9 lugares alternativos ao Mercadão para ir em São Paulo
Do gourmet ao tradicional: veja locais para comprar alimentos, temperos e mais.
Compras gastronômicas
Divulgação
Quem é apaixonado por comprar temperos, especiarias e outras relíquias gastronômicas sempre está em busca de algum lugar para realizar esses desejos do paladar. O famoso Mercado Municipal de São Paulo é um ótimo lugar para isso, porém, com sua superlotação e preços altos é sempre bom procurar alternativas.
Ali mesmo em frente ao Mercadão há um paraíso dos alimentos. AZona Cerealista concentra incontáveis lojas com uma variedade incrível de temperos, condimentos, frutas, produtos orgânicos e tudo o mais que você possa imaginar - isso tudo por um preço bem mais em conta do que o do famoso Mercadão.
Já para quem gosta de produtos mais sofisticados e não se importa de pagar um pouco mais, o Empório Santa Maria e a Casa Santa Luzia, por exemplo, são locais perfeitos para encontrar produtos importados e diferenciados.
Ficou com água na boca? Então confira uma lista com 7 lugares alternativos ao Mercadão de São Paulo para comprar alimentos (todos também possuem lojas virtuais).
Zona Cerealista
AZona Cerealista é uma região localizada no bairro do Brás em São Paulo onde se concentram dezenas de armazéns varejistas e atacadistas de cereais e produtos naturais e saudáveis em geral. A região é conhecida pelos preços baixos e pela venda de produtos a granel. Nas diversas lojas é possível encontrar produtos para alimentação saudável, produtos veganos, frutas e alimentos exóticos, temperos, especiarias e tudo o que se possa imaginar. Basta explorar bastante o local.
Onde: Rua Santa Rosa - Brás (próximo ao cruzamento com a Avenida do Estado - Fica ao lado do Mercado Municipal de SP)
Continua depois da publicidade
Casa Santa Luzia
A Casa Santa Luzia abriu suas portas em 1926, na esquina das ruas Augusta com Oscar Freire. A loja cresceu junto com os Jardins, se mudou em 1981 para o atual endereço, na Alameda Lorena e hoje conta com uma equipe de trabalho de mais de 500 funcionários, com instalações modernas com área de venda de aproximadamente 2200 m². A Casa Santa Luzia traz produtos orgânicos, temperos, azeites, doces, hortifruti, condimentos, chás, cafés, cervejas especiais e muito mais.
Onde: Alameda Lorena, 1471 - Jardins
Bombay Food Service
Talvez o melhor lugar de São Paulo para quem procura especiarias, ervas, pimentas e temperos variados. As especiarias são diferenciadas e se destacam pela qualidade, incluindo itens raros e de difícil acesso. A Bombay Food Service foi criada por Nelusko Linguanotto Neto (Nelo), um grande conhecedor desse segmento gastronômico, e oriundo da família Linguanotto, a pioneira no mercado brasileiro em ervas e especiarias.
Onde: Ministro Rocha Azevedo, 856 - Jardins
Grão-Vizir Especiarias
A Grão-Vizir Especiarias comercializa produtos gastronômicos diferenciados, principalmente temperos. No local é possível encontrar desde produtos tradicionais da culinária brasileira até temperos exóticos, como os da culinária indiana. A loja ainda conta com kits, utensílios, chás e cafés. O temperos são divididos em: Secos (especiarias e masalas - misturas de especiarias); molhados (antepastos, calda e ghee - manteiga clarificada à indiana) e kits especiais.
Onde: Rua Marcelina, 563 – Vila Romana
Empório Santa Maria
O Empório Santa Maria, localizado no Jardim Paulistano, tem uma linha sofisticada e traz todos os tipos de alimentos. O local conta com produtos importados, açougue, adega, bazar, seção de frios e queijos e padaria, sendo um ótimo lugar para fazer as compras completas. O supermercado fino abriga ainda um café, dois restaurantes e uma loja de vinhos de uma importadora, além de uma seleção própria de rótulos de diversas importadoras. É um bom lugar para aqueles que não se importam em pagar mais para comer bem.
Onde: Av. Cidade Jardim, 790 - Jardim Paulistano
Casa Godinho
Declarado Patrimônio Cultural Imaterial da cidade em 2012, este empório de secos e molhados foi inaugurado no ano de 1888, na Praça da Sé. Em 1924, passou a funcionar em um prédio da Rua Líbero Badaró, onde está até hoje. Para quem quer fugir do glamour e mergulhar em tradição e história, aqui é o lugar certo para fazer compras gastronômicas. A Casa Godinho é conhecida por ter a melhor empada de São Paulo e conta com uma grande variedade do famoso bacalhau da casa.
Onde: Rua Líbero Badaró, 340 - Centro
A Queijaria
A Queijaria é a primeira loja do Brasil especializada em queijos artesanais 100% brasileiros. O projeto, que teve início em 2007, fomenta e desenvolve pequenos produtores pelo país. Hoje conta com mais de 180 tipos de queijos, de 50 produtores em 10 estados diferentes. Os queijos são maturarados e afinados com cuidado artesanal. Além de variados tipos de leite (vaca, cabra, búfala, ovelha...), o local também tem bebidas, azeites, pães, salgados e doces.
Onde: Rua Aspicuelta, 35 - Pinheiros
Mercado Municipal de Pinheiros
O Mercado Municipal de Pinheiros possui 39 boxes divididos em: empório (venda de cereais, grãos, condimentos e especiarias, enlatados em geral, etc.), mercearia, frios e laticínios, charutaria, quitanda (venda de frutas, verduras e legumes), açougue, lanchonete, peixaria, avícola, cereais e floricultura. A chegada da Comedoria Gonzales, do chef Checho Gonzales, marcou uma nova fase do espaço. Depois da inauguração desse espaço, o chef Alex Atala, por meio do Instituto ATÁ, passou a administrar cinco pontos. Esses locais comercializam ingredientes da culinária nacional. Outro grande nome presente no local é o do chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó. Dedicado às delícias típicas do Nordeste, seu boxe - Mocotó Café - é o único do projeto concebido por Atala a oferecer comida.
Empório Frutaria
O Empório Frutariaresgata o conceito de pequenos mercados, seguindo a filosofia de sustentabilidade, e oferece uma seleção de produtos saudáveis, alem de restaurante. O cardápio, que mistura a culinária de diversos países com opções naturais e equilibradas, é assinado pelas chefs Adriana Cymes e Luciane Recco, que comandam os demais restaurantes do grupo.
Além dos pratos principais – como risoto de grãos com cogumelos, nozes, sálvia e toque de limão siciliano; penne sem glúten com alho negro, abobrinha confitada no azeite e tomilho, tomatinhos assados e lâminas de castanha do Pará; e kibe de abobora recheado com feta -, destaque para os sanduíches e tostadas. Frutas brasileiras compõem o menu de sucos, entre as cacau, cupuaçu, pitanga, fruta do conde e romã. Prefere algo mais concentrado? Escolha um shot, combinação poderosa de vitaminas e antioxidantes, como o energia (com café expresso, cacau em pó, pimenta cayenne e açúcar de coco) ou o imunidade (que leva limão, gengibre, açafrão e mel).