O Lámen conquistou o paladar do paulistano e, rapidamente, endereços especializados no prato foram abrindo suas portas pelas ruas de São Paulo. Trata-se de um bowl de caldo quente com macarrão e alguns complementos como carne de porco ou camarão.
O prato, que nasceu na China e chegou no Japão, se pronuncia 'rámen' e apresenta diferentes vertentes, mas o que todos concordam é que vale a pena experimentar essa delícia oriental. Pensando nisso, o Guia da Semana fez um roteiro com 7 lugares para comer lámen em São Paulo! Saiba onde saborear esse prato tão disputado em São Paulo:
Tan Tan Noodle Bar
O Tan Tan Noodle Bar foi um dos responsáveis por fazer o prato virar febre em São Paulo. Com apenas 24 lugares, o lugar é praticamente dividido em dois: no lado direito, mesas e balcão e no esquerdo, a cozinha de finalização e o bar da entrada, e aos fundos, o banheiro. No cardápio, opções variadas de lámen, como o Yakimen (Macarrão de ramen com moyashi, tyashu e acelga chinesa) e o Shoyu (macarrão mergulhado em caldo base de frango caipira, acompanhado por shoyu, lombo, ovo, cebolinha, alga nori e naruto, pasta de peixe cozida no vapor e cortada em fatias). Há também porções como Gyozas e Kaarage de Copa (lombo suíno empanado e frito).
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 153 - Pinheiros.
Continua depois da publicidade
Hirá Ramen Izakaya
No Japão, os izakayas são botecos orientais que fogem da combinação sushi-sashimi-temaki. E, realmente, o Hirá Ramen Izakaya traz a verdadeira e rica cultura japonesa para São Paulo. Localizado também na rua Fradique Coutinho, o restaurante segue a linha dos populares bares de noodle de Nova York. No cardápio de lámens: Shoyu Lámen (caldo de galinha temperado com shoyu, servido com chashu), Miso Lámen (caldo tonkotsu, miso e chashu), Tan Tan Lámen (caldo de galinha, pasta de gergilim e porco hoisin), Tsukemen (macarrão com caldo tonkotsu apimentado e servido à parte) e o Hiyashi Chuka (lámen gelado).
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1240 - Pinheiros
Hidden By 2nd Floor
O cardápio do Hidden By 2nd Floor conta com opções de pequenos sanduíches, entradas variadas e porções, inclusive vegetarianas. No cardápio de lamen, opções como Thai Ramen (camarão, cebola roxa, leite de coco), Curry Udon (porco, curry, cebolinha), Vegetarian Noodle (cogumelos, cebolinha).
Endereço: Alameda dos Nhambiquaras, 921 - Moema
Lamen Kazu
O Lamen Kazu possui cardápio com mais de 10 opções, incluindo versões vegetarianas. O cliente pode ainda incluir ingredientes como ovo cozido, milho, menma (broto de bambu), wakame (alga marinha), entre outros. Há também porções de guioza e bebidas como Umeshu (Licor de Ameixa) e Sake - Massu (Takashimizu e Nambubijin).
Endereço: Rua Tomás Gonzaga, 87 - Liberdade
Jojo Ramen
O Jojo Ramen traz os chefs do Jiraigen, uma das mais tradicionais casas de ramen em Tóquio e cujo o dono é reconhecido como uma das lendas do ramen. No comando da cozinha do restaurante, que abriu as portas em maio de 2016, está o do chef Takeshi Koitani, recém-cheado do Japão. No cardápio, sete opções de lámen: dois com caldo à base de sal, dois de shoyu e dois de missô, além de um tsukemen, com o macarrão à parte para ser molhado num caldo denso. Ainda há três petiscos, como o karague (porção de frango frito) e o buta meshi (carne de porco picada com arroz embaixo).
Endereço: Rua Dr. Rafael de Barros, 262 - Paraíso
Taiyoo
O Taiyoo, restaurante especializado em comida japonesa desde janeiro de 1989, fica na Praça da Árvore e conta com diversos lámens no cardápio. São cinco opções de Men Ruy (macarrão): Lámen (macarrão fino japonês no caldo quente com legumes, moyashi, lombinho, kamaboko, ovos de codorna, milho verde e cebolinha), Tsukimi Udon (macarrão grosso japonês no caldo quente com ovo cru, kamaboko, shitake, algas e cebolinha), Kitsunê Udon (macarrão grosso japonês no caldo quente com aguê, kamaboko, shitake e cebolinha), Tempurá Udon (macarrão grosso japonês no caldo quente, acompanhamento de tempurá de legumes, shitake e cebolinha) e Udon (macarrão grosso japonês no caldo quente com kamaboko, shitake, flocos de tempurá e cebolinha).
Endereço: Rua Caramuru, 654 - Praça da Árvore
Aska
Localizado no coração da Liberdade, o pequeno restaurante Aska é a mais tradicional casa de lámen de São Paulo. Entre as opções do cardápio, destaque para o tonkotsu, que leva ovo cozido, missô, verduras e carne de porco. Não se assuste com a lista de regras obrigatórias para clientes afixada logo na entrada do lugar, que só aceita dinheiro como forma de pagamento.