10 comidas típicas dos países da Copa do Mundo que você vai querer fazer em casa
Para dar uma volta na gastronomia do mundial sem sair da sua cozinha.
Copa do Mundo 2018
Fotos: Shutterstock
A Copa do Mundo 2018já nos agraciou com muitas coisas: partidas emocionantes, memes, jogadores gatos e a possibilidade de conhecer mais sobre culturas do mundo todo! Mas colocando um pouco o futebol de lado, sabia que é possível aprender muitas coisas sobre as nações através da culinária e costumes gastronômicos de cada uma? São pratos deliciosos e alguns até exóticos!
Conheça 10 comidas típicas dos países da Copa do Mundo que você vai querer fazer em casa e prepare-se para botar a mão na massa!
*Clique nas imagens abaixo para abrir a nossa galeria:
Feijoada | BRASIL
Ingredientes:
1 kg de feijão preto
4 folhas de louro
500 g de carne seca desalgada e cortada em pedaços
2 pés de porco dessalgados
250 g de costela de porco defumada
2 rabos de porco dessalgados
200 g de bacon cortado em cubos grandes
100 g de toucinho dessalgado cortado ao meio
1 orelha de porco dessalgada
1 paio cortado em pedaços
500 g de linguiça calabresa cortada em pedaços
2 colheres (sopa) de azeite
4 dentes de alho picados
200 g de bacon picado para refogar
2 cebolas grandes picadas
2 maços de salsinha picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Coloque para ferver em fogo médio uma panela grande com 6 litros de água, feijão, sal, pimenta-do-reino e louro. Assim que ferver, abaixe bem o fogo e cozinhe por 50 minutos. Enquanto o feijão cozinha, coloque para ferver em fogo alto outra panela com 2 litros de água, carne seca, pé de porco e costela. Cozinhe por 25 minutos. Adicione o rabo de porco, o bacon cortado, o toucinho, a orelha, o paio, a linguiça e cozinhe por cerca de mais 25 minutos. Acrescente as carnes na panela do feijão e deixe cozinhar por 45 minutos. Enquanto isso, refogue o alho no azeite numa frigideira ou panela grande por cerca de 40 segundos. Coloque o alho refogado na panela do feijão. Na mesma panela em que refogou o alho, frite o bacon por 2 minutos, adicione a cebola e refogue tudo junto até a cebola dourar. Acrescente a salsinha e mexa por alguns segundos. Despeje o refogado de bacon picado e cebola na panela do feijão, misture bem e deixe ferver por cerca de 25 minutos ou até que tudo esteja bem cozido. Distribua todas as carnes numa travessa grande, coloque o feijão em um pirex fundo e sirva.
Carne
500 g de alcatra fatiada em bifes finos e cortada em tiras finas
1 gengibre ralado
½ cebola ralada
5 colheres de shoyu
Verduras e legumes
Acelga fatiada em tiras
Pimentão verde, amarelo e vermelho em cortado em tiras
Cenoura cortada em tiras
Brócolis a gosto
Espinafre em tiras
Cebola em cubos
Molho
300 ml de água
½ copo de shoyu
½ copo de saquê
4 colheres de sopa de vinagre
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de óleo de gergelim.
Modo de preparo:
Primeiramente, tempere a carne com a cebola, gengibre ralado e Shoyu. Deixe por cerca de 1 hora para pegar o tempero. Em uma frigideira grande, coloque um pouco de margarina ou óleo de gergelim. Coloque as carnes em tiras para fritar até que fiquem bem douradas. Deixe em fogo baixo, enquanto acrescenta os demais ingredientes. Deixe refogar por alguns minutos. Atenção para o cozimento das verduras, pois nem todas têm a mesma rapidez nesse processo. Sirva em seguida.
