Personalidades do universo gastronômico fazem parte do júri do Petisca Curitiba
As avaliações do júri técnico, composto por 9 profissionais, irá contribuir na definição do melhor happy hour da capital.
Petisca Curitiba
Sócio-proprietário do restaurante Zea Maïs, colaborador do curso Tecnólogo em Gastronomia PUCPR e professor do Centro Europeu (Divulgação)
O Petisca Curitiba 2013, que vai acontecer em agosto, é um festival que deve premiar o melhor lugar para happy hour na capital. Para escolher entre os 24 estabelecimentos participantes, o Petisca terá um júri técnico para avaliar os petiscos oferecidos.
Os nove profissionais irão utilizar como critérios: apresentação, sabor, harmonização de bebida, atendimento e ambiente. O Guia da Semana apresenta cada uma dessas personalidades que compõem a comissão avaliadora. Confira!
Celso Freire
Chef genuinamente brasileiro, há mais de vinte anos ocupa um espaço importante como empreendedor e fomentador de novos projetos na gastronomia nacional. Em 1991, Celso inaugurou seu primeiro restaurante, o Boulevard, em Curitiba. Criou também o Espaço La Cuisine em sua residência, um laboratório para aulas práticas e pequenos eventos. Já foi eleito Chef do Ano do Brasil, concedido pelo Guia Quatro Rodas.
Continua depois da publicidade
Daniel Wolf
Daniel Wolff é sommelier de cervejas e diretor da rede de franquia de lojas Mestre-Cervejeiro.com. Possui mais de 9 anos de experiência no mercado de cervejas especiais, é palestrante e professor em escolas e universidades de gastronomia, bem como juiz internacional de cerveja.
Guilherme Guzela
É especialista em Gastronomia pela Universidade Positivo, onde ministra aulas nos cursos de graduação e pós graduação. Além disso, Guilherme é sócio da Eh Gastronomia, empresa focada em consultorias, eventos e coaching. Atuando na área desde 2001, já implementou e adequou diversas casas em vários estilos. Em 2007 passou um ano na Italia, onde integrou parte da equipe de dois restaurantes estrelados pelo Guia Michelin italiano.
Luigi Poniwass
O curitibano assina a coluna/blog A Noite Toda, publicada às sextas-feiras no Caderno G da Gazeta do Povo e na internet. Também é repórter da área de cultura e editor da Revista da TV da Gazeta do Povo, além de apresentador do projeto Papo Universitário. Nas horas vagas, é vocalista da banda DeLorean, bastante conhecida na noite curitibana.
Manu Buffara
Iniciou na gastronomia em 2001 nos Estados Unidos, no Alinea, do Chef Grand Achatz. De volta a Curitiba, formou-se em Hotelaria, Chef de Cuisine e Restaurateur. Trabalhou também em restaurantes europeus consagrados pelo mais respeitado guia gastronômico do mundo, o Guia Michelin. Em 2011, surge o Manu - restaurante que leva seu nome e suas criações.
Marian Guimarães
Jornalista e blogueira, apaixonada por gastronomia, já fez vários cursos com chefs renomados. Marian foi idealizadora da página Bom Gourmet do jornal Gazeta do Povo, onde escreveu semanalmente por 17 anos. Atualmente é editora de gastronomia da Revista Where. Possui um blog de gastronomia e turismo, que leva seu nome. Nas horas vagas dá aulas de Etiqueta Social e Empresarial.
Reinaldo Bessa
Jornalista, colunista social diário da Gazeta do Povo e apresentador do programa semanal de tevê Jet Set. É apreciador de charutos cubanos, champagne e vinhos. Em 2011, foi admitido como membro da Confraria dos Enófilos da Bairrada, de Portugal, e já participou de diversas edições do Festival Internacional do Charuto Cubano em Havana.
Samuel Cavalcanti
Samuel tem formação universitária em Química Industrial, cursos de especialização em Planejamento e Gerenciamento Estratégico na PUC-PR, Craft Brewing in Pratices VLB Versuchs–und–Lehranstalt Für Brauerei na Alemanha, SIEBEL Institute of Technology & World Brewing Academy Chicago nos Estados Unidos, além de desenvolver pesquisas na área da Tecnologia Cervejeira.
André Porto
Foi aluno de dois Sommeliers campeões do mundo, Giuseppe Vacarini e Roberto Rabaschino. Como docente, além das aulas que ministra no Curso de Formação de Sommelier do Centro Europeu, realiza palestra em empresas e associações. André ainda atua na área de treinamento e consultoria. Faz parte da FIC – Federazzione Italiana Cuochi, entidade que reúne chefs de renome no Brasil e no mundo.