10 receitas diferentonas de coxinha para fazer em casa e se surpreender
Quem diria que é possível melhorar este clássico da gastronomia brasileira?.
Fotos: Shutterstock
Que a coxinha é o salgado mais amado por todos os brasileiros, não há dúvidas! Em sua versão tradicional, o quitute é recheado com frango, empanado com farinha de rosca e frito. Mas como sempre é possível inventar no campo da gastronomia, existem muitos outros sabores e variações de coxinha que você precisa conhecer e fazer em casa!
Conheça 10 receitas diferentes de coxinha pra fazer em casa e aproveite sem moderação:
*Clique nas imagens abaixo para abrir a nossa galeria:
COXINHA CREMOSA COM MASSA DE CATUPIRY
INGREDIENTES:
Recheio
1 e 1/2 xícara (chá) de água
1 tablete de caldo de galinha
250 g de filé de frango
1 colher (sopa) de salsinha picada
4 colheres de requeijão cremoso
Tomates picados
Cebolas picadas
Massa
1 xícara (chá) de leite
Água do cozimento do frango
3 colheres de sopa de requeijão cremoso
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
Para empanar e fritar
3 ovos
Farinha de rosca
Óleo quente
MODO DE PREPARO:
Recheio
Em uma panela coloque a água, o caldo de galinha e o filé de frango. Deixe na panela até que o frango fique branquinho e que o caldo de galinha derreta (o processo todo demora mais ou menos 10 minutos). Reserve o filé de frango e o o caldo do cozimento. Desfie o frango, adicione a salsinha, o tomate, a cebola, o requeijão, pimenta e orégano a gosto misturando muito bem.
Massa
Em uma panela coloque o leite, o caldo do cozimento e o requeijão. Mexa e espere levantar fervura. Adicione a farinha de trigo. Mexa até virar uma massa. Acrescente a manteiga e mexa novamente até virar uma massa mais lisinha. Coloque sua massa em uma superfície fria (pode ser mármore ou outra pedra), para mudar a temperatura da massa e fazer com que ela dê certo. Para montar as coxinhas, pegue um pouco da massa, coloque o recheio (sem exagero para que não sair na hora de fritar). Molde em formato de coxinha. Passe nos ovos batidos e na farinha de rosca e frite em óleo quente.
Massa
1kg de farinha de trigo
300ml de leite
300ml de caldo de frango
100g de manteiga
Sal e pimenta-do-reino (a gosto)
Recheio
400g de queijo brie
100ml de mel
MODO DE PREPARO:
Massa
Derreta a manteiga, jogue o leite e caldo de frango e espere ferver. Tempere com sal e pimenta do reino. Jogue aos poucos a farinha de trigo até começar a desgrudar do fundo da panela e reserve.
Recheio
Corte o queijo brie em pedaços pequenos e amasse-o com mel, com ajuda de um garfo, e de preferência em ambiente mais quente para ajudar o queijo a ser amassado com mais facilidade. Abra a massa na palma da mão (medida de um punhado) e recheie. Feche a massa até que se forme uma ponta e tire o excesso de massa, se houver. Empane as coxinhas na farinha de rosca, peneirada para esfarelar mais (se preferir molhe um pouco a mão com água para que a farinha grude se a massa não estiver morna). No óleo já aquecido, coloque as coxinhas e deixe fritar por no máximo dois minutos. Seque-as em papel toalha e sirva.
Recheio
1 pernil desossado de 1kg de suíno
2 cenouras
1 talo de salsão
1 talo de alho poró
100ml de vinho branco
1 cebola
1 litro de água
Catupiry a gosto
Massa
500ml de caldo do cozimento do pernil
300ml de creme de leite fresco
300g de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino a gosto
Ovos batidos
Farinha panko para empanar
MODO DE PREPARO:
Recheio
Colocar todos os ingredientes em uma tigela (menos o catupiry) e colocar o pernil para marinar por 24h. Após marinar, colocar tudo em uma assadeira e cobrir com papel alumínio. Leve ao forno por 4 horas em fogo baixo (120º C). Retire o pernil e desfie a carne.
Massa
Leve o creme de leite fresco, o sal, a pimenta do reino e o caldo do cozimento do pernil ao fogo e, assim que começar a ferver, vá adicionando a farinha, até a massa desgrudar do fundo da panela. Para a montagem, basta fazer uma bolinha da massa na mão e recheá-la com catupiry e pernil desfiado, fechando-a em formato de gota. Passe as coxinhas em ovos batidos e na farinha panko. Fritar em óleo a 180ºC e servir em seguida.
