chicfoi inaugurado no Largo do Paissandu em plena Semana da Arte Moderna e, por isso, intelectuais e artistas como Mario de Andrade e Monteiro Lobato adotaram o lugar como reduto preferido. Hoje com 98 anos de história, a casa conta com três unidades, a clássica do Paissandu, a do Paraíso e a de Perdizes. Por lá, você poderá provar o verdadeiro Bauru, um delicioso sanduíche no pão francês com finas fatias de rosbife, tomate em rodelas, pepino em conserva e uma mistura de quatro tipos de queijos fundidos em banho-maria (queijo prato, estepe, gouda e suíço).
Endereço: Largo do Paissandú, 27 - Centro Histórico.
Continua depois da publicidade
Basilicata - 106 anos
Criada em 1914 no bairro do Bixiga, a centenária Basilicata - Pão, Empório e Restaurante sempre chamou atenção pela qualidade de seu pão italiano e sua pequena loja repleta de produtos. Além de oferecer pães e massas frescas diariamente, seguindo a receita de mais de 100 anos de tradição, a casa também conta com um empório para você levar queijos, vinhos e outros produtos para casa, além de um café e um restaurante anexos para você provar das delícias italianas ali mesmo.
Endereço: Rua Treze de Maio, 596 - Bela Vista.
Carlino - 132 anos
O Carlino foi fundado em 1881 no Largo Paissandu pelo toscano Carlo Cecchini. A casa já passou pela Avenida Vieira de Carvalho, na República, e, após fechar as portas em 2002, reinaugurou três anos depois na Rua Epitácio Pessoa, na Vila Buarque, onde funciona até hoje no número 85. A especialidade da casa é italiana, com muitas receitas tradicionais e até mesmo opções vegetarianas.
Endereço: Rua Epitácio Pessoa, 85 - Vila Buarque.
Rei do Filet - 106 anos
Fundado em 1914 no Centro de SP, e hoje com uma segunda unidade na Paulista, o Rei do Filet carrega o título de melhor filé mignon da cidade, com mais de 16 variações do corte no cardápio. Além, é claro, de saborosas opções para acompanhar a carne, como massas e saladas.
Endereço: Praça Julio Mesquita, 175 - Santa Ifigênia.
Mercearia Godinho - 132 anos
A centenária Mercearia Godinho, instalada no prédio mais antigo do centro de São Paulo - o Edifício Sampaio Moreira -, foi fundada por um imigrante português no ano de 1888. Por lá, você encontra bacalhau fresquinho, a estrela de tantos pratos portugueses. Porém, quem ganha o título de carro-chefe da casa são as empadas, que inclusive já foram eleitas as melhores da cidade.
Endereço: Rua Libero Badaró, 340 - Centro.
Castelões - 96 anos
A cantina Castelõesfoi inaugurada em São Paulo, no Brás, em 1924. Foi ela quem criou a pizza de linguiça calabresa com mussarela. Esta pizza ficou tão famosa que outras pizzarias de São Paulo vendem o sabor com o nome "Castelões".
Endereço: Rua Jairo Góis, 126 - Brás.
Bolinha - 74 anos
Quem frequenta São Paulo ou mora na cidade já deve ter ouvido falar alguma vez sobre a famosa feijoada do Bolinha. Isso porque a casa é referência neste prato típico desde 1946. E nada de esperar as quartas-feiras ou sábados: a delícia é servida todos os dias por lá.
Endereço: Avenida Cidade Jardim, 53 - Jardim Europa.
Padaria Santa Tereza - 148 anos
Fundada em 1872, a Padaria Santa Terezaé a mais antiga de São Paulo. O estabelecimento está localizado no Centro da cidade, na Praça Doutor João Mendes, com vista para a icônica Catedral da Sé. Seu nome é uma homenagem à rua onde se localizava antes deste endereço - Rua Santa Tereza -, na qual ficou instalada até 1947. Você pode visitar a casa no café da manhã, almoço e até no happy hour, com opções deliciosas para todos os gostos.
Endereço: Praça João Mendes, 150 - Centro.
Roperto - 78 anos
A clássica cantina italiana Roperto também está em São Paulo há décadas. A casa foi inaugurada em 1942, no Bixiga. Até hoje o estabelecimento é comandado pelos descendentes dos primeiros proprietários.
Endereço: Rua Treze de Maio, 634 - Bela Vista.
C… Que Sabe - 89 anos
Instalada no Bixiga desde 1931, a C...Que Sabe! é uma das clássicas cantinas italianas da região. A decoração traz fotos de clientes famosos e objetos que remetem ao sul da Itália. O cardápio é composto por saladas, risotos, massas, carnes e peixes. Dentre as massas, talharim alla Baccalà, ravióli de ricota ao molho de salmão fresco e fusilli com bracciola.
Endereço: Rua Rui Barbosa, 192 - Bixiga.
Padaria Italianinha - 124 anos
A famosa Padaria Italianinha, localizada na Bela Vista, foi fundada em 1896 por imigrantes italianos. Na época, o empreendimento se chamava Lucânia, em homenagem à região de Lucca, na Itália, cidade de origem de seu fundador, Felipe Poncio. Além do pão italiano artesanal, o local é conhecido por suas massas e molhos caseiros, além dos embutidos, assados, vinhos, queijos, azeites, doces e salgados que saem do forno da padaria.
Endereço: Rua Rui Barbosa, 121 - Bela Vista.
Terraço Itália - 55 anos
O consagrado restaurante Terraço Itália, que além de oferecer uma cozinha sofisticada, oferece aos clientes uma vista privilegiada 360 graus da cidade, já tem mais de 50 anos. Foi inaugurado em 1965 no terraço do Edifício Itália, cujo nome oficial é Circolo Italiano, é o segundo maior prédio da cidade de São Paulo e um dos maiores do Brasil, com 46 andares e dezenove elevadores.
Endereço: Avenida Ipiranga, 344 - Centro.
Cad’Oro - 67 anos
Uma das casas mais tradicionais e icônicas da cidade, o restaurante e hotel Cad'Oro foi inaugurado em 1953, na Rua Basílio da Gama. Depois de alguns anos, a casa foi reaberta na Rua Augusta, mas com algumas receitas clássicas que não saem do cardápio desde a sua inauguração. Um exemplo é o Bolitto Misto, feito com piemontese de carnes e vegetais.
Endereço: Rua Augusta, 129 - Consolação.
Cantina 1020 - 73 anos
A Cantina 1020 foi inaugurada em 1947, no Cambuci. O empreendimento se mantém na mesma rua, embora tenha mudado de casa. Até hoje serve deliciosas massas artesanais acompanhadas de frangos e carnes. Como um clássico restaurante italiano, as porções são generosas para atender a família toda.
Endereço: Rua Barão de Jaguara, 1012 - Cambuci.
Pizzaria Camelo - 63 anos
Aberta em 1957, na Rua Pamplona, a Camelo surgiu inicialmente como uma casa de comida árabe. Seis anos depois, foi comprada pela família Nóbrega, que fez mudanças no cardápio, e optou por vender pizzas feitas no forno à lenha com diversos sabores.