Guia da Semana

No dia 25 de janeiro, segunda-feira, a cidade de São Paulo comemora 467 anos! Para comemorar a data, a Secretaria de Cultura, museus e centros culturais organizaram uma programação especial online com diversas atividades bacanas.

Para você aproveitar as diversas ações, o Guia da Semana selecionou o melhor da programação virtual para o aniversário de São Paulo. Confira:


► São Paulo – Território em Construção

Será lançada, no dia 25, a campanha “São Paulo – Território em Construção”, que aborda as transformações da cidade a partir da iconografia do acervo do Museu do Ipiranga, além de vídeos, animações, áudios e depoimentos de especialistas, tudo reunido em um hotsite. Também ocorrerá uma série de três lives, entre 25 e 27/01, com temas que analisam as mudanças no espaço urbano desde o século 19 até os dias atuais, incluindo uma perspectiva sobre o futuro e sobre o impacto da pandemia na cidade.

Endereço online: https://spterritorioemconstrucao.com.br


► Distribuição de livros

Em algumas bibliotecas da cidade de São Paulo haverá a distribuição de exemplares do livro Macunaíma, de Mário de Andrade, um livro que celebra a cultura brasileira. A distribuição ocorrerá a partir das 10h nas bibliotecas: Vicente de Carvalho, Cora Coralina, Prestes Maia, Pedro Nava e Érico Veríssimo.


► São Paulo, Cidade-Ciência

Entre as ações que intervêm na paisagem urbana está o vídeo mapping “São Paulo, Cidade-Ciência”, que será projetado na fachada do Instituto Butantan. A atividade, que será realizada pelo Ateliê Digital Analógico, formado pelo artista Caio Fazolin e pela socióloga Tatiane Gonzalez, irá narrar através de uma visão poética os avanços da tecnologia que coloca a capital como pólo produtor de ciência.

Local: Instituto Butantan
Horário: 18h30
Endereço online: https://www.twitch.tv/ATELIEDIGITALANALOGICO


► São Paulo 467 anos, histórias a se contar…

A ação “São Paulo 467 anos, histórias a se contar…”, do Coletivo Coletores, tem como proposta um mini circuito de arte digital buscando dialogar com as memórias de quatro bairros da zona leste (Itaquera, Guaianases, Cidade Tiradentes e São Miguel Paulista), produzindo narrativas visuais com informações sobre a importância dos cuidados com a Covid-19.

Locais:

Casa de Cultura São Mateus
Rua Monte Mandirá, 40 - Jardim Nove de Julho

Praça Brasil
Av. Nagib Farah Maluf, s/n - Conj. Res. José Bonifácio

Hospital Municipal Cidade Tiradentes
Av. dos Metalúrgicos, 1797 - Cidade Tiradentes

Capela de São Miguel Arcanjo
Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 10 - São Miguel Paulista

Horário: 18h30
Endereço online: Facebook - @casadeculturasaomateus


► Protagonistas de Máscara

Os profissionais de saúde são os homenageados da intervenção “Protagonistas de Máscara”. A ação será realizada na Rua Augusta, na altura no número 400, com imagens de profissionais da saúde estilizadas como heróis de quadrinhos. Os usuários do Twitter poderão enviar mensagens de apoio a esses profissionais, que serão projetadas por meio de captura em tempo real pela hashtag #sp467. Através de um QRCode na projeção, o público será direcionado para uma página da Prefeitura com as informações atuais da Covid-19 no município.

Local: Avenida Augusta (altura do nº 400)
Horário: 18h30


► Quebrada Viva

O projeto “Quebrada Viva” leva para as periferias da cidade uma série de projeções em laser de artistas independentes periféricos com frases de conscientização em mensagens que fomentam amor, esperança, cuidado e afeto e que poderá ser acompanhada pela comunidade das janelas de suas casas, reforçando o distanciamento social.

