Em breve, o rodízio de veículos na cidade de São Paulo retornará à ativa. Por isso, quem está viajando deve ficar atento!
Suspenso desde o dia 23 de dezembro de 2024, o sistema voltará a vigorar a partir de 13 de janeiro de 2025, uma medida tradicionalmente adotada para flexibilizar o trânsito durante as festas de fim de ano.
A pausa no rodízio teve como objetivo facilitar a mobilidade de moradores e visitantes em um período marcado por encontros familiares, viagens e celebrações. Com o fim desse intervalo festivo, a rotina da capital paulista retoma gradativamente seu ritmo normal, incluindo o controle de circulação de veículos.
Como funciona o rodízio?
O rodízio municipal de veículos é uma das principais ferramentas da Prefeitura de São Paulo para reduzir congestionamentos e melhorar a fluidez no trânsito em dias úteis. Essa lei restringe a circulação de automóveis de passeio em determinadas vias da cidade, nos seguintes horários:
- Manhã: das 7h às 10h
- Tarde: das 17h às 20h
A restrição varia de acordo com o final da placa do veículo, seguindo um calendário pré-definido pela Prefeitura de São Paulo.
Na segunda-feira, não podem circular automóveis com placas terminadas em 1 e 2; na terça-feira, os finais 3 e 4 estão proibidos; na quarta-feira, 5 e 6; na quinta-feira, 7 e 8; e na sexta-feira, os veículos com placas terminadas em 9 e 0.
Motoristas que desrespeitarem essa regra estarão sujeitos a uma multa de R$ 130,16, além de receberem quatro pontos na carteira de habilitação.
Com a retomada do rodízio de veículos, motoristas devem ficar atentos à escala definida para o período. A fiscalização, que inclui o uso de câmeras e agentes de trânsito, volta a funcionar integralmente, e infrações podem resultar em multas e pontos na carteira de habilitação.
Talvez você se interesse por: