A Casa Mário de Andrade inaugura em 18 de janeiro dois novos espaços: um jardim focado nas crianças e um ateliê aberto às artes coletivas.
O Jardim das crianças foi inspirado nos Parques Infantis criados pela gestão de Mário de Andrade no Departamento de Cultura da Cidade de São Paulo (1935-38), espaços para crianças a partir de três anos que complementavam a educação formal por meio das artes, do esporte, alimentação e até de tratamentos médicos para os filhos e filhas da classe operária de São Paulo da época.
A partir de 18/1, às 11h, os, pequenos na primeira infância e seus cuidadores poderão brincar num ambiente arborizado e ter contato com diversas linguagens artísticas de maneira lúdica. Serão disponibilizados trocador, além de ambiente para esquentar mamadeira e refeição para os bebês.
O Jardim das crianças também receberá as atividades do Projeto Quintal, idealizado pelo Núcleo de Ação Educativa da Rede de Museus-Casas de São Paulo, da qual a Casa Mário de Andrade faz parte junto com a Casa Guilherme de Almeida e a Casa das Rosas.
Já o projeto Ateliê do Mário, que estreia em 18 de janeiro, das 10h às 17h30, convida o público a contribuir em intervenções artísticas usando a criatividade e estimulando o sentido de coletividade.
Nesta primeira ação, aberta de 18/01 a 28/02, será criado um painel colaborativo com o tema “O Carnaval e a cidade de São Paulo”, localizado na área de convivência, no qual os visitantes poderão manifestar suas sensações, vivências e relação com a festa popular e a cidade de São Paulo.
Após a atividade, os participantes podem acessar, por um QR Code, um formulário com os dados de contato, pois após o período da intervenção, o painel será publicado nas redes da Casa Mário de Andrade com o nome dos artistas.