Locais: Rua José Eduardo Pereira ll, sn - Jd Damasceno; Rua da goiabeiras/ sn - Jd Colombo; Rua Gervasio Leite, 1073 - Jd Peri; Rua Pasquale Qualupe, sn - Paraisópolis
Horário: 18h às 22h


► Aceita?

Nas regiões da Praça da República e das ruas Augusta, 7 de abril e Nestor Pestana, o artista visual Moises Patricio promove a intervenção “Aceita?”, com uma série de obras de arte em lambe-lambes levando frases de conscientização, informações e dados sobre a pandemia.

Local: Rua Augusta 454; lambes: Praça da República, Rua 7 de Abril, 58; Nestor pestana, 263; Rua Augusta, 430
Horário: 19h às 21h


► Intervenção Vai Passar

No centro expandido, a intervenção “Vai Passar” contará com uma exposição fotográfica com um recorte do dia a dia das pessoas na pandemia e o árduo trabalho dos profissionais da saúde que serão exibidos em um painel de LED de 4 metros disposto em um caminhão, que circulará pela região das 12 às 20h. Entre os fotógrafos participantes estão Felipe Iruatã, Brenda Alcântara, Filipe Cioccia Sastre Redondo, Lucas Ettore Chiereguini, Alan Rodrigo Alcantara Alves e Rodrigo Capote.

Local: Trajeto centro expandido
Horário: 12h às 20h


► Nome Próprio

A homenagem “Nome Próprio” irá projetar fotos das mais de 200 mil pessoas que tiveram suas vidas acometidas pela pandemia. A projeção ocorre no prédio da Prefeitura Municipal de São Paulo, das 20h às 23h.

Local: Prefeitura Municipal de São Paulo - Viaduto do Chá, 15
Horário: 20h às 23h


► Luminárias pela Vida

Ainda com o foco no tributo às vítimas, na área exterior do Theatro Municipal acontecerá a instalação “Luminárias pela Vida de Bruna Lessa”, com 900 velas solares na fachada do prédio como símbolo de luz e transformação. Durante a performance, a trilha musical será realizada pela Orquestra Sinfônica Municipal sob a regência do maestro Roberto Minczuk.


► Sorriso na Máscara

Entre as atividades de conscientização, a Secretaria expande pelas cinco zonas da cidade a intervenção artística “Sorriso na Máscara”, que será realizada por sete grupos de artistas de diferentes linguagens, levando um pouco de alegria e muita informação de prevenção e cuidados básicos, com distribuição de máscaras. Ao todo serão 14 apresentações, que acontecerão das 10h às 18h.

Locais:
Jd. Elba: Rua Batista Fergusio, 1016 - Vila Cardoso Franco;
Fazenda da Juta: R. Augustin Luberti, 268-338 - Fazenda da Juta;
Vila Flávia: Rua Conego Jose Maria Fernandes, 356, Vila Flavia;
Vila Sonia: Rua Abrão Calil Rezek, 91 - Vila Sonia;
Jaguaré: R. Prof. Moacir de Freitas Amorim, 31 - Vila Lageado;
Vila Nova Leopoldina: R. BERGSON, 52 - PQ. DA LAPA;
Vila Leopoldina: Rua Frederico Wolf, 120 - Vila Leopoldina;
Favela da Paz: R. Adalberto Kurt, 120 - Vila Pirituba;
Jardim Damasceno: Rua Daniel Certo, 14;
Jardim Elisa: R. Rômulo Naldi, 137 - Conjunto Promorar Estrada da P;
Heliópolis: Av. Almirante Delamare, 3033 - Cidade Nova Heliópolis;
Paraisópolis: R. Silveira Sampaio, 660 - Fazenda Morumbi;
Parelheiros: Estr. Ecoturística de Parelheiros, 5252 - Jardim dos Alamos
Horário: 10h às 18h