INGREDIENTES:
300g de abóbora cozida no vapor e espremida
500ml de água
1 tablete de caldo de carne
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta do reino
3 xícaras de farinha de trigo
1 gema
1 cebola grande picadas
2 dentes de alho amassados
300g de carne-seca dessalgada e cozida
1 tomate sem pele e sem sementes picados
Salsinha picada a gosto
3 colheres de sopa de requeijão cremoso
1 ovo + 1 clara batidos para empanar
Farinha de rosca
Óleo para fritar
MODO DE PREPARO:
Em uma panela coloque a água para ferver. Quando atingir fervura acrescente a abóbora espremida, o tablete de caldo de carne e a manteiga. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos em fogo alto, mexendo sempre. Tempere com o sal e a pimenta, abaixe o fogo e coloque a farinha de trigo de uma só vez, mexendo vigorosamente para que cozinhe. Desligue o fogo quando a massa soltar do fundo da panela. Acrescente então a gema e misture bem até que fique uma massa bem cremosa. Deixe esfriar. Enquanto isso, prepare o recheio. Refogue a cebola em pouco óleo até ficar transparente. Junte o alho, frite e acrescente a carne desfiada. Junte os tomates e deixe cozinhando até secar toda a água que se formar. Tire do fogo, misture a salsinha, o requeijão e tempere com o sal e pimenta.
Para moldar: com a massa fria, pegue uma porção da massa, faça pequenas bolinhas uniformes. Abra com a mão essas bolinhas, recheie e forme as coxinhas. Misture a clara que sobrou com um ovo e bata ligeiramente com um garfo. Passe as coxinhas primeiro no ovo e depois pela farinha de rosca. Frite em óleo bem quente, poucas por vez. Escorra em papel absorvente e sirva.
Recheio
1,5 kg de miolo de acém (ou outra carne que desfie)
1 cebola grande cortada em quatro
3 dentes de alho descascados
Folhas de louro e manjericão a gosto
Azeite, pimenta do reino e sal a gosto
1 pimentão sem pele picado (usei verde)
1 cebola roxa picada
3 dentes de alho picados
2 tomates sem pele e sem sementes picados
3 colheres de sopa de molho shoyo
1/4 de xícara de vinho tinto
2/3 de xícara de molho de tomate
1/2 xícara de cheiro verde picado
Massa
3 xícaras do caldo de cozimento da carne
2/3 de xícara de farinha de milho (bati no liquidificador para ficar bem fininha)
3 xícaras de farinha de trigo
250g de mandioquinha cozida no vapor (1 xícara bem cheia)
Água gelada e farinha de rosca para empanar
MODO DE PREPARO:
Carne louca
Numa panela de pressão grande, frite em um pouco de azeite os pedaços de carne picados. Esta etapa serve para selar a carne. Acrescente os dentes de alho inteiros, a cebola, os outros temperos e cubra com água. Leve ao fogo e conte 1 hora após pegar pressão. Deixe sair a pressão. Coe e reserve o caldo. Desfie a carne com um garfo ou com as mãos. Refogue em azeite a cebola, o alho, o pimentão e os tomates por alguns minutos. Despeje o vinho, o shoyo, o molho de tomate e deixe mais um pouquinho. Acrescente a carne e mantenha no fogo, mexendo de vez em quando, até apurar bem todos os temperos e secar os líquidos. Coloque o cheiro verde e acerte o sal. Deixe esfriar.
Massa
Leve ao fogo três xícaras do caldo da carne reservado. Quando começar a ferver, jogue as duas farinhas de uma só vez. Mexa vigorosamente com uma colher de pau em fogo baixo até cozinhar bem (cerca de 10 a 15 minutos). Retire do fogo e misture a mandioquinha até que ela incorpore à massa. (Usei a batedeira planetária nesta etapa). Reserve coberto com plástico filme rente à massa até esfriar
Montagem
Recheie porções de massa com uma colher de carne louca moldando como uma coxinha. Passe na água gelada e em seguida na farinha de rosca. Frite em óleo quente, aos poucos, até dourar.
Recheio
3 dentes de alho picados
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
350g (3 xícaras) de carne de jaca (veja o modo de preparo aqui)
2 colheres (de chá) de orégano desidratado
1/4 de colher (de chá) de cominho em pó
1/4 de colher (de chá) de açafrão em pó
1 colher (de sopa) de suco de limão
1/3 de xícara (de chá) de extrato de tomate
2 colheres (de sopa) de azeitonas picadas
1/4 de xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas
Sal a gosto
Azeite a gosto
Massa
2 xícaras (de chá) de caldo de legumes (veja a receita aqui)
4 colheres (de sopa) de azeite
1/2 colher (de chá) de sal
2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
1 xícara (de chá) de panko ou farinha de rosca vegana, panko ou farinha de mandioca
MODO DE PREPARO:
Antes de tudo, prepare o recheio. Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o óleo, a cebola e o alho até ficarem levemente dourados. Acrescente a “carne de jaca”, tempere com sal e com temperos a gosto, eu usei orégano, cominho, limão e açafrão. Refogue por cerca de 3 minutos, adicione o extrato de tomate, as azeitonas e refogue mais um minutinho. Corrija o sal se necessário e desligue. Acrescente a salsinha e cebolinha picadas, misture rapidamente e regue com um fio de azeite. Reserve.
