Confira um roteiro com restaurantes que abrigam salões lindos de se ver.
Foto: Reprodução/Facebook Famiglia Mancini
Quando o assunto são restaurantes, quem vive em São Paulo sabe que pode contar com opções para todos os momentos, bolsos e gostos. E não é diferente para quem está procurando um lugarzinho para celebrar uma ocasião especial.
Além de boa gastronomia, muitos restaurantes chamam a atenção pelos belíssimos salões. Desde decorações mais rústicas até as mais sofisticadas, na cidade é possível encontrar estabelecimentos belíssimos para um jantar à luz de velas ou para simplesmente ter uma refeição em um ambiente relaxante e agradável.
Que tal um almoço ou jantar em um lugarzinho especial? Para isso, reunimos os 10 restaurantes mais belos de São Paulo para satisfazer paladar e também os olhos!
A Figueira Rubaiyat
A majestosa figueira de bengala que empresta seu nome para o restaurante A Figueira Rubaiyat. Nas mesas espalhadas pelo salão e cobertas pelos galhos dessa árvore, é possível provar as delícias do menu. A cozinha tem uma proposta contemporânea e multicultural, trazendo camarões de Santa Catarina, merluzas da Argentina, lagostas do Pernambuco e tucunarés, pirarucus e tambaquis da Amazônia, bacalhau português e carnes da Argentina, da Austrália, do Uruguai e, claro, da Fazenda Rubaiyat.
O charmoso e aconchegante espaço do Maní Manioca é tão bonito que é preferência de muita gente para palco de casamento. O ambiente traz uma decoração rústica e moderna, com estruturas em madeira de demolição, paisagismo nativo no terraço e pérgolas com galhos de jabuticabeira, além de uma parede verde cheia de plantas. No menu os clientes podem provar as delícias criadas pela chef Helena Rizzo.
Maní Manioca
R. Joaquim Antunes, 212 - Jardim Paulistano
Terraço Itália
O Terraço Itália é um dos cartões postais da capital paulistana. Inaugurado em 1967, ocupa os 41º e 42º andares e mantêm o charme de ser um lugar que agrada tanto a casais quanto a executivos em reuniões de negócios, famílias e amigos. O restaurante é dividido em quatro ambientes: a Sala Nobre é um clássico com ares modernos, localizada no 41º andar possui vista panorâmica da cidade com destaque para a Av. Paulista. Já a Sala São Paulo é disputada para ocasiões especiais, como um pedido de casamento, sendo perfeita para um jantar intimista à luz de velas - a sala possui vista panorâmica da cidade com destaque para a área norte de São Paulo e a Serra da Cantareira. A Sala Panorama fica localizada no 42º andar e traz um panorama incrível da cidade. Por fim, o Bar, também no 42º andar, possui decoração clássica e uma programação com música ao vivo.
O Capim Santo, em São Paulo, reflete em seu ambiente a mesma ideia de seu cardápio: um Brasil tropical com um lindo jardim, um oásis no meio da cidade. A casa é dividida em três ambientes: o Jardim Pitanga é um espaço arborizado, com mesas e bancos de madeira. Nos dias mais frios, os aquecedores o transformam em um aconchegante jardim tropical de inverno; o Salão Bistrô, um espaço fechado que traz a Adega e também o Espaço Gourmet do restaurante, com o buffet; e o disputado Jardim Jabuticaba, maior e mais charmoso espaço, com piso feito de caminhos em madeira e pedrinhas. Tem uma grande mesa coletiva e outras separadas, boas para refeições e eventos. No comando da cozinha está a premiada chef Morena Leite.
Capim Santo
Al. Ministro Rocha Azevedo, 471 – Jardins
Fasano
Projetado pelos renomados arquitetos brasileiros Isay Weinfeld e Marcio Kogan, o restaurante Fasano recebe seus clientes desde 1982. O restaurante dispõe de 80 lugares e de uma sala privativa que acomoda até 26 pessoas. Possui bar próprio e pianista ao vivo todas as noites. O ambiente do restaurante é elegante e sofisticado, estando localizado no lobby do Hotel Fasano São Paulo, no Jardim Paulista.
Os diversos restaurantes do Grupo Mancini tomam conta da Rua Avanhandava, no centro. Ícone da gastronomia italiana na capital paulista, o restaurante Famiglia Mancini já virou praticamente ponto turístico dos amantes da cultura italiana. Além do cardápio típico de dar água na boca, casa ainda é uma verdadeira atração pelo seu ambiente memorável e lúdico. A decoração foi criada pelo próprio dono, Walter Mancini, e é cheia de garrafas de vinho multicoloridos pendurados no teto, instrumentos musicais, bandeirolas, máscaras venezianas, objetos antigos, esculturas e uma galeria de fotos que registra a presença de grandes nomes do mundo das artes que estiveram na casa. Além disso, ainda completa o ambiente uma fonte no meio do salão.
O Ruella possui três unidades em São Paulo, todas charmosíssimas e com personalidade própria. A casa da Vila Olímpia (foto), por exemplo, traz um ambiente mais divertido e cheio de luzinhas e paredes coloridas. Já a unidade em Pinheiro traz um ambiente mais romântico e cheio de móveis antigos, dando charme ao local. E, por fim, a unidade da Mário Ferraz é extremamente fofa e delicada, com sofás, almofadas, cadeiras coloridas e quadros que compõe um visual charmoso. Por conta de tanto charme é que a casa é famosa por celebrar casamentos em seu salão.
Ruella R. Vupabussu, 199 - Pinheiros
R. Dr. Mario Ferraz, 37 - Jardim Europa
R. João Cachoeira, 1507 - Vila Olimpia
Kaá
Situado na agitada Avenida Juscelino Kubitscheck, o Kaá tem um ambiente que une o sofisticado ao moderno, com toques que trazem um ar aconchegante à casa. Além da reconhecida gastronomia, a casa também é muito famosa pela sua arquitetura, que já foi premiada como um dos mais belas de São Paulo. Num espaço de 700m², a casa abriga plantas como avencas e begônias, formando um jardim vertical que compõe a decoração. Nesse cenário, o estabelecimento sugere pratos da culinária franco-italiana.
Kaá
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 279 - Vila Olimpia
Esther Rooftop
Localizado no 11° andar do Edifício Esther, primeiro prédio modernista de São Paulo, o Esther Rooftop foi inaugurado em agosto de 2016 pelos irmãos franceses Olivier e Pierre Anquier. O restaurante fica no topo do prédio proporcionando uma vista privilegiada da Praça da República e do Centro da cidade.
Situada no Brooklin, a casa Vicolo Nostro abriga três ambientes. A entrada arborizada remete às vielas italianas e há no ar um clima de romantismo e aconchego. Na varanda, o piso é constituído de tijolos antigos em “espinha de peixe”, referência arquitetônica das praças de Toscana (Siena e San Gimignano). Já a “Sala dos Anjos” foi decorada com muitas peças de família, regalos de amigos e lembranças de viagens. E na “Sala da Lareira”, encontra-se logo à entrada um belíssimo trabalho de miniatura de um artesão brasileiro que conta a "estória" da casa, cujo passado pertencia a uma fábrica austríaca de pães.