► Formato Bloco

Nos bairros do Jaguaré, Vila Piauí, Vila Nova Cachoeirinha, Paraisópolis, Comunidade do Gato, Heliópolis, Cidade Tiradentes, Guaianases e São Remo, das 10h às 16h, ao som de marchinhas, sambas enredos, funk e soul, o Formato Bloco apresenta muita alegria, folia e diversão no Cortejo Gonguê. Com uma trupe formada por músicos multi-instrumentistas, eles misturam o balanço da percussão ao suingue de metais e o som do cavaquinho em repertório que traz clássicos de Jorge Benjor, Tim Maia e Wilson Simonal e muito mais.


► Desvairada SP - Da Garoa aos Saraus

Entre as atividades online, destaque para “Desvairada SP - Da Garoa aos Saraus”, uma homenagem do Sarau do Binho, um dos precursores de eventos literários nas periferias da zona sul de São Paulo. No evento digital, a partir das 17h, poetas e músicos paulistanos relembram histórias vividas na cidade e declamação de poemas e músicas que nos conduzem às suas ruas, becos e vielas.

Endereço online: https://www.facebook.com/SarauDoBinho
Horário: 17h


► Lúdicos no Aniversário de São Paulo - Mario e as Marias

O espetáculo “Mário e as Marias” propõe uma viagem inspirada na vida e obra de Mário de Andrade. O menino Mário recebe de presente de seus pais, um par de óculos muito especiais, que permitem que ele enxergue o Brasil de uma forma surpreendente. É o nascimento de um novo olhar. Ele parte em busca daquilo que seus olhos passam a ver: a Maria, que representa nossa gente, nossa terra e nossa cultura, se torna a grande aventura de sua vida.

Endereço online: facebook.com/teatroflavioimperio
Horário: 19h


► A Voz dos Corpos Africano - Cia Afrikanse

“Afrikanse” é um movimento artístico formado por artistas imigrantes e refugiados africanos que atuam no resgate de valores socioculturais afro descendentes através da arte e cultura de matrizes africanas. A intervenção “A VOZ DOS CORPOS AFRICANOS” remete à presença de artistas imigrantes africanos no cenário da dança no Brasil, contando com a participação do artista Ermi Panzo performando as narrativas do corpo junto a um elenco percussivo.

Endereço online: facebook @crdancasp
Horário: 17h


► Oficina com Tiquinhos Pensantes

“Tiquinhos Pensantes” entra em uma brincadeira lúdica com trio musical trazendo oficina infantil bem divertida para comemorar o aniversário de São Paulo. O brincar junto fortalece o vínculo familiar.

Endereço: Centro Cultural Vila Formosa
Horário: 14h


► Contos populares e histórias da São Paulo antiga

A Cia Mapinguary, comemorando o aniversário da cidade, conta histórias da São Paulo antiga, narrando a história da cidade desde o nascimento e o surgimento de alguns bairros. O espetáculo conta com histórias sobre mitos e fantasmas paulistanos, com trilha sonora de compositores nascidos na cidade, além de outros contos populares.

Endereço online: facebook.com/ccvilaformosa e Instagram @ccvilaformosa
Horário: 16h


► Festival São Paulo Samba

O “Festival São Paulo Samba” trará para o Centro de Culturas Negras uma ocupação cultural com comunidades de samba e sambistas de reconhecimento popular desta terra tão pulsante culturalmente.

Endereço online: Facebook e instagram @CCNEGRAS
Horário: 15h às 18h


► AfrôGira

Renato Gama lança seu terceiro trabalho, um disco duplo, que traz narrativas pretas com pontos significativos da ocupação africana nos territórios brasileiros. Tendo o afeto como liga, ele cria um cenário de aquilombamento, espaços de segurança, produzindo muitos sentidos para a população negra, povos originários e todos que compreendem a importância da contribuição do continente africano. “AFRÔ”, o primeiro disco deste compilado traz em sua essência a contribuição cultural do corpo em estado de celebração, característicos da cultura africana, evidenciado nas danças, no andar e gestos. “GIRA”, o segundo disco tendo como base atabaques, violoncelo e cavaquinho, a festa se faz presente com sambas de roda, ijexás e outros sambas.

