Passear por São Paulo sempre nos reserva boas surpresas, mas há determinados lugares que são tão clássicos na cidade que você precisa ter visitado ao menos uma vez na vida – caso contrário, que tipo de paulistano você é? Brincadeiras à parte, a capital paulista é imensa e maravilhosa, tanto no cenário cultural quanto no gastronômico e histórico.
Será que você já fez todos esses passeios que são a 'cara e o focinho' da terra da garoa? Aproveita que dá tempo de zerar a lista:
Ver uma exposição no MASP e apreciar a vista da Paulista
Foto: Shutterstock
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, também conhecido como MASP, é um dos edifícios culturais mais importantes do Brasil. Situado em plena Avenida Paulista, o ponto turístico chama a atenção pela imensidão arquitetônica, que tem a assinatura de Lina Bo Bardi. O museu recebe várias exposições icônicas que passam pela programação cultural da cidade.
Endereço: Avenida Paulista, 1578
Horário: terça a domingo, das 10h às 18h; quinta, das 10h às 20h
Assistir a um jogo no Pacaembu, o estádio mais antigo da cidade
Foto: Shutterstock
Com 77 anos de história completados em 2017, o Estádio do Pacaembu brilha entre as sedes esportivas do Brasil. A casa, que abriga um museu completo sobre a história do futebol, já recebeu várias partidas épicas, despedida de jogadores famosos e jogos da Copa da Mundo. Hoje, após muito tempo, o estádio ainda é considerado um dos mais charmosos pelos paulistanos.
Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller, s/n
Horário: terça a sexta, das 9h às 17h (entrada até às 16h); sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (entrada até às 17h)
Comer um yakisoba na tradicional feira da liberdade
Foto: Shutterstock
O bairro nipônico é palco de uma tradicional feira de rua aos domingos e atrai muitos turistas. Mas além dos 'gringos', os paulistanos sempre estão por ali para provar as iguarias japonesas, entre elas, o clássico yakisoba feito na chapa e petiscos variados, como o guioza e o tempurá. Não deixe de ir mais cedo para passear por lá e conhecer um pouco da cultura oriental.
Veja algumas das comidas mais diferentonas da Liberdade
Beber uma cerveja na badalada Vila Madalena
Foto: Reprodução/Facebook Pátio SP | Reprodução/Facebook Pracinha do Seu Justino
O bairro boêmio, carinhosamente apelidado de Vila Madá, é um dos points mais clássicos para tomar uma cerveja e curtir um barzinho a céu aberto na capital. Música ao vivo, exibição de jogos de futebol e roda de samba não faltam por ali - sem contar que os ambientes costumam ser descolados e cheios de alegria, como todo bar deve ser.
Veja um roteiro com os melhores bares da Vila Madalena
Curtir uma das baladas que ficam na Rua Augusta
Foto: Reprodução/Facebook Blitz Haus - Fotógrafo Raul Ortigoza | Reprodução/Facebook Selva
A Rua Augusta é o tipo de rolê que não tem como dar errado se você procura por casas noturnas, músicas ecléticas e gente moderninha. São vários quarteirões sediando baladas que vão do pop ao funk e rock. Aos finais de semana, as filas se perdem em meio à multidão que transita pelos bares da região.
Comer o clássico pastel de feira
Foto: Reprodução/Facebook Pastel da Maria - Itaim | Shutterstock
Pastel de rua é puro amor - e é uma das comidas que mais define as comidas de rua da cidade. São várias barraquinhas espalhadas pelas feiras que acontecem durante a semana e final de semana na capital, mas ainda há os restaurantes especializados na delícia. Uma dica é provar o Pastel da Maria, eleito em 2010 o melhor pastel de feira pela Prefeitura.
Veja lugares para comer pastel de feira em São Paulo
Se acabar no lanche de mortadela do Mercadão
Foto: Reprodução/Facebook Mercado Municipal de São Paulo - aqui e aqui
O Mercadão é um dos passeios mais comuns para se fazer durante os finais de semana em São Paulo, principalmente por aqueles que não negam um sanduíche de mortadela suculento. As filas se formam nas barracas que servem o lanche - e acredite, é assim o dia inteiro. O sanduíche é tão gigante que é quase impossível mordê-lo inteiro!
