Conheça os quitutes tradicionais dos restaurantes mais antigos de São Paulo
Petiscos deliciosos de casas centenárias que você precisa conhecer - e saborear, é claro!.
Foto: Shutterstock
Se você gosta de passear por São Paulo através da tradição e história, então precisa reservar um tempinho para conhecer os restaurantes mais antigos da cidade. Além disso, saborear os deliciosos carro-chefes de seus respectivos cardápios é mais do que obrigatório nesse passeio.
Pensando nisso, o Guia da Semana te trouxe 5 comidinhas famosas das 5 casas mais antigas de São Paulo. Confira:
Cannoli no 14 de julho
O restaurante 14 de julho foi inaugurado no dia 14 de julho de 1897 por Rafaelli Franciulli, um imigrante italiano de Santa Maria di Castellabate. A casa começou com uma padaria. O sucesso dos quitutes e pratos italianos foi tanto que o local expandiu e virou cantina. A 14 de julho aposta em receitas clássicas para fabricar seus famosos pães italianos, massas frescas, sanduíches e, claro, os cannolis, que são de dar água na boca.
Endereço: Rua Quatorze de Julho, 90 - Bela Vista.
Continua depois da publicidade
Empada na Casa Godinho
A Casa Godinho foi fundada por um imigrante português chamado José Maria Godinho, em 1888. Foi declarada patrimônio cultural imaterial da cidade pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp). O estabelecimento foi aberto na Praça da Sé, mas depois mudou-se para a Rua Libero Badaró em 1924, onde se mantém até hoje.
Trata-se de um empório onde é possível encontrar frios, pães, queijos, vinhos e muitas outras delícias. Porém, é impossível não visitar a Casa Godinho sem provar as apetitosas empadas preparadas com molho bechamel.
Endereço: Rua Líbero Badaró, 340 - Centro.
Pão italiano na Italianinha
A Padaria Italianinha, localizada no Bixiga, começou vendendo pães italianos em 1896. O forno utilizado ainda é o mesmo desde sua fundação. Os pães são artesanais e com fermentação natural, uma receita trazida da Itália há mais de cem anos.
Endereço: Rua Rui Barbosa, 121 - Bixiga.
Massa fresca no Carlino
O Carlino foi aberto em 1881 e traz pratos tradicionais da culinária italiana, principalmente da região da Toscana. Por lá você vai encontrar carnes, massas, molhos com frutos do mar e doces. Vale se deliciar com as tradicionais receitas de massa fresca do cardápio.
Endereço: Rua Epitácio Pessoa, 85 - Vila Buarque.
Coxa Creme na Padaria Santa Tereza
A Padaria Santa Tereza nasceu em 1872. Trata-se da primeira padaria do Brasil! O grande destaque da sua cozinha é a Coxa-Creme, deliciosa e cremosa como nenhuma outra que você já comeu.