Você já experimentou receitas umami, o quinto gosto básico do paladar humano? O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.
De acordo com a nutricionista do Comitê Umami, Mariana Rosa, “o umami pode desempenhar um papel fundamental na criação de refeições deliciosas e aquecedoras”, perfeitas para os dias frios do inverno.
Pensando nisso, o Guia da Semana, com a ajuda do Comitê Umami, reuniu 10 receitas umami para o inverno. Confira:
Batata aos três queijos
Ingredientes
1 colher (sopa) de manteiga sem sal (15 g)
1 xícara e meia (chá) de muçarela ralada (150 g)
meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado (50 g)
meia xícara (chá) de queijo provolone ralado (50 g)
1 copo de requeijão cremoso (200 g)
1 xícara (chá) de leite (200 ml)
2 colheres (sopa) de coentro picado (10 g)
1 kg de batatas cortadas em rodelas e pré-cozidas
meia colher (chá) de orégano (0,2 g)
Modo de preparo
Em uma panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo alto para derreter. Abaixe o fogo, junte meia xícara (chá) da muçarela ralada (50 g), os queijos, o requeijão e o leite, e cozinhe, mexendo sempre, por 5 minutos, ou até derreter os queijos. Retire do fogo e acrescente o coentro. Em um refratário médio (20 x 30 cm) faça camadas com o creme de queijos e a batata, finalizando com a batata. Salpique a muçarela restante e o orégano, e leve ao forno médio (180 graus) por 30 minutos, ou até gratinar. Retire do forno e sirva em seguida.
Ingredientes:
1 e meia xícara (chá) de leite (300 ml)
1 e meia xícara (chá) de creme de leite fresco (300 ml)
meia xícara (chá) de folhas de chá-verde secas (35 g)
5 gemas (100 g)
meia xícara (chá) de açúcar (75 g)
3 colheres (sopa) de açúcar cristal (36 g)
Modo de preparo:
Em uma panela média, coloque o leite e o creme de leite e leve ao fogo alto para ferver. Ao levantar fervura, junte o chá-verde, retire do fogo, tampe e deixe descansar por 2 minutos. Enquanto isso, na tigela da batedeira, coloque as gemas e o açúcar, e bata em velocidade média por 2 minutos, ou até obter um creme claro e fofo. Aos poucos e sempre mexendo com um batedor de arame (fouet), coe e acrescente a mistura de leite quente.
Distribua em 6 tigelinhas refratárias (ramequins) (8,5 cm de diâmetro). Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, em banho-maria, por 45 minutos, ou até firmar ligeiramente na borda, mas ainda ficar cremoso no centro. Retire do forno, deixe esfriar, cubra e leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas. Retire da geladeira e salpique o açúcar cristal na superfície do creme. Com o auxílio de um maçarico, queime o açúcar cristal até ficar com cor de caramelo.Sirva em seguida.
Ingredientes:
500 g de coxa de frango com a pele
1 peito de frango com a pele e o osso (620g)
1 colher (sopa) de sal
Suco de 1 limão
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média picada
1 talo de salsão cortado em cubinhos
1,5 litro de água fervente
1 batata média picadinha
1 cenoura média ralada
1 tomate médio, sem pele e sem sementes, picado (150g)
Meia xícara (chá) de arroz cru
1 colher (sopa) de salsa picada
Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque a coxa e o peito de frango, e tempere com meia colher (sopa) de sal e o suco de limão. Em uma panela de pressão, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e o salsão, e refogue por 3 minutos, ou até que a cebola fique transparente. Acrescente o frango e frite por 10 minutos, ou até dourar. Regue com a água, tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos após o início da fervura. Retire do fogo, reserve o caldo e desfie o frango grosseiramente. Volte para a mesma panela, junte a batata, a cenoura, o sal restante e regue com o caldo reservado. Deixe cozinhar com a panela semitampada, por 10 minutos, ou até que a batata esteja cozida. Acrescente o tomate e o arroz, e deixe por mais 15 minutos, ou até o arroz ficar cozido. Polvilhe com a salsa, retire do fogo e sirva em seguida.
