Quem vive em São Paulo pode provar as deliciosas pizzas napolitanas servidas em diferentes estabelecimentos da cidade. Diferente das usuais pizzas fartas brasileiras, esse tipo de pizza leva uma massa bem fininha, um pouco borrachuda, e recheios mais simples, porém não menos saborosos, sendo um ótimo exemplo de que menos é mais.
Além disso, elas são individuais, sendo menores e suficientes para servirem apenas uma pessoa. Quer saber onde saboreá-las? Confiraabaixo 12 lugares em SP para comer deliciosas pizzas individuais.
Bráz Elettrica
Quem é fã das pizzas individuais tem um endereço para visitar em São Paulo. A Bráz Elettrica, intitulada como irmã rebelde da tradicional Bráz é uma parceria de Falco e a turma da Bráz (com Benny Novak à frente da gastronomia). O cardápio conta com receitas como a moderna Frisco – spring cream, búfala, escarola, grana padano e tempero lemon pepper – e a Portuguesa Elettrica (molho, mozzarella, presunto cozido, cebolas caramelizadas, clara de ovo, azeitonas verdes e um fio de gema). Há também um tanto de memória italiana, como na El Dorado, composta por queijo Fontina, búfala, alho e grana padano, e a inusitada Supertramp – mozzarella, pancetta, clara de ovo, purê de batata e um fio de gema. Das nove opções do cardápio, cinco são vegetarianas.
A Napoli Centrale tem como especialidade as pizzas napolitanas, que no local são servidas de forma simples em um papel pardo para comer com as mãos. A casa tem como sócios Marcos Livi, proprietário dos bares Quintana e Veríssimo e Gil Guimarães da pizzaria Baco de Brasília. Além da clássica Marguerita dá para pedir a Marinara, Calabresa e Burrata e Parma. Há ainda três pizzas fritas e porções.
Endereço:Rua Pedro Cristi, 89 - Pinheiros.
Carlos Pizza
Localizada na Vila Madalena, a Carlos Pizza é um dos points do bairro e tem o objetivo de recuperar a tradição da pizza individual, feita com massa de fermentação prolongada e assada no forno a lenha. Além de deliciosas entradas no cardápio, como o pão assado na hora, a pizzaria tem um menu enxuto de pizzas. Entre os sabores: mussarela, marinara, escarola, calabresa, toscana, cogumelos, entre outras.
Endereço: Rua Harmonia, 501 - Vila Madalena.
Vituccio Pizzeria
Fundada em 1982 pelo italiano Vito Colonna, a Vituccio é uma das mais antigas e a mais tradicional pizzaria da zona Oeste de São Paulo. A casa conta com sabores tradicionais no cardápio e ainda algumas novidades como a Rotolina, e as pizzas com receitas verdadeiramente napolitanas, novidades que já fazem sucesso tanto com os clientes antigos da vizinhança como os novos frequentadores do bairro.
Endereço:Rua Tonelero, 609 - Vila Ipojuca.
Grazie Napoli
Localizada em Santo André, a Grazie Napoli reproduz a vera pizza napoletana. No cardápio, entradas irresistíveis, como os Arancini di Riso (bolinho de risoto), Bancone (tábua de embutidos), Panzarotti (bolinho de batata), entre outros. Entre os sabores de pizza, faz sucesso a Stagioni (1/4 margherita, 1/4 marinara, 1/4 mozarela de búfala, catupiry, gorgonzola e parmesão e 1/4 mozarela de búfala, cogumelo e presunto artesanal) e também a Carbonara (parmesão, pancetta artesanal, ovo estalado e pimenta do reino), entre tantas outras.
Endereço:Rua das Aroeiras, 317 - Jardim - Santo André.
Eataly - La Pizza
No restaurante La Pizza, no Eataly, as pizzas são preparadas bem na frente dos clientes com direito a pizzaiolos vindos da Itália. No Eataly, a pizza é feita no estilo napolitano: a crosta deve ser alta e macia, a massa deve ser deixada para crescer por pelo menos 24 horas, e os ingredientes devem refletir a generosidade do Mediterrâneo. As pizzas aparecem em nove sabores e são feitas por três pizzariolos napolitanos.
A Speranza trouxe de Nápoles para o Brasil a pizza Margherita, em 1958, ano de sua fundação. Com unidades em Moema e Bixiga, a tradicional pizzaria Speranza traz a pizza Margherita mais famosa de São Paulo. No cardápio da casa, ela aparece na versão Tradizionale (mozzarella de leite de vaca), Specialle (mozzarella de leite de búfala) e a Verace Napoletana (com ingredientes italianos importados, com certificado da Associazione Verace Pizza Napoletana).
Inaugurada em outubro de 2013, a Leggera serve pizzas tipicamente napolitanas. As pizzas são individuais, assadas em forno a lenha com temperatura a 450 graus. A massa feita com fermentação natural e farinha italiana é elaborada conforme a técnica napolitana, sendo que os discos são abertos manualmente. Os ingredientes são todos artesanais e vários são importados da Itália, como por exemplo a verdura Friarielli que faz parte da pizza clássica napoletana Salsiccia e friarilellli (mozzarella de búfala, Friarielli temperado com alho e peperoncino, linguiça fresca assada e azeite).
Endereço: Rua Diana, 80 - Vila Pompeia.
Di Fondi Pizza
A Di Fondi está localizada no início da Rua Inácio Pereira da Rocha, na Vila Madalena, e oferece opções de sabores tradicionais, especiais e veganos, além de cerca de 30 rótulos de vinhos. No cardápio, opções como a Da Gema (molho de tomate, muçarela, cogumelos, ovo estalado e crispy de Parma), a clássica calabresa (molho de tomate, calabresa, cebola e azeitonas pretas) e um dos carros chefes da casa, a Pomodorine (molho de tomate, muçarela de búfala, pesto de rúcula, parmesão e tomate cereja).
Endereço: Rua Inácio Pereira da Rocha, 15 - Vila Madalena.
Cristal Pizza
Conhecida por oferecer a pizza mais fina de São Paulo, a Cristal Pizzaria dispõe de bar e restaurante com forno a lenha. Além das tradicionais pizzas, é conhecida pela qualidade de sua massa fina e pelo formato individual. São mais de 10 mil pizzas preparadas mensalmente, com sabores diversos, além de antipastos, grelhados e beirutes. Diferente das pizzarias mais tradicionais, a Cristal aposta em sabores mais comuns para o paladar brasileiro, como pizza de camarão, portuguesa e frango com catupiry.
Inaugurada em 2011, a Pizza da Mooca é pequena, descolada, com boa música e forno a lenha à vista. Aposta na receita napolitana de borda grossa e longa fermentação, causou estranheza no bairro acostumado às pizzas da tradicional São Pedro, bem paulistanas, de massa média e recheio abundante.
Endereço:Rua da Mooca, 1747 - Mooca.
Dona Firmina
A massa da Dona Firmina tem um preparo especial com um processo de fermentação lenta, de no mínimo dois dias. Este cuidado na hora de fazer a base da pizza confere uma textura macia, leve e de fácil digestão. O grupo conta com três endereços Dona Firmina Pizzaria, Firmina Pinheiros – Forno & Pizza e Firmina Central – Pizza & Bar. Vale provar os diferentes sabores típicos portugueses como a Minho, que traz uma releitura do caldo verde, prato tradicional dessa região, com uma mescla de lâminas crocantes de paio, pontuadas com pesto de couve, sobre um leito de queijo.