Aprenda as principais sensações e termos na hora de experimentar a bebida mais famosa do mundo.
Vai um cafezinho aí?
fotolia
É difícil encontrar alguém que não aprecie um bom cafezinho. Afinal, não importa a hora do dia, essa é uma das bebidas favoritas dos brasileiros. Não precisa ser nenhum expert para reconhecer um café ruim, mas você sabe degustar e reconhecer um bom café?
Por isso, o Guia da Semana te ensina alguns truques para para você degustar e reconhecer um bom café - além, é calro, de perceber as sensações e aromas da bebida.
Cheirar
O primeiro e mais simples passo de qualquer degustação é destacar os aromas. Leve a xícara até o nariz e sinta a fragrância presente no café. Parece fácil, não? O desafio aqui, entretanto, é preparar o paladar para receber a bebida. Entre resquícios florais, frutados e herbais oriundos do processo de moeção, existem mais de 30 tipos de aroma. Dá para acreditar?!
Continua depois da publicidade
Saborear
Em seguida, tome um trago grande da bebida, porém, sem engolir. Deixe o café repousar na boca e tente perceber a sensação deixada em cada parte da língua, já que cada local oferece um sabor específico. Mais atrás, o amargo; no meio, o mais azedo; nas laterais, o mais salgado e à frente, o mais doce.
Engolir
Ao engolir, dê atenção ao máximo de sabores que os seus sentidos reconhecem. Alguns cafés têm um sabor mais afiado e forte, mas desaparecem no mesmo instante. Por outro lado, existem cafés cujo sabor permanece na boca durante muito tempo depois de serem engolidos.
Termos
A maioria das pessoas conhece o sabor de um café, mas uma das principais dificuldades é descrever o seu sabor. Por isso, o Guia da Semana te conta os principais termos que caracterizam os sabores e os aromas específicos de um café.
Fragrância
A fragrância de um café está relacionada com o cheiro que o café tem depois de ser moído. Isso você já aprendeu, certo?!
Corpo
É a forma como cada um sente o café na boca. A sensação está relacionada com o peso e com a textura do café.
Riqueza
Mais do que o corpo e o aroma, o café também tem uma riqueza específica na sua constituição. Sabe aquele café amanteigado? Essa sensação tem a ver com a riqueza que, no caso, não é nada satisfatória!
Suavidade
A suavidade é uma das principais características de um bom café. Por mais que ele seja encorpado e de sabor forte, o importante é que o seu sabor não seja pesado demais.
Acidez
Por fim, a acidez completa a riqueza de sabores de um bom café. Como nos vinhos, a característica não deve ser acentuada demais. É claro que cada pessoa tem a sua preferência e se você for daqueles que apreciam um café forte e de paladar mais ácido, opte pelos grãos Arábica. ;)