Guia da Semana

O mês de março está com uma programação online incrível. Por se tratar do mês da mulher, em homenagem ao dia 8 de março, haverão muitos eventos voltados a esta temática. Além disso, a agenda está recheada de festivais, shows, aulas, teatros e até circo online.

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu uma programação gratuita e online para conferir no mês de março. Confira:


MÊS DA MULHER


MEXEU COM UMA MEXEU COM TODAS

No dia 5 de março, estreou na VIX CINE E TV, plataforma de streaming gratuita, o documentário “Mexeu como uma mexeu com todas”, da diretora Sandra Werneck. Lançado em 2017, o documentário – com o mesmo nome do movimento criado após o caso de assédio envolvendo o ator Jose Mayer – fala sobre a violência contra a mulheres e traz depoimentos de pessoas que viveram essa situação em suas vidas, como a atriz e modelo Luiza Brunet, a nadadora Joanna Maranhão, a escritora Clara Averbuck e a bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes – caso que deu origem a lei Maria da Penha.

Quando: a partir de 5 de março de 2021
Onde: O aplicativo VIX CINE E TV é gratuito e está disponível na Apple Store, no Google Play, e em plataformas de TV conectada como Amazon Fire, Apple TV, Roku, ChromeCast ou via web no endereço www.vix.com/tv.


► FESTIVAL FEMININO

O Festival Feminino ocorre entre os dias 25 e 28 de março. O evento, que discute e celebra a força e a importância do feminino na sociedade, traz shows de nomes como Luedji Luna, Anelis Assumpção, Mariana Aydar, As Baías, Funmilayo Afrobeat Orquestra, Clarianas e Josyara. Transmitido pelo canal do Feminino no YouTube, o Festival recebe ainda as performances da atriz e cantora Naruna Costa, da atriz Mel Lisboa e da slammer Kimani, entre outras atrações, além de uma mostra de filmes e rodas de conversa e um mural que discute a violência contra a mulher.

Quando: de 25 a 28 de março de 2021
Onde: Instagram


► FESTIVAL MENSTRUAÇÃO

Ao longo de cinco dias, o festival abordará questões que vão da primeira menstruação a mulheres que não menstruam (mulheres trans, na menopausa ou que retiraram seus úteros). Discussões contemporâneas, como a disforia de gênero e homens que menstruam, também estarão em pauta. Cabem ainda, sob uma perspectiva mais sustentável, reflexões em torno do impacto ambiental da menstruação: que medidas de redução de resíduos podem e devem ser adotadas hoje.

Quando: 13 e 14 de março de 2021
Onde: YouTube, Facebook e Instagram @festivalmenstruacao


► IRACEMA APAULISTADA

No espetáculo “Iracema Apaulistada – Um Solo-Manifesto”, criado, dirigido e interpretado pela atriz e diretora teatral Egla Monteiro, são apresentados relatos e memórias de uma migrante de origem indígena que carrega consigo a história de milhares de pessoas que moram na cidade de São Paulo, de mesma condição e origem.

Quando: nos dias 12, 13, 14, 17, 18 e 19 de março, às 19h30
Onde: Facebook da Casa Teatro de Utopias


► 4ª EDIÇÃO DA MOSTRA LUGAR DE MULHER É NO CINEMA

Em 2021, a Mostra Lugar de Mulher É no Cinema será realizada no formato online, de 22 a 28 de março. Curtas-metragens de até 20 minutos, realizados por mulheres e pessoas não binárias, dentro ou fora do território nacional, serão exibidos gratuitamente. A 4ª edição prevê também a oferta de mesas e masterclass no ambiente virtual, com o objetivo de promover a formação e fomentar a construção de alianças entre as profissionais que atuam no mercado audiovisual e outros movimentos de mulheres.

Quando: de 22 a 28 de março de 2021
Onde: confira a programação completa aqui

CULTURA


► CIRCO DE TEATRO TUBINHO

O Circo de Teatro Tubinho, tradicional referência do circo-teatro brasileiro, traz uma temporada online em 2021, entre 12 de março e 7 de abril. É uma série de 12 espetáculos-lives, gratuitos e ao vivo, que serão transmitidos no canal do YouTube e na página do Facebook da trupe. Cada atração será reprisada uma vez, totalizando, dessa forma, uma agenda recheada de 24 exibições.

Quando: de 12 de março a 7 de abril de 2021
Onde: youtube.com/youtubinho e facebook.com/circotubinho


► RAVEN FEST – INTERNATIONAL DARK EDITION

Nos dias 20 e 21 de março, o ‘Raven Fest – International Dark Edition’ promoverá um evento online com várias bandas. O objetivo do evento é unir a cena gothic dark e metal ao redor do globo. Como forma de divulgar melhor a sua música, alguns destes grupos concederão entrevistas ao programa Heavy Metal Online. Além disso, artistas de peso da cena mundial se encarregarão de apresentar os blocos. São eles: Skinny Kangur (DeathStar), Lindsay Schoolcraft (ex – Cradle of Filth), Aaron Stainthorpe (My Dying Bride) e Tommy Lindal (ex- Theatre of Tragedy).

Quando: 20 e 21 de março de 2021
Onde: confira aqui


► MUSICAL “LUAS DE JÚPITER”

O espetáculo “Luas de Júpiter”, com texto de Jô Bilac e Geandra Nobre, e direção de Luis Antônio Fortes, segue em cartaz com uma temporada virtual, com transmissão pelo YouTube do Sesc RJ, até 28 de março. As sessões, que acontecem de sexta a domingo, abrem o Arte em Cena - Temporadas.