Endereço online: Facebook/centroculturalpenha
Horário: 19h


► Encontros na Olido

No aniversário de SP, o Centro Cultural Olido promove encontros entre DJs da nova geração da cena eletrônica da cidade. O evento será transmitido ao vivo da Sala Olido e conta com back-2-backs dos seguintes artistas: Tessuto & DJ Due, Badsista & Malka e Cashu & Ella de Vuono. Esses são nomes que integram o cenário de festas independentes e representam muito bem a novíssima cena de discotecagem de house e techno, um cenário que coloca São Paulo entre as principais cidades do mundo musicalmente falando. O evento, além de celebrar o aniversário da cidade, serve como esquenta para a inauguração da Galeria do DJ Sonia Abreu, programada para o próximo 9 de março, Dia Mundial do DJ.

Endereço online: Twitch @centroculturalolido


► Hoje tem espetáculo

Exposição de caráter permanente “HOJE TEM ESPETÁCULO” apresenta a história do circo, principalmente no Brasil. Com documentos iconográficos (fotografias e peças gráficas), aparelhos, figurinos, áudios, áudio-visuais e maquetes, a mostra é distribuída em quatro núcleos: Artes e Saberes do Circo, Linha do Tempo, Famílias e Café dos Artistas. Inaugurada em 2012, a exposição ocupa toda a sobreloja da Galeria Olido e uma sala do térreo. A versão virtual acrescenta duas novidades: um tour pelos pontos históricos do circo no Largo do Paissandu, onde o circo se encontra há 130 anos, pelas Reservas Técnicas e pelo Ateliê do Centro de Memória do Circo. Dessa maneira, o público poderá conhecer também um dos mais importantes sítios históricos do circo brasileiro, e ainda espiar pelas cortinas os bastidores da instituição.

Endereço online: https://facebook.com/centrodememoriadocircosp
Horário: 16h


► Hip-Hop Ideologia Fatal - O Corre não Para

O grupo Ideologia Fatal surgiu em 1995, na periferia do bairro do Butantã, Zona Oeste de SP. Sempre lutando pela valorização de ideais do hip hop através do rap nacional, o grupo realiza uma intervenção dentro da comunidade da São Remo, com uma apresentação que mescla a linguagem de sarau e Hip Hop, usando a música como instrumento de reflexão e transformação para os jovens e crianças.

Endereço online: Facebook - @ccbutanta
Horário: 19h


► Fogo Cruzado

A apresentação da banda FOGO CRUZADO é no estilo "punk anos 80", com músicos experientes, oriundos da geração pioneira do punk no Brasil. Nas suas letras são tratados assuntos do cotidiano, denunciando todo tipo de injustiças sociais, seja de uma nação contra a outra, seja do estado contra o cidadão, mas claramente protestando contra o "status quo" estabelecido, visando a defesa da justiça.

Endereço online: Facebook - @cctremembe
Horário: 20h


► São Paulo é isso aqui

"São Paulo é isso aqui" é um evento pensado para evidenciar as manifestações culturais paulistanas que permeiam o movimento HIP HOP através do RAP e compõem a programação do Aniversário de São Paulo. O show é a intersecção entre as trajetórias urbanas-musicais dos Rappers, Mcs e Compositores Timm Arif e Ely Polêmico, que trazem em suas letras as vivências da cidade de São Paulo e uma mescla de gerações do RAP e HIP HOP.

Endereço online: Facebook - @CCCasarao
Horário: 18h


► Jardim das Oliveiras

“Jardim das Oliveiras” é um espetáculo musical produzido para todos os públicos, com objetivo de divertir, emocionar e levar o espectador a refletir sobre os elementos culturais e suas raízes. Com influências do Baião, maracatu, xote e xaxado, emboladas, forró e elementos da cultura popular nordestina como os folguedos e o reisado.