Ingredientes
1 colher (sopa) de óleo (15 ml)
1 cebola pequena picada (100 g)
3 espigas de milho debulhadas (300 g)
meia colher (chá) de sal (2,5 g)
1 xícara (chá) de água (200 ml)
meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado (50 g)
Modo de preparo
Em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 3 minutos, ou até dourar. Retire do fogo e transfira para o copo do liquidificador. Acrescente o milho, o sal e a água, e bata em velocidade média por 2 minutos, ou até obter um creme. Coe com o auxílio de uma peneira, volte à panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, por 7 minutos, ou até engrossar. Retire do fogo e reserve aquecido. Em uma frigideira antiaderente média espalhe o queijo parmesão e leve ao fogo médio por 2 minutos, ou até começar a dourar. Retire cuidadosamente com o auxílio de uma espátula e deixe esfriar até endurecer. Quebre em pedaços grandes e sirva em seguida, como acompanhamento do creme de milho.
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de óleo (45 ml)
1 cebola pequena picada (100 g)
1 dente de alho picado (3 g)
1 gomo médio de linguiça calabresa defumada, sem a tripa, picada (130 g)
1 xícara (chá) de feijão-branco, demolhado por 12 horas (170 g)
1 litro de água
1 cenoura média picada (150 g)
2 batatas médias, cortadas em cubos pequenos (400 g)
1 colher (chá) de sal (5 g)
meia colher (chá) de glutamato monossódico AJI-NO-MOTO® (2 g)
2 pitadas de pimenta-do-reino (0,4 g)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo (20 g)
1 colher (chá) de páprica picante (5 g)
2 colheres (sopa) de salsa picada (10 g)
Modo de preparo:
Em uma panela de pressão, coloque 1 colher (sopa) do óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e o alho, e refogue por 3 minutos, ou até dourar. Acrescente a linguiça e frite por 3 minutos, ou até dourar. Adicione o feijão e a água, tampe e deixe cozinhar em fogo médio, por 10 minutos, após o início da fervura. Desligue o fogo e espere a pressão ceder. Abra a panela, junte a cenoura, a batata, o sal, o AJI-NO-MOTO® e a pimenta, e cozinhe em fogo médio, com a panela semitampada, por 15 minutos, ou até que os legumes fiquem macios. Enquanto isso, em uma frigideira pequena, coloque o óleo restante e a farinha de trigo, e leve ao fogo baixo para aquecer. Mexa por 1 minuto, ou até dourar levemente. Junte a páprica e 1 xícara (chá) do caldo da sopa, e misture. Transfira para a panela de sopa e deixe cozinhar por mais 5 minutos, ou até encorpar. Retire do fogo, salpique a salsa e sirva em seguida. Dica: o pasuli (ou pasulj) é uma sopa típica da Sérvia que geralmente leva feijão, algum tipo de carne defumada como bacon ou linguiça e, também, cenoura e cebola.
Ingredientes:
3 e meia colheres (sopa) de manteiga sem sal, gelada (52,5 g)
6 figos cortados em pétalas (230 g)
1 cebola roxa média picada (150 g)
1 e meia xícara (chá) de arroz arbóreo cru (230 g)
meia xícara (chá) de vinho branco seco (100 ml)
1 litro de água fervente
1 sachê de Caldo de legumes em pó SAZÓN®
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (24 g)
100 g de presunto tipo Parma em fatias, rasgadas
1 colher (sopa) de salsa picada (5 g)
Modo de preparo:
Em uma frigideira média, coloque meia colher (sopa) da manteiga e leve ao fogo baixo para derreter. Junte o figo e grelhe por 1 minuto de cada lado, ou até dourar. Retire do fogo e reserve. Em uma panela média, coloque 1 colher (sopa) da manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Junte a cebola e refogue por 1 minuto, ou até murchar. Acrescente o arroz e frite-o por 1 minuto, ou até os grãos ficarem completamente envolvidos pela manteiga. Regue com o vinho e deixe cozinhar até o líquido formado evaporar. Adicione, aos poucos, a água previamente misturada ao caldo de legumes, e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, por 20 minutos, ou até o líquido formado secar e o arroz ficar úmido e “al dente”. Retire do fogo, junte a manteiga restante e o parmesão, e misture até a manteiga derreter. Acrescente o presunto e o figo grelhado, misture delicadamente, e sirva imediatamente. Dica: se preferir não grelhar o figo, acrescente-o cru no final da preparação
Ingredientes:
4 colheres (sopa) de óleo (60 ml)
1 cebola média ralada (150 g)
1,5 kg de rabo bovino limpo
1 e meia colher (chá) de sal
1 folha de louro
1,5 L de água
4 tomates grandes e maduros, sem pele e sem sementes (720 g)
2 dentes de alho amassados (10 g)
3 colheres (sopa) de salsa picada (15 g)
2 xícaras (chá) de fubá pré-cozido (260 g)
Modo de preparo:
Em uma panela de pressão, coloque 2 colheres (sopa) do óleo, a cebola, a carne, 1 colher (chá) do sal e o louro, e refogue em fogo alto por 15 minutos, ou até começar a dourar. Junte 2 e meia xícaras (chá) de água (500 ml) e deixe cozinhar, em fogo médio, por 40 minutos, após o início da fervura. Retire do fogo e espere a pressão ceder para abrir a panela. Coe o caldo, reservando-o em outra panela e desfie a carne com o auxílio de um garfo. Ainda na panela de pressão, coloque o óleo restante, o tomate, o alho, a salsa e a carne desfiada, e refogue por aproximadamente 5 minutos, ou até o tomate começar a desmanchar. Retire do fogo e reserve aquecido. Na panela com o caldo da carne reservado, coloque a água e o sal restantes, o fubá, e leve ao fogo médio até ferver. Cozinhe, sem parar de mexer, por 10 minutos, ou até encorpar. Retire do fogo e sirva com o ragu de rabada.
Ingredientes
meia xícara (chá) de funghi secchi tipo chileno (20 g)
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal, gelada (60 g)
1 cebola pequena picada (100 g)
400 g de peito de frango, sem pele e sem osso, cortado em cubos pequenos
meia xícara (chá) de vinho branco seco (100 ml)
1 xícara e meia (chá) de arroz tipo arbóreo cru (255 g)
1 sachê de caldo de galinha em pó SAZÓN®
4 xícaras (chá) de água fervente (800 ml)
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino (60 g)
1 xícara (chá) de tomates-cereja, cortados ao meio (140 g)
Modo de preparo
Em uma tigela média, coloque o funghi, cubra com água quente e deixe de molho por 1 hora, ou até ficar bem macio. Escorra, corte em pedaços menores e reserve. Em uma panela média, coloque metade da manteiga e leve ao fogo alto para derreter. Junte a cebola e refogue por 3 minutos, ou até ficar transparente. Adicione o frango e frite por 7 minutos, ou até dourar. Acrescente o vinho, o arroz e o funghi, e cozinhe por 2 minutos. Adicione, aos poucos, a água previamente misturada ao caldo de galinha, e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, por 20 minutos, ou até o líquido formado secar e o arroz ficar úmido e “al dente”. Retire do fogo, junte a manteiga restante, o queijo ralado e o tomate, misture e sirva imediatamente. Dicas:
1. Se desejar, decore com lascas de parmesão.
2. O arroz arbóreo, também chamado de arroz italiano, é próprio para o preparo de risotos, já que tem os grãos mais espessos, absorvendo mais líquido durante o cozimento, sem desmanchar.
Missô-shiru com tofu
Ingredientes:
4 xícaras (chá) de água (800 ml)
1 sachê de tempero à base de peixe bonito HONDASHI®
3 colheres (sopa) de missô (60 g)
1 xícara (chá) de tofu cortado em cubos (160 g)
3 colheres (sopa) de cebolinha-verde, em rodelas (15 g)
Modo de preparo:
Em uma panela média, coloque a água e leve ao fogo alto para aquecer. Ao levantar fervura, junte o HONDASHI® e misture bem. Com o auxílio de uma peneira, acrescente o missô dissolvendo-o no líquido da panela e descarte o resíduo. Misture e retire do fogo. Adicione o tofu e a cebolinha, e sirva em seguida.
Dicas:
1. É importante dissolver o missô com o auxílio de uma peneira para que a preparação fique mais homogênea e sem resíduos.
2. Após acrescentar o missô à preparação não deixe ferver.
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal (30 g)
100 g de bacon cortado em cubinhos
2 dentes de alho espremidos (6 g)
3 ovos (150 g)
3 xícaras (chá) de feijão-carioquinha já cozido (525 g)
2 xícaras (chá) de farinha de milho (150 g)
meia colher (chá) de sal (2,5 g)
meia colher (chá) de glutamato monossódico AJI-NO-MOTO® (2 g)
meia colher (chá) de pimenta-do-reino moída (1,4 g)
4 folhas de couve-manteiga fatiadas bem fino (70 g)
Modo de preparo:
Em uma frigideira média, coloque a manteiga e leve ao fogo alto para derreter. Junte o bacon e frite por 3 minutos, ou até dourar. Acrescente o alho à mesma frigideira e refogue por 1 minuto ou até começar a dourar. Adicione os ovos e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até o ovo mudar a consistência. Adicione o feijão, a farinha de milho, o sal, o AJI-NO-MOTO® e a pimenta, e deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo sempre, até aquecer. Junte a couve, misture e retire do fogo. Sirva em seguida.