Para a massa: Em uma panela grande em fogo médio, coloque o caldo de legumes, o azeite, o sal e deixe ferver. Quando começar a ferver abaixe o fogo e adicione a farinha de trigo de uma só vez e misture bem. Vai parecer que deu errado, mas é assim mesmo. Misture até virar uma bola de massa firme e pesada, o que vai levar cerca de 3 minutos. Desligue e deixe esfriar por cerca de meia hora. Coloque esta massa ainda morna, mas que dê para trabalhar com as mãos, sobre um balcão limpo e sove por 5 minutos, até ficar lisa e uniforme. Divida ela em 8 bolinhas do mesmo tamanho.
Pegue uma bolinha, amasse rapidamente e modele uma espécie de cestinha, com as paredes altas. Coloque 1 colher de sopa cheia de recheio e feche bem, puxando delicadamente as laterais. Use as palmas das mãos para modelar as coxinhas. Repita o processo com o restante da massa. Coloque água em um pote largo e fundo e cerca de 1 xícara de panko em um prato raso. Passe as coxinhas na água e em seguida na panko, para empanar. Frite em óleo limpo e bem quente até ficarem douradinhas e coloque sobre papel toalha para absorver o excesso de óleo.
Massa
1kg de purê de mandioquinha
80g de manteiga
50ml de água
50ml de leite
200g de farinha de trigo
1 colher (café) de sal
Recheio
500g de mortadela bem picada
100g de tomate bem picado
15g de salsinha picada
2 limões sicilianos
Sal e pimenta a gosto
MODO DE PREPARO:
Em uma panela funda, coloque a água, o leite, a manteiga, o sal e o purê de mandioquinha e deixe esquentar. Assim que ferver, coloque a farinha de trigo aos poucos até a massa soltar da panela. Misture todos os ingredientes do recheio até ficar uniforme. Com a ajuda das mãos, modele as coxinhas e recheie com a mortadela temperada. Passe em ovos batidos, farinha de rosca e leve para fritar.
Massa 3 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de água
2 cubos de caldo de carne
1/3 de xícara (chá) de óleo
1 pitada de sal
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
Óleo para untar e fritar
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo para empanar
3 colheres (sopa) de água para empanar
3 ovos batidos para empanar
250g de queijo parmesão ralado
Recheio
4 colheres (sopa) de óleo
1 dente de alho picado
1 cebola picada
500g de carne moída
1 cubo de caldo de carne
1 tomate sem sementes picado
1/2 xícara (chá) de azeitona verde picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
MODO DE PREPARO:
Em uma panela grande, em fogo médio, aqueça o leite, a água, o caldo de carne, o óleo e o sal. Cozinhe por 5 minutos ou até começar a ferver. Adicione a farinha de trigo, de uma só vez, e misture com uma colher até desgrudar do fundo da panela. Coloque em uma superfície untada e espere esfriar.
Para o recheio, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e refogue o alho e a cebola até murchar. Acrescente a carne moída e frite até secar. Acrescente o caldo de carne, o tomate, a azeitona e misture. Tempere com sal, pimenta, o cheiro-verde e desligue.
Abra porções da massa na palma mão, coloque um pouco do recheio frio e feche, modelando as coxinhas. Empane na farinha de trigo, depois na mistura da água com os ovos e passe pelo queijo ralado. Frite, aos poucos, em óleo quente, em imersão, até dourar. Escorra sobre papel absorvente e sirva.
COXINHA DE CHURROS RECHEADA COM DOCE DE LEITE (COXURROS)
INGREDIENTES:
1/2 xícara de leite integral
1/2 xícara de água
1 colher de sopa de açúcar
Duas pitadas de sal
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de farinha de trigo
Doce de leite a gosto
MODO DE PREPARO:
Em uma panela, misture o leite, a água, o açúcar, o sal e a manteiga. Leve para ferver em fogo médio. Quando a mistura ferver, despeje a farinha de uma só vez e mexa sem parar até que a bola de massa se forme. Utilize uma espátula para mexer a massa por aproximadamente 3 a 4 minutos para que ela cozinhe por completo. DICA: Aperte a massa com a espátula para que o cozimento seja uniforme. Quando a massa desgrudar da panela, desligue o fogo e transfira a massa para uma bancada. Sove a massa até que esfrie completamente.
Abra rodelas de massa com a mão, recheie com um pouco de doce de leite e feche formando a coxinha. DICA 2: Não adicione muito recheio, caso contrário a coxinha vai vazar enquanto frita. Frite os coxurros em óleo bem quente (170°C) e passem na mistura de açúcar e canela logo em seguida.
INGREDIENTES:
1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de chocolate em pó ou 8 colheres de sopa de achocolatado em pó
1 colher de sopa de manteiga
Morangos
Confeitos (opcional)
MODO DE PREPARO:
Em uma panela, junte o leite condensado, o chocolate/achocolatado em pó e a manteiga, e mexa em fogo baixo até dar o ponto de brigadeiro. Deixe esfriar. Envolva os morangos com o brigadeiro e formate no formato de coxinha. Passe no confeito e sirva.