Por ser a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul do planeta, dá para entender porque é difícil ter um momentinho de paz em São Paulo. A metrópole é conhecida como aquela que nunca dorme, lar do agito urbano e das construções de concreto. Apesar de todo caos, alguns lugares são capazes de nos transportar para bem, bem longe da civilização!
Conheça 10 lugares em São Paulo que vão fazer você se sentir bem longe da cidade:
1. Parque Estadual do Jaraguá
Shutterstock
O Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo, com 1.135 metros de altitude! Ao seu redor foi construído o Parque Estadual do Jaraguá, a fim de conservar a região. O local conta com diversos mirantes e proporciona ao visitante um incrível panorama da capital, com uma vista que alcança um raio de até 55 quilômetros. Que tal ver a cidade deste ângulo?
Parque Estadual do Jaraguá
Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Vila Chica Luisa
Telefone: (11) 3943-5222
2. Parque Estadual da Cantareira
Shutterstock
No Parque Estadual da Cantareira, localizado na Zona Norte da capital, você pode se aventurar por diversas trilhas e entrar em contato com a natureza - o local preserva parte da Mata Atlântica em seu território. Na Trilha da Cachoeira você vai se deparar com três belíssimas quedas d'água: a Cachoeira do Tombo, a Cachoeira do Engordador e a Cachoeira do Véu. Além disso, o parque conta com mirantes para se ter uma vista incrível da cidade, como o do Núcleo Pedra Grande.
Parque Estadual da Cantareira
Endereço: Rua do Horto, 1799 - Horto Florestal
Telefone: (11) 2203-3