6 restaurantes com atitudes sustentáveis em São Paulo
Confira casas que contam com ideias criativas em prol do meio ambiente.
Roteiro
Foto: Divulgação/Burguer Bite (Via Assessoria)
Um restaurante precisa de uma comida gostosa para nos conquistar, mas quando também vem com atitudes sustentáveis embutidas, melhor ainda! Com a pegada sustentável ganhando cada vez mais evidência - ainda bem! -, é claro que os restaurantes paulistanos não ficariam de fora.
Menus com ingredientes que saem direto da horta, que prezam pela economia de água e energia, com móveis reciclados... São muitas as manobras que bares e restaurantes utilizam para trazer menos impacto ambiental para o dia a dia.
Quer conhecer esses lugares incríveis? Então confira uma lista com restaurantes com atitudes sustentáveis em São Paulo.
Mr Slice
O restaurante Mr Slice produz suas pizzas na Sprizza fornoflex, uma máquina que foi trazida da Itália e carrega tecnologia essencial para manter a borda característica do estilo napolitano em todas as fatias. O forno de esteira é a gás, o que além de muito mais sustentável que o a lenha, prima pela temperatura constante e permite que a pizza fique pronta em 1 minuto e meio.
Endereço: Rua Humberto I, 1058 - Vila Mariana.
Continua depois da publicidade
Burguer Bite
A hamburgueria Burguer Bite aposta na fabricação própria de todos os molhos no conceito Farm to Blend. Além disso, a casa controla toda a cadeia produtiva de sua carne, desde a concepção do boi, passando pelos processos do abate, do corte e da conservação até chegar à mesa. Todos os lanches são feitos com blends de cortes da chamada carne verde da Beef Passion, fazenda de produção sustentável de carnes.
A Beef Passion prioriza em sua produção o bem-estar animal e preza pelo aproveitamento máximo do gado, tendo como uma de suas diretrizes o respeito pela vida. Ainda, a produção sustentável de carnes visa diminuir os impactos no território e controlar a emissão de gases de efeito estufa.
Endereço: Rua Ribeiro do Vale, 696 - Brooklin.
Tubaína Bar
O Tubaína Bar foi o primeiro bar de São Paulo a receber o Selo Restaurante Saudável. Primeiramente, a maior parte dos móveis do local é reutilizado. A casa também evita a compra de peixes que são classificados como "Fish to Avoid". Ainda, utiliza no mínimo 30% de produtos frescos e orgânicos. O Tubaína faz captação da água da chuva para reúso com fins não potáveis. E como se não bastasse, o cardápio tem diversas opções vegetarianas e veganas.
Endereço: Rua Haddock Lobo, 74 - Cerqueira César.
Da Vittoria
O restaurante Da Vittoriaoferece um café da manhã com bebidas que levam na receitas café de produção própria, cultivado na fazenda da família. O café tem Nota Global de 92 pontos na prova de xícara (avaliação de 0 a 100 que segue as normas da SCAA - Specialty Coffee Association of America - com análise feita por um barista internacional, que avalia sabor, acidez, corpo, aroma, balanço, entre outros quesitos). Além disso, o produto ganhou por duas vezes o prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso.
Endereço: Rua Dr. Cândido Mota Filho, 660 - Cidade São Francisco.
Luz, Câmera, Burger
O restaurante Luz, Câmera, Burger tem um espaço construído baseado no reúso e reaproveitamento de materiais e 100% sustentável. O acabamento é feito com madeira de demolição da própria obra. Os restos de cabos de cobre viraram torneiras. A porta do banheiro foi feita com uma chapa de contêiner e o puxador e a luminária, a partir de sobra de viga de ferro.
A Lanchonete da Cidade oferece aos seus clientes que pedem delivery as embalagens PleatPak, que tem menor impacto ambiental por biodegradar mais rápido que as demais e gerar menos resíduos. Além disso, a casa não serve mais nenhuma bebida com canudo. Todas vão para mesa sem canudo e quando o cliente pede são entregues canudos biodegradáveis – que são absorvidos 200 vezes mais rápido que o plástico comum.