Endereço online: Facebook - @ccampolimpo
Horário: 16h


► Música e o Circo

No show da banda Strimilicotric, a Música e o Circo são os protagonistas que convidam o público a se divertir com canções inéditas, descontraídas e algumas até sem pé nem cabeça! A irreverência dos palhaços faz com que o público fique à vontade para dançar, pular, cantar e curtir boas composições feitas por esses músicos e palhaços.

Endereço online: Facebook - @ccsalvadorligabue
Horário: 15h


► Banda 365

Com diversos sucessos em sua carreira, alguns se tornaram verdadeiros hinos. Sem dúvidas o maior deles que mostra o DNA paulistano da banda é a música "São Paulo". A canção foi lançada originalmente em 1986 em formato de disco-mix e posteriormente fez parte do primeiro LP da banda em 1987. Uma das mais significativas homenagens a São Paulo transformou a banda em sucesso nacional. Até hoje, pessoas de todas as gerações cantam seu refrão: “sem São Paulo, o meu dono é a solidão, diga sim, que eu digo não”. Em seus shows, além desta homenagem, o repertório engloba outros sucessos como "Grândola, Vila Morena", música do cantor e compositor português Zeca Afonso, "Canção para Marchar", "Berço Esplêndido!", "Cegos Movimentos", "Anos 70" e clássicos do rock nacional.

Endereço online: Facebook - @ccsalvadorligabue
Horário: 17h


► Jarbas Mariz in Sampa

O cantor, compositor e instrumentista Jarbas Mariz iniciou sua carreira em 1968, tocando nos conjuntos de baile "Pedras Rolantes" e "Os Selenitas", em João Pessoa, na Paraíba. Em 1974 participou do LP "Paêbirú", de Zé Ramalho e Lula Côrtes (hoje é o LP mais procurado e caro do Brasil). Jarbas gravou seu primeiro disco solo, o Compacto Duplo "Transas do Futuro", em 1977 (hoje considerado raro entre os colecionadores DJs, relançado em vinil pela Vale Verde Records/USA; consta do livro "Lindos Sonhos Delirantes"- v. 2, de Bento Araújo como um dos 100 discos mais audaciosos do Brasil). Gravou, também, os discos autorais "Bom Shankar Bolenath" - em parceria com Lula Côrtes - Instrumental; "Vamos lá pra Casa", "Forró do Gogó ao Mocotó", "Num Lugar de La Mancha", "Do Cariri pro Japão" e ‘Pare Olhe Escute". Jarbas Mariz agora está preparando o seu oitavo CD, que traz as participações de Zé Ramalho, Chico César e Crônica Mendes, a ser lançado em breve.

Endereço online: Facebook - @ccsalvadorligabue
Horário: 19h


► SP in CENA (467 anos)

Músico atuante na cena nacional acompanhando diversos artistas da música como El Mizza, Banda Mãe da Rua, Nó de Fumaça, Filosofia Reggae entre outros, apresenta seu projeto solo, denominado "RETRATO", com lançamento previsto para este ano. “RETRATO” relata uma proposta social que envolve seu mundo atual entre trabalho, família, natureza, música, cultura, amizade e representatividade periférica. No repertório estão incluídas músicas como "O Povo", "Retrato", que dá título ao disco, além da já conhecida pelo público "Viver é tão bom". O projeto traz ainda releituras de artistas como Charlie Brown Jr e Natiruts com uma "pitada" de grande riffs de guitarras, que promete um show bem eclético para bons apreciadores da música e seus experimentos.

Endereço online: Facebook - @casadeculturaitaimpaulista
Horário: 19h

Por Lidia Capitani

Atualizado em 24 Jan 2021.