Endereço: R. Cantareira, 306
Horário: segunda a sábado, das 6h às 18h; domingos e feriados, das 6h às 16h
Passar no Bar do Estadão e experimentar o sanduíche de pernil
Foto: Reprodução/Facebook Bar e Lanches Estadão - aqui e aqui
Os adeptos das baladas no centro da metrópole provavelmente já deram uma passadinha no Bar do Estadão durante a madrugada - fim de rolê, sabe? O boteco, de ambiente simples, é point para matar a larica. Afinal, o bar é famoso por seu lanche bem servido de pernil. O sanduíche é feito com a carne, molho de cebola, pimentão e queijo, tudo na medida certa.
Endereço: Viaduto Nove de Julho, 193
Horário: aberto 24 horas
Comprar bugigangas na 25 de março
Foto: Shutterstock
Falar sobre a capital paulista e não mencionar a agitada 25 de março é quase um insulto à cidade. Lotada de segunda a sábado, e ainda mais durante os feriados e datas comemorativas, a região é uma perdição para quem adora cosméticos, itens de decoração, bugigangas de todos os tipos e roupas. Mas sua fama de 'tem de tudo' compete acirradamente com o número de furtos e roubos que acontecem por ali - então fique esperto!
Desça na estação São Bento para acessar a 25 de março
Aproveitar uma feijoada bem servida no Sujinho
Foto: Reprodução/Google Maps | Shutterstock
O restaurante segue colecionando tradições que já passaram de 50 anos, entre os pratos clássicos do cardápio está a famosa feijoada, que rola às quartas e sábados. O 'mexido de feijão' acompanha couve, mandioca frita, torresmo e laranja; a combinação perfeita.
Endereço: Rua da Consolação, 2063, 2068, 2078
Visitar a Galeria do Rock no centro de São Paulo
Foto: Reprodução/Google Maps
A Galeria do Rock fica a poucos metros da estação República do metrô - e os roqueiros não pensam duas vezes na hora de citar o local que respira rock todos os dias como referência em São Paulo. Ali, os fãs do estilo musical - e por que não de vida? - podem encontrar relíquias de bandas, camisetas de grupos, CDs, álbuns e inúmeras lojas de roupas.
Endereço: Av. São João, 439
Horário: segunda a sábado, das 10h ás 18h
Comer em uma das cantinas do Bixiga
Foto: Reprodução/Google Maps | Shutterstock
O Bixiga é um dos bairros mais tradicionais de São Paulo e símbolo da imigração italiana no Brasil. O lugar é famoso por reunir inúmeras cantinas, perfeitas para quem busca por massas artesanais e pratos fartos. São tantas opções de restaurante que é preciso vários jantares para decidir qual é o melhor deles.
Fazer um piquenique no Parque do Ibirapuera
Foto: Shutterstock
Quem disse que não dá para aproveitar a natureza dentro de uma cidade grande? O Parque do Ibirapuera é apenas uma das paradas obrigatórias para desestressar na capital. Sua enorme extensão, que conta com lagos, pistas de skate, ciclovias, quadras esportivas e uma imensidão de grama para descansar, é contrastante quando vista de cima, seja em mirantes ou de um avião.
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana
Tomar bons drinks no Riviera Bar
Foto: Reprodução/Facebook Riviera Bar e Restaurante
Quem passa pela região da Consolação, na Avenida Paulista, provavelmente já reparou na placa contrastante e neon do Riviera, um clássico da noite paulistana. Por dentro, seu ambiente aconchegante e a bela vista das janelas impressionam logo de cara. O cardápio vai de petiscos a pratos quentes, e claro, uma carta ampla de drinks para serem degustados.
Endereço: Av. Paulista, 2584
Horário de funcionamento do bar: segunda a quarta, das 18h à 0h; quinta, das 18h à 1h; sexta, das 18h às 3h; sábado, das 18h às 3h
Garimpar no Brás e na José Paulino
Foto: Shutterstock
Se for pra falar de moda, é preciso citar a região do Brás e da José Paulino, dois pontos pra lá de importantes para os 'sacoleiros' de plantão. Ambos os lugares são sede de lojas que apostam em preços baratos para atrair seus clientes - vale uma atenção maior para a José Paulino, que é famosa por ter belos vestidos de festa por um preço acessível.
A região do Brás pode ser acessada pela linha vermelha do metrô, estação Brás. Já a José Paulino fica a poucos metros da Luz