Ingredientes:
3 abacates maduros descascados
1 tomate médio maduro, cortado em cubos
½ xícara de cebola branca picada
¼ de xícara de folhas de coentro picadas
4 colheres de sopa de suco fresco de limão
2 colheres de sopa de azeite
Nachos ou tortilha de milho
Sal a gosto
Modo de preparo:
Pique o abacate em pedaços grandes e esmague grosseiramente em uma tigela com um garfo. Adicione os ingredientes restantes e misture. Prove e ajuste o tempero. Sirva com tortilhas de milho.
Ingredientes:
600g de camarão médio descascado e limpo
100g de camarão grande inteiro, para decorar
1 kg de lula
2 xícaras de arroz parboilizado
4 xícaras e água
1 xícara de ervilhas frescas
2 tomates picados sem pele
2 cebola picadas
6 dentes de alho picados
½ pimentão vermelho em tiras
½ pimentão amarelo em tiras
Açafrão a gosto
Azeite de oliva a gosto
Sal a gosto
Modo de preparo:
Para decoração, refogue com azeite o camarão grande com um pouco de alho picado e sal. Reserve. Também reserve para a decoração algumas tiras dos pimentões coloridos. Numa paelleira ou numa frigideira grande refogue com azeite a cebola e o alho. Acrescente os pimentões, o tomate e a lula. Refogue. Junte as ervilhas frescas, o arroz e o açafrão. Refogue um pouco mais e adicione a água e o sal a gosto. Após 10 minutos de cozimento, acrescente os camarões médios. Deixe cozinhar até secar a água (mas o arroz deve estar levemente úmido). Decore com os camarões grandes e as tiras de pimentões coloridos. Sirva a seguir.
Ingredientes:
750g de filé de peixe fresco de qualidade (corvina, linguado, dourado)
1 cebola, fatiada bem fina
1 xícara de suco de limão espremido na hora, de cerca de 35-40 limas da pérsia, ou 15-20 limões peruanos
1-2 pimentas habanero, cortadas ao meio, sem sementes
2-3 raminhos de coentro fresco
Sal a gosto
Coentro picado bem fino a gosto
Modo de preparo:
Corte o peixe em cubos pequenos, coloque em uma tigela de vidro e cubra com água quente e 1 colher de sopa de sal. Tampe e deixe na geladeira enquanto prepara as cebolas e o suco de limão. Esfregue as fatias finas de cebola em ½ colher de sopa de sal e lave com água fria. Lave o peixe para remover o sal. Coloque os cubos de peixe, a cebola, e a pimenta em uma tigela de vidro e despeje o suco de limão sobre os ingredientes. Ponha um pouco de sal. Para minimizar a acidez dos limões, coloque alguns cubos de gelo. Cubra e deixe na geladeira por cerca de 5-15 minutos. Remova o coentro e a pimenta. Experimente o ceviche de peixe e adicione sal se necessário. Use uma escumadeira para remover o peixe e a cebola e coloque em um prato para servir. Jogue azeite de oliva e o coentro picado. Sirva imediatamente com a sua escolha de acompanhamentos e guarnições.
Ingredientes:
600g de filé mignon
50g de alcaparras
½ cebola roxa picada finamente
50g de pepino em conserva (picles)
2 colheres de sopa de mostarda Dijon
Cebolete ou salsinha
2 colheres de sopa de molho inglês
Tabasco
Sal
Pimenta-do-reino
Azeite
4 gemas de ovos
Modo de preparo:
Corte a carne fazendo cubos bem pequenos e regulares. Disponha a carne picada em um recipiente sobre gelo, isso manterá a carne sob uma temperatura ideal. Corte todos os outros ingredientes (cebola, cebolinha, alcaparra, pepino) em pedaços bem pequenos e junte à carne. Adicione os condimentos (mostarda, molho inglês, tabasco, sal, pimenta do reino) e misture bem. Finalize com o azeite. Sirva em formato de disco, com uma gema crua por cima. Batatas fritas ou chips são acompanhamentos indicados.
