O Museu do Futebol reabre ao público em 12 de julho, após passar por mudanças significativas em todo o espaço. Mais moderno e interativo, o museu, instalado no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu –, funcionará de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada permitida até 17h. Para celebrar este momento, a entrada será gratuita para todos os públicos nos dias 12, 13 e 14, com retirada de ingressos na bilheteria da instituição.
O projeto de renovação é a primeira grande intervenção realizada no Museu em dezesseis anos e tem o objetivo de promover atualização tecnológica, implementação de novas experiências interativas e inclusão de novos conteúdos.
Entre os destaques estão a maior presença do futebol feminino e uma nova sala em homenagem a Pelé. Além disso, o museu abriu espaço para tratar de temas contemporâneos, como diversidade, inclusão e questões raciais dentro e fora de campo.
Algumas salas foram ampliadas, outras criadas ou substituídas. Novas instalações também passaram a ocupar os 6 mil metros quadrados do Museu. O projeto contemplou recursos de acessibilidade, com ampliação dos pisos, mapas e maquetes táteis e inserção de mais conteúdos em Libras.