Estas casas reúnem deliciosas opções de dar água na boca e ainda oferecem a oportunidade de conhecer uma parte importante da história da cidade. Por isso, o Guia da Semana reuniu os 9 estabelecimentos gastronômicos centenários em São Paulo! Confira a seguir:
Sorveteria Alaska - Aberta em 1910
A tradicional sorveteria Alaska foi inaugurada em 1910 pelo português Lino Seabra. Com sabores diversos e feitos com fábrica própria, atrás da loja, a sorveteria já recebeu convidados famosos, como Fernando Henrique Cardoso e Luiza Erundina.
Endereço:Rua Dr. Rafael de Barros, 70 - Paraíso.
Continua depois da publicidade
Basilicata - Aberta em 1914
O local surgiu em 1914 no bairro do Bixiga como uma pequena padaria que levava o nome da região ao Sul da Itália: Basilicata. Foi Felipe Ponzio que trouxe ao Brasil a receita do famoso pão italiano que é sucesso no estabelecimento. Com receitas da região do sul da Itália que dá nome ao local, de doces e pães tradicionais, a casa se mantém como uma das principais padarias do bairro.
Endereço:Rua Treze de Maio , 596 - Bela Vista.
Carlino Restaurante - Aberto em 1881
O Carlino foi fundado em 1881 no Largo do Paiçandu pelo toscano Carlo Cecchini onde permaneceu sob seu comando até 1949. Depois, o também toscano Marcello Gianni assumiu a direção daquele que já era o mais antigo da cidade de São Paulo. Em 1960 com o progresso do centro da cidade de São Paulo, o Carlino mudou de endereço para a Avenida Vieira de Carvalho. Em 1978 Marcello Gianni passou a direção do restaurante para seu amigo Antonio Carlos Marino, filho de italiano e amante da cozinha mediterrânea. Em 2002, entretanto, fechou as portas e só reabriu três anos depois, na Rua Epitácio Pessoa, onde funciona até hoje no número 85.
Endereço:Rua Epitácio Pessoa, 85 - Vila Buarque.
Padaria Santa Tereza - Aberta em 187
A Padaria Santa Tereza é a mais antiga em funcionamento na cidade de São Paulo. Fundada em 1872, seu nome é uma homenagem à rua onde se localizava - Rua Santa Tereza - e na qual ficou até 1947, quando mudou-se para a Praça João Mendes. De propriedade das famílias Teixeira e Vaz até a metade da década de 1990, atualmente o estabelecimento é administrado pela família Maturana.
Endereço:Praça Dr. João Mendes, 150 - Centro.
Rei do Filet - Aberto em 1914
Tudo começou em 1914, quando Salvador Domingos Vidal, já falecido, montou um restaurante na Rua Conselheiro Crispiniano, cujo nome à época era Esplanadinha. No mesmo ano, migrou para a Praça Júlio Mesquita 175, onde permanece até hoje. O restaurante Rei do Filetjá foi palco de romances, dramas, discussões políticas e composições musicais que marcaram época. Segundo a casa, foi lá que Adoniran Barbosa escolheu para compor seu "Trem das Onze". O cardápio do local oferece 16 tipos diferentes de filé mignon.
Endereço: Praça Julio Mesquita, 175 - Centro.
Casa Godinho - Aberta em 1888
Declarado Patrimônio Cultural Imaterial da cidade em 2012, a Casa Godinho, um empório de secos e molhados foi inaugurado no ano de 1888, na Praça da Sé. Em 1924, passou a funcionar em um prédio da Rua Líbero Badaró, onde está até hoje. Para quem quer fugir do glamour e mergulhar em tradição e história, aqui é o lugar certo para fazer compras gastronômicas. A Casa Godinho é conhecida por ter a melhor empada de São Paulo e conta com uma grande variedade do famoso bacalhau da casa.
Endereço: Rua Líbero Badaró, 340 - Centro.
Padaria 14 de Julho - Aberta em 1897
A Padaria 14 de Julho foi fundada em 14 de julho de 1897, pelo italiano Rafaelli Franciulli. Nas prateleiras da 14 de Julho, encontram-se delícias feitas a partir de receitas raras de família, resgatadas graças ao esforço de Alexandre Franciulli, neto de Rafaelli e atual proprietário. O chef Alexandre é reconhecido pela Federazione Italiana Cuochi, associação internacional que segue padrões italiano de cozinha.
Endereço:Rua Quatorze de Julho, 92 - Bixiga.
Padaria São Domingos - Aberta em 1913
A pequena porta, à margem do viaduto que dá acesso à Avenida Radial Leste, esconde a Padaria São Domingos, inaugurada em 1913 por Domenico Albanese, da região da Calábria. Famosa pela fabricação de pães, fazem sucesso as receitas do pão italiano e da rosca recheada de linguiça. O local é um prato cheio para os apaixonados pela culinária italiana.
Endereço: Rua São Domingos, 330 - Bela Vista.
Padaria Italianinha - Aberta em 1896
Lucca na Itália, cidade de origem do seu fundador Felipe Poncio. Na época, a padaria Italianinha se estendia até a metade da rua. Porém, com o desenvolvimento urbano, na década de 60 a Rua Rui Barbosa foi alargada e uma parte da Padaria desapropriada. Neste momento a família Franciulli passou a administrar a padaria. Os imigrantes desta família chegaram no final do século passado, instalaram-se no Bixiga e começaram a produzir e viver do pão italiano. Com o passar dos anos o Bixiga mudou muito, mas continua em seu lugar de sempre a centenária Padaria Italianinha, com seu velho forno, sua história e tradição.