Ingredientes:
½ xícara de chá de trigo para kibe
½ xícara de chá de água
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 tomate picado em cubos
½ xícara de chá de hortelã picada
½ xícara de chá de salsinha picada
cebolinha verde picada a gosto
Suco de 1 limão
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Em uma tigela adicione a água e o trigo pra kibe e deixe descansar por 15 minutos. Então esprema até que fique uma farofa úmida, solta. Se precisar, seque com um pano seco. Em uma vasilha à parte, misture suco de limão, azeite, sal, pimenta e incorpore hortelã, tomate e temperos verdes. Misture tudo e incorpore na farinha de kibe. Sirva enfeitado com hortelã.
Para que seu joelho de porco fique realmente saboroso, o ideal é que o coloque marinando em um refratário com todos os ingredientes durante 1 dia, ou durante a noite. Você pode fazer isso numa tigela ou num saco de plástico fechado, como preferir. Dê início à receita colocando o joelho de porco e todos os ingredientes da marinada a cozinhar durante 30-40 minutos numa panela de pressão. Como alternativa, cozinhe em fogo médio até a carne soltar do osso. Nesse momento o joelho de porco estará pronto, porém você pode conferir um aspeto dourado e mais apetitoso se o levar a assar no forno a 200ºC durante cerca de 30 minutos. Sirva o joelho de porco com chucrute e batatas cozidas.
Massa
500g de farinha de trigo
80g de banha de porco
1 xícara de água
10g de sal refinado
Recheio
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
500g de carne moída
3 colheres (sopa) pimentão vermelho picado
1 colher sopa de extrato de tomate
1 colher (sopa) de páprica defumada
2 colheres (sopa) de shoyu
6 azeitonas sem caroço picadas
sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Para a massa, aqueça a água até ficar bem quente (não precisa ferver), junte a banha e mexa até derreter, espere esfriar em temperatura ambiente para prosseguir. Em um recipiente grande coloque a farinha e o sal e vá acrescentando a mistura de água com banha e mexendo até dar ponto. Se ao usar todo o líquido a massa não estiver lisa, você pode adicionar um pouco de água em temperatura ambiente mesmo. Enrole a massa em plástico filme e deixe na geladeira por pelo menos meia hora. Quanto mais ficar na geladeira, mais crocante fica, mas não pode passar de 24h.
Para o recheio, basta refogar com um pouco de azeite todos os ingredientes na ordem de cima para baixo. Espere o recheio esfriar para montar as empanadas. Pincele uma mistura feita com 1 gema + 2 colheres (sopa) de leite e leve para assar em forno preaquecido em 220ºC até ficarem bem tostadinhas por cima.
Frango à Kiev | RÚSSIA
Ingredientes:
3/4 de xícara de margarina
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
Sal e pimentadoreino a gosto
6 filés médios de frango
1/4 de xícara de farinha de trigo
1 ovo
1 colher (sopa) de água
Cerca de 3/4 de xícara de farinha de rosca
Óleo para fritar
Modo de preparo:
Misture a manteiga, a salsa, a cebolinha, o sal e pimenta e forme um retângulo; embrulhe-o em papel-manteiga e leve à geladeira. Bata os filés de frango com o batedor de carne até que fiquem com 1/2 cm de espessura. Corte o tablete de manteiga em 6 partes iguais e coloque um no centro de cada filé. Enrole os filés, dobrando também as extremidades para cobrir completamente a manteiga. Prenda com palitos e repita com os filés restantes. Passe-os numa mistura de farinha de trigo e sal a gosto. Bata o ovo com a água num prato fundo e coloque a farinha de rosca sobre uma folha de papel. Passe os filés na mistura de ovo e por último na farinha de rosca.
Arrume os filés numa assadeira, numa só camada, cubra-os com uma folha de papel e leve à geladeira por 1 ou 2 horas, para permitir que a farinha de rosca seque na superfície. Numa panela grande, esquente uma boa quantidade de óleo e frite 2 filés de cada vez. Frite-os até que estejam dourados e firmes quando pressionados com um garfo. Não os fure. Retire os palitos e mantenha os rolinhos quentes, enquanto frita os restantes.