Guia da Semana

A programação gratuita e online do mês de julho está repleta de eventos incríveis. Você pode se aprofundar em discussões culturais através de lives de museus, ver espetáculos de teatro e concertos, curtir exposições virtuais com (ou sem) visitas guiadas, além de aproveitar festas julinas virtuais.

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu o melhor da programação online e gratuita do mês de julho para você curtir. Confira:


► THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO EXIBE CONCERTO A DANAÇÃO DE FAUSTO, DE BERLIOZ

No dia 3 de julho, o Theatro Municipal de São Paulo exibiu em seu canal do YouTube o oratório ‘A Danação de Fausto, Op. 24’, uma obra-prima do compositor francês Hector Berlioz. A boa notícia é que o conteúdo está disponível para o espectador ver e rever quando quiser, de graça e sem necessidade de cadastro.

Onde: YouTube do Theatro Municipal


► JAPAN HOUSE SÃO PAULO

A Japan House São Paulo promove em suas redes sociais o projeto #JHSPONLINE, com o intuito de discutir a cultura e filosofias do Japão contemporâneo. Dentre os destaques da programação, está o quadro online “Conversas com o Educativo”, realizado toda terça-feira, às 16h, com objetivo de trocar conhecimento sobre temas relacionados ao universo nipônico.

Confira a programação:

14/07 - “Mottainai: O não-desperdício e o respeito pelas coisas”
21/07 - “Kisetsukan: O sentimento das 4 estações”
28/07 - “A Artesania Japonesa: Entre a cabeça e as mãos”, inspirado pela exposição “Japão 47 Artesãos”

Quando: toda terça, às 16h
Onde: link do zoom


► IDEIAS #EMCASACOMSESC

Com o objetivo de incentivar a reflexão, a série “Ideias do Sesc São Paulo” traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tencionam a agenda sociocultural e educativa atual. Sempre às 16h, as conferências acontecem no canal do YouTube do Sesc São Paulo. Veja a programação completa aqui

8/7 - A força ancestral na celebração da vida
9/7 - Os efeitos da pandemia na alimentação dos brasileiros
11/7 - Direitos das pessoas com deficiência: reflexões para o pós pandemia à luz do conceito de capacitismo

Quando: de 7 a 11 de julho, às 16h
Onde: Youtube/SescSP


► ANIVERSÁRIO DO MAM SÃO PAULO

No mês de julho, o Museu de Arte Moderna de São Paulo celebra seus 72 anos com uma programação online repleta de conteúdos históricos e atividades inéditas. São mostras e ações norteadas por temas que reforçam o pioneirismo da instituição: o moderno e o contemporâneo, artistas mulheres, missão pedagógica, cultura afro brasileira e o momento atual do Museu.

Missão pedagógica do MAM
Quando: 6 a 12 de julho

A Mão Afro-Brasileira
Quando: 13 a 19 de julho

Museu de arte moderna e também contemporânea
Quando: 20 a 26 de julho

Experiências virtuais inéditas
Quando: 27 a 31 de julho

Confira a programação completa aqui


► SEARA DRIVE-IN FEST

O estádio, palco de jogos de futebol e de grandes shows nacionais e internacionais deu início ao projeto "Arena Sessions" no dia 24 de junho. O festival, com sessões de quarta a domingo até 19 de julho, traz uma programação especial com filmes, shows, atrações infantis e apresentações de stand-up comedy. A seleção de filmes traz "E.T.: O Extraterrestre", "Pulp Fiction", "Chicago", "Velozes e Furiosos" e "La La Land".

Confira a programação aqui

Quando: até 19 de julho
Onde: Allianz Parque


► MOSTRA DE FILMES ÁLBUM ANIMADO DE BESTIÁRIOS, ITAÚ CULTURAL

De 11 a 30 de julho, o Itaú Cultural apresenta uma programação cinematográfica para adultos e crianças de animações brasileiras desde os anos de 1980. Inspirada no conceito literário antigo do bestiário que descreve o mundo animal, muitas vezes sobrenatural, a mostra Álbum Animado de Bestiários exibe 10 filmes, entre curtas e longas-metragens.

Quando: de 11 a 30 de julho
Onde: Site Itaú Cultural


► MUSEU DO CAFÉ

Visitas educativas temáticas

O setor educativo continua a desenvolver tours online baseadas em diversos assuntos transversais à história e cultura do grão. As ações discutem perguntas como “Por quantas mãos passam o seu café?” e “Por que tomar café é um hábito tão comum entre os brasileiros?”.

Quando: 1 e 15 de julho
Onde: Site Museu do Café e Instagram


Live “Colecionando Histórias Orais”

Dando continuidade à parceria com o Museu da Imigração, a atividade terá como foco as ações ligadas à produção e utilização de entrevistas a partir da metodologia da história oral. Os pesquisadores Pietro Amorim (MC) e Angélica Beghini (MI) explicam, no Instagram, a importância desse processo no colecionismo das instituições, tomando como base os projetos dos dois equipamentos.

Onde: 13 de julho, às 17h
Onde: Site Museu do Café e Instagram


Lives com o barista do Museu

Ramos é responsável pelas lives no Instagram do MC, programação que leva informações, dicas, orientações, truques e segredos envolvendo o preparo do café em casa.

Quando: 10 e 24 de julho, às 11h
Onde: Site Museu do Café e Instagram


Oficina “Olhar fotográfico dentro de casa”

O Museu do Café resolveu convidar o fotógrafo Gino Pasquato para ministrar mais uma aula, no dia 15 de julho, às 18h. A proposta é capacitar o aluno para enxergar boas fotos em seu cotidiano dentro de casa. Os interessados em participar não precisam de equipamentos profissionais ou conhecimento prévio, sendo necessário, apenas, que realizem a inscrição por meio do e-mail [email protected].

Quando: 15 de julho, às 18h
Onde: Site Museu do Café e Instagram


► 13ª EDIÇÃO DO LATINIDADES

A 13ª edição do Latinidades, maior festival de mulheres negras da América Latina, acontece entre os dias 22 e 27 de julho e tem como tema “Utopias Negras”. Numa edição totalmente digital via Instagram, Facebook e Youtube, o festival este ano conta com uma intensa programação com música, dança artes visuais, moda, cinema, teatro, dança, literatura, vivências, cultura LGBTQIA +, formação e muito mais.

Quando: 22 e 27 de julho
Onde: Instagram @ccsp_oficial


FESTA JULINA

► FESTA JULINA VIRTUAL DA RIVIERA DE SÃO LOURENÇO

A Riviera de São Lourenço, em Bertioga (SP), adaptou o tradicional "Arraial da Fundação", um dos maiores do Litoral Norte, para o ambiente digital. A 12ª edição da famosa festa julina será realizada entre 1 de julho e 2 de agosto.

Quando: de 1 de julho a 2 de agosto
Onde: Site


► DELÍCIAS JULINAS NO INTERNACIONAL SHOPPING

No mês de julho, o shopping tem a venda dos doces, salgados e bebidas mais queridos da festa junina para que os clientes celebrem a data festiva em casa. A ação, feita em sistema de "drive-thru", acontece no estacionamento do shopping.

Quando: de 09 a 12 de julho, das 14h às 20h.
Onde: estacionamento do Internacional Shopping, ao lado da Droga Raia

Por Lidia Capitani

Atualizado em 9 Jul 2020.