O enredo apresenta um extraterrestre que chega à Terra em 2021 incumbido da missão de exterminar a população. No entanto, ao descer de sua nave espacial e vivenciar a memória afetiva humana através da música e outras sensações, ele entra em confronto consigo mesmo e passa a se questionar se deve realizar a missão.

Quando: de 5 a 28 de março, de sexta a domingo às 19h
Onde: YouTube do Sesc RJ (/portalsescrio)


► FESTIVAL CORPO PALAVRA

Até o dia 13 de março, o MAM apresenta o projeto online Festival Corpo Palavra, que exibirá diferentes manifestações artísticas que têm em sua concepção e criação a intersecção entre o corpo e a palavra. Todas as apresentações acontecerão a partir das 19h e terão duração de 20 a 90 minutos cada, exibidas na plataforma do Youtube, pelo canal do MAM.

Quando: 6 a 13 de março de 2021, às 19h
Onde: YouTube


► RESIDE LAB

De 15 a 31 de março acontece, de forma digital, o Reside Lab - Plataforma PE – Festival Internacional de Teatro, que contempla a apresentação de 11 espetáculos, dois Encontros Reside, uma Residência Artística e um workshop com o britânico Paul Davies. Os 11 espetáculos apresentados priorizam a produção local com grupos artísticos pernambucanos. Nos Encontros Reside serão abordados os temas “Dramaturgia Ibero-americana na pós-pandemia” e “Adaptações e modelos de festivais de Artes Cênicas”, que conta com convidados internacionais. Já a residência artística com Paul Davies, diretor do Volcano Theatre, do País de Gales, no Reino Unido, acontece durante todo período do festival e será concluída com a apresentação de um produto virtual apresentado pelos participantes no último dia do festival.

Quando: de 15 a 31 de março de 2021


► GRAN LAB – LABORATÓRIO DE AUDIOVISUAL

O público poderá acompanhar três masterclasses gratuitas, com profissionais indígenas do audiovisual, em papos online com os membros da Gran Maître Filmes. Elas serão transmitidas no canal de YouTube do coletivo e produtora de cinema, dentro do “Gran Lab - Laboratório de Audiovisual”. Os encontros online acontecem nos dias 16 de março (com a documentarista e produtora audiovisual Olinda Muniz (Yawar) sobre “Etapas da produção para um curta-metragem de ficção”) e no dia 29 de março (com o diretor Takumã Kuikuro abordando “Captação de recursos e inscrição em festivais de cinema para um curta-metragem de ficção”). Será sempre às 20h.

Quando: 8, 16 e 29 de março às 20h
Onde: YouTube


► ATUAÇÃO PARA O AUDIOVISUAL

Conhecida por sua carreira no cinema nacional e no teatro baiano, a atriz Luciana Souza realiza em março a Masterclass online “Atuação para o audiovisual”, que integra a 4ª Edição da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema. Formada em Dança, pela UFBA e Filosofia, pela Católica, Luciana reúne em sua filmografia obras como Ó Paí Ó, Flores Raras, Bacurau e Inabitável. As inscrições para a participação no evento podem ser feitas entre 10 a 15 de março, gratuitamente.

Quando: 27 de março, das 9h até 11h
Onde: Zoom (inscrições aqui)


► FESTIVAL VIRTUAL SARAU VIVA NORDESTE

A segunda edição do Sarau Viva Nordeste dá início em março a uma programação praticamente diária de oficinas. Todas elas são gratuitas, e só é necessário se inscrever antecipadamente pelo site. As oficinas vão até o dia 27 de março, e serão transmitidas pelo Youtube e Faceboook. Confira a programação completa aqui.

Quando: até 27 de março
Onde: Facebook e YouTube


► 1º FESTIVAL NACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS NO CIBERESPAÇO

Para marcar o Dia Nacional do Contador de Histórias, celebrado em 20 de março, 19 profissionais de diferentes regiões do Brasil estarão reunidos no 1º Festival Nacional de Contadores de Histórias no Ciberespaço. O evento terá apresentações transmitidas pelas redes sociais, além de oficinas com conteúdos que desvendam as técnicas e os encantamentos do tema entre os dias 14 e 20 de março. Importante destacar que todos os espetáculos contarão com recursos de acessibilidade, como tradução em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e audiodescrição.

Quando: de 14 a 20 de março de 2021
Onde: YouTube

EMPREENDEDORISMO & PROFISSIONAL


► JORNADA TÉCNICA

Senac São Paulo realiza uma série de lives para ajudar na busca pelo primeiro emprego e recolocação no mundo do trabalho. Os eventos são gratuitos e o público vai contar com mais de 170 atividades desenvolvidas a partir dos cursos técnicos da instituição e dicas de especialistas. As lives reforçam que o investimento em educação, especialmente nos cursos técnicos, pode ser uma saída estratégica, já que eles qualificam o estudante para a execução prática no mundo do trabalho e proporcionam o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais no currículo profissional.

Quando: de 9 e 13 de março de 2021
Onde: confira a programação completa aqui


► EMPREENDEDORISMO PERIFÉRICO

Iniciativa de A Banca, Artemisia e FGVcenn, a "Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia" anuncia a segunda edição do Lab NIP, um programa gratuito de aceleração de curta duração, alinhado ao conceito de inclusão produtiva, que potencializa negócios criados e geridos por empreendedores sociais de periferias. Serão apoiados até 30 negócios com foco territorial no Sudeste e Sul do país por um período de sete semanas; ao final do programa, as seis empresas que se destacarem vão receber até R$ 15 mil cada e uma aceleração de seis meses do Emperifa. As inscrições podem ser feitas até 31 de março pelo site.

Quando: inscrições até 31 de março
Onde: clique aqui

Por Lidia Capitani

Atualizado em 12 Mar 2021.