×
  • Home
  • Pesquise e navegue
    • Agenda de eventos
    • Estabelecimentos
    • Notícias e galerias
    • Filmes e sinopses
  • Stories
  • Receitas
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Restaurantes
  • Bares
  • Na Cidade
  • Shows
  • Cinema
  • Filmes e séries
  • TV
  • Teatro
  • Exposição
  • Literatura
  • Moda e Beleza
  • Casa e decoração
  • Saúde e Bem-Estar
  • Pet
  • Famosos
  • Comportamento
  • Especiais
    • Horóscopo
    • Resenhas de Filmes

Guia da Semana

Receitas
Por AT.

10 receitas de sopas e caldos perfeitas para os dias frios do outono e inverno

São opções deliciosas para aquecer o seu inverno.

*imagem meramente ilustrativa (Foto: Shutterstock)

Nada melhor do que uma boa sopa ou caldo para espantar o frio nos dias de inverno. Além de serem práticos e reconfortantes, esses pratos são fáceis de preparar e ideais para variar o cardápio da semana.

  • 21 lugares imperdíveis para tomar sopas e caldos em SP no Outono e Inverno 2025
  • Chalezinho aposta em Fondue de Trufas Negras e Fondue de Catupiry para a temporada de inverno
  • Estreias de junho da Netflix: descubra o que chega na plataforma no sexto mês do ano

Pensando nisso, o Guia da Semana selecionou 10 receitas de sopas e caldos deliciosos para você fazer em casa. Tem opções leves, cremosas, nutritivas... enfim, para todos os gostos!

Sopa de Feijão
*imagem meramente ilustrativa (Foto: Shutterstock)

Sopa de Feijão

Ingredientes:

  • 1½ xícara (chá) de feijão cozido e temperado (com caldo)
  • 1 cebola
  • ½ pimentão vermelho
  • 1 talo de salsão
  • 2 dentes de alho
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • sal a gosto
  • folhas de salsinha a gosto

Modo de Preparo:

Lave, seque e pique o salsão em cubinhos. Lave, seque e corte o pimentão ao meio. Descarte as sementes e corte as metades em cubos pequenos — reserve a outra metade para outra preparação. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Leve uma panela média ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, acrescente a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 4 minutos até começar a dourar. Junte o pimentão e o salsão e refogue por 3 minutos até murchar. Adicione o alho e mexa por mais 1 minuto para perfumar. Acrescente o feijão cozido ao refogado, regue com 1 xícara (chá) da água e misture bem. Mantenha em fogo médio apenas para o feijão aquecer, por cerca de 3 minutos – assim fica mais fácil de bater. Transfira o feijão quente com o refogado para o liquidificador e bata até ficar liso (se preferir uma sopa com mais texturas, você pode deixar parte dos grãos inteiros). Atenção: segure a tampa com um pano para evitar que o vapor quente empurre e abra a tampa. Se preferir, bata a sopa com um mixer dentro da panela. Volte o caldo de feijão batido para a panela, junte o restante da água leve ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo para médio e tempere com sal. Mexa de vez em quando e cozinhe por 8 minutos para incorporar os sabores e a sopa engrossar. Sirva a seguir com croutons e folhas de salsinha.

Continua depois da publicidade
*imagem meramente ilustrativa (Foto: Shutterstock)

Canja de Galinha

Ingredientes:

  • 1 peito de frango, com osso e pele
  • 1 xícara (chá) de arroz
  • 1 batata
  • 2 cenouras
  • 2 talos de salsão (as folhas de 1)
  • 1 cebola
  • 2 litros de água
  • 2 folhas de louro
  • 2 cravos-da-índia
  • 2 colheres (chá) de sal
  • azeite a gosto
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • endro (dill) fresco a gosto para servir

Modo de Preparo:

Descasque e corte a cenoura em meias luas de 1 cm. Lave, seque e corte o salsão em fatias de 1 cm na diagonal (reserve as folhas de 1). Corte a cebola ao meio, descasque e prenda 1 folha de louro em cada metade, espetando com um cravo. Numa panela média, coloque o peito de frango, a cenoura, o salsão (com as folhas reservadas) e a cebola cravejada. Cubra com a água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 40 minutos. Enquanto isso, descasque e corte a batata em cubos de 1 cm. Com uma escumadeira, transfira o peito de frango para um prato e reserve. Retire e descarte as folhas de salsão e as cebolas cravejadas. Tempere o caldo com o sal, adicione o arroz e a batata. Tampe e deixe cozinhar, em fogo baixo, por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando – atenção, não deixe o arroz cozinhar demais para não ficar empapado. Enquanto o arroz cozinha, descarte a pele e desfie metade do peito de frango – você pode armazenar o restante na geladeira, ou no congelador para outra receita. Assim que o arroz estiver cozido, misture o frango desfiado e sirva a canja com folhas de endro frescas, azeite e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

*imagem meramente ilustrativa (Foto: Shutterstock)

Sopa de Cenoura Assada

Ingredientes:

  • 4 cenouras
  • 1 talo de salsão (sem as folhas)
  • 2 cebolas
  • 4 dentes de alho
  • ½ colher (chá) de cominho
  • ½ colher (chá) de cúrcuma
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga gelada
  • 3 xícaras (chá) de água quente
  • sal a gosto
  • sementes de girassol a gosto para servir
  • iogurte natural sem açúcar a gosto para servir (opcional)

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Lave e descasque as cenouras. Corte cada cenoura na diagonal, em fatias grossas de 2 cm. Descasque, descarte a ponta da raiz e corte cada uma das cebolas em 6 gomos. Lave, seque e corte o talo de salsão em pedaços de 2 cm. Descasque e mantenha os dentes de alho inteiros. Numa assadeira grande, coloque os legumes cortados, regue com o azeite e tempere com o cominho, a cúrcuma e sal a gosto. Misture bem com as mãos para envolver todos os pedaços nos temperos e distribua os legumes pela assadeira — quanto mais espaçados estiverem, mais dourados ficam. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, ou até que os legumes estejam dourados — na metade do tempo, vire os legumes com uma espátula para dourar por igual. Enquanto isso, leve uma chaleira com um pouco mais de 3 xícaras (chá) de água ao fogo médio para aquecer. Retire a assadeira do forno e transfira os legumes assados para o liquidificador. Adicione 3 xícaras (chá) de água quente e bata bem até ficar liso. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente ejete a tampa. Adicione a manteiga gelada e bata novamente — além de acrescentar sabor, a manteiga deixa a sopa mais aveludada. Se preferir uma sopa mais líquida, acrescente água quente aos poucos, até atingir a consistência desejada. Prove e ajuste o sal. Sirva a seguir com iogurte (fluido ou cremoso) e sementes de girassol tostadas a gosto. OBS: se o seu liquidificador for pequeno, bata a sopa em duas etapas.

*imagem meramente ilustrativa (Foto: Shutterstock)

Caldo Verde

Ingredientes:

  • 3 batatas (cerca de 600 g)
  • 1 linguiça portuguesa (cerca de 200 g)
  • ½ cebola
  • 1,25 litro de caldo de carne caseiro
  • ½ maço de couve
  • azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo:

Com a faca, retire a pele e corte a linguiça em rodelas finas. Descasque e corte a cebola em meias-luas de 1 cm. Lave, descasque e corte as batatas em 8 pedaços. Leve uma panela média ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (chá) de azeite e adicione a linguiça. Deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Transfira a linguiça dourada para uma tigela e reserve. Abaixe o fogo, junte a cebola e tempere com uma pitada de sal. Caso a linguiça não tenha soltado muita gordura, regue a panela com um fio de azeite. Refogue a cebola por cerca de 2 minutos até murchar. Acrescente a batata, o caldo de carne e aumente o fogo. Com uma espátula, raspe bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos — eles dão mais sabor à sopa. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo novamente, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por 25 minutos, ou até que as batatas estejam bem macias — espete com um garfo para checar o ponto. Enquanto isso, lave as folhas de couve sob água corrente e deixe escorrer o excesso de água. Descarte o talo e corte a folha ao meio, no sentido do comprimento — assim as tiras não ficam tão longas e é mais fácil comer de colher. Empilhe uma folha sobre a outra, enrole e fatie fino. Transfira a sopa para o liquidificador e bata até formar um creme liso. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente ejete a tampa. Se o seu liquidificador for pequeno, bata a sopa em duas etapas. Volte o creme batido para a panela, junte a couve fatiada e a linguiça dourada. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 5 minutos, até a couve ficar macia. Prove e, se necessário, ajuste o sal. Sirva a seguir.

*imagem meramente ilustrativa (Foto: Shutterstock)

Sopa Cremosa de Milho

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 xícaras (chá) de milho verde (fresco, enlatado ou congelado)
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 4 colheres (sopa) de MOLICO® em Pó Desnatado
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de pimenta-do-reino preta moída
  • 1 pitada de salsinha picada (opcional, para decorar)

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem dourados. Adicione o milho e refogue por mais alguns minutos. Adicione a água, o MOLICO pó desnatado, o sal e a pimenta. Deixe ferver e cozinhe por cerca de 20 minutos. Use um liquidificador ou um mixer de mão para purê a sopa até ficar cremosa. Sirva quente, decorando com salsinha picada, se desejar.

*imagem meramente ilustrativa (Foto: Shutterstock)

Sopa de Tomate de Forno

Ingredientes:

  • 5 tomates italianos maduros
  • ½ pimentão vermelho
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 xícara (chá) de água fervente
  • azeite a gosto
  • 1 pitada de pimenta calabresa seca
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • folhas de manjericão a gosto para servir

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta). Lave, seque e corte os tomates ao meio. Sem tirar a raiz da cebola, corte em duas metades no sentido do comprimento e cada metade e em três gomos – é importante manter a raiz para que as camadas da cebola não soltem e ela se mantenha úmida depois de assada. Descasque os gomos. Lave, seque e corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e corte uma das metades em tiras de 1 cm – reserve a outra metade na geladeira para uma próxima receita. Descasque e corte os dentes de alho ao meio. Unte com azeite uma assadeira grande. Disponha as metades de tomate com a casca para baixo e o lado da polpa para cima – assim solta menos água. Distribua o restante dos legumes na assadeira, regue com azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até que os legumes estejam macios e levemente tostados. Transfira os legumes assados para o liquidificador, tempere com a pimenta calabresa e regue com a água fervente. Tampe e bata até a sopa ficar lisa e cremosa. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor da água fervente empurre e abra a tampa. Prove e ajuste o sal. Sirva a seguir com folhas de manjericão a gosto. Sirva com queijo quente com crosta de parmesão.

*imagem meramente ilustrativa (Foto: Shutterstock)

Sopa de Grão-de-bico com Carne

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de grão-de-bico cru, lavado e demolhado
  • 1 colher (sopa) de azeite ou óleo
  • 200 g de músculo bovino cortado em cubos pequenos
  • 1 cebola média ralada
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 envelope de MAGGI® Sopa de Carne com Conchinhas

Modo de Preparo:

Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte a carne e deixe dourar. Junte o grão-de-bico escorrido, adicione 1,2 litros de água e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos após pegar pressão ou até ficar macio. Espere sair a pressão, abra a panela. Em um liquidificador, bata meia xícara (chá) do grão-de-bico cozido com meia xícara (chá) do caldo do cozimento e devolva à panela. Acrescente o conteúdo do envelope da MAGGI Sopa, mexa bem até levantar fervura e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Sirva a seguir.

*imagem meramente ilustrativa (Foto: Shutterstock)

Sopa de Mandioquinha

Ingredientes:

  • 1 kg de mandioquinha (batata-baroa) (cerca de 10 unidades)
  • 1 cebola
  • 1 talo de salsão (sem as folhas)
  • 2 dentes de alho
  • ¼ de xícara (chá) de vinho branco
  • 1,25 litro de água (ou caldo de legumes caseiro)
  • 1 folha de louro
  • 2 colheres (sopa) de azeite Andorinha
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • bacon dourado em cubos para servir
  • folhas de manjericão a gosto para servir

Modo de Preparo:

Lave, descasque e corte as mandioquinhas em rodelas de 1 cm. Lave, seque e corte o talo de salsão em cubinhos. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e o salsão, tempere com uma pitada de sal e refogue por 4 minutos até começar a dourar. Junte o alho, o louro e mexa apenas por 1 minuto para perfumar. Acrescente o vinho e misture bem com uma espátula, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos e evaporar o álcool. Junte as rodelas de mandioquinha, a água e tempere com 2 colheres (chá) de sal e pimenta a gosto. Misture e deixe cozinhar em fogo médio. Assim que ferver, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até a mandioquinha ficar bem macia – verifique o ponto espetando um garfo. Desligue o fogo e descarte a folha de louro. Transfira metade do caldo com as mandioquinhas cozidas para o liquidificador e bata até ficar liso. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente da sopa ejete a tampa. Transfira para uma tigela e repita o processo com a outra metade da sopa. Sirva a seguir com o bacon dourado, folhas de manjericão e molho pesto.

*imagem meramente ilustrativa (Foto: Shutterstock)

Sopa Creme de Brócolis e Couve-Flor

Ingredientes:

  • 300 g de brócolis
  • 300 g de couve-flor
  • 160 g de batata ralada (1 xícara (chá))
  • 1 xícara (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de cebola picada (40g)
  • 3 xícaras (chá) de leite
  • 1 pitada de noz-moscada
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo:

Lave os brócolis e a couve-flor sob água corrente. Corte-os em pedaços bem pequenos. Coloque todos os ingredientes numa panela média e leve ao fogo baixo para cozinha por 30 minutos ou até que os legumes estejam macios. Transfira os legumes e o caldo para um liquidificador. Bata até obter um creme homogêneo – segure bem a tampa, para evitar que o vapor empurre e a sopa vaze. Volte o creme para a panela, ajuste o sal e, se preferir, acrescente um pouco mais de água. Deixe aquecer bem e sirva a seguir.

*imagem meramente ilustrativa (Foto: Shutterstock)

Sopa de Lentilha

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de lentilha cozida (com o caldo)
  • ½ xícara (chá) de folhas de espinafre
  • 1 colher (sopa) de cenoura ralada
  • 1 colher (sopa) de salsão cortado em cubinhos
  • 1 dente de alho picado fino
  • ½ xícara (chá) de água
  • ½ colher (sopa) de azeite
  • 1 pitada de páprica defumada
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • bacon dourado em cubos a gosto para servir

Modo de Preparo:

Lave as folhas de espinafre sob a água corrente e reserve no escorredor enquanto prepara a sopa. Leve uma panela pequena ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, acrescente a cenoura, o salsão e tempere com uma pitada de sal. Refogue por 1 minuto, até murchar. Junte o alho, tempere com a páprica e mexa por 1 minuto para perfumar. Regue com a água e misture bem para incorporar os sabores do refogado. Adicione a lentilha e aumente o fogo. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por 3 minutos. Desligue o fogo. Se quiser uma textura lisa, na própria panela, bata a sopa com um mixer, tomando cuidado para não espirrar. Se preferir uma sopa cremosa, mas ainda com textura, bata apenas parte dos grãos. Você também pode usar o liquidificador (segure a tampa com um pano de prato para evitar que o vapor force e abra a tampa). Se não quiser bater a sopa, vá direto para a etapa 5. Misture as folhas de espinafre na sopa e volte a panela ao fogo médio. Deixe cozinhar por mais 2 minutos ou até as folhas ficarem macias, prove e ajuste o sal e a pimenta. Sirva a seguir com o pão com pasta de alho.

Por AT.

Atualizado em 9 Jun 2025.

  • Gastronomia
  • Restaurantes
  • Receitas
  • Noite
  • Bares
  • Agenda da semana
  • Programação completa
  • Cinema
  • Estreias da semana
  • Filmes em cartaz
  • Estilo de vida
  • Bem estar
  • Moda e beleza
  • Comportamento
  • TV e famosos
  • Novelas
  • Filmes e séries
  • Reality shows
  • Famosos
  • Mais canais
  • Artes e teatro
  • Filhos
  • Shows
  • Turismo
  • Na Cidade
  • Guia da semana
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Comunicar Erro
  • Contato
  • Política de Privacidade e Termos de Uso

© 2003 - 2025 Guia da semana. Todos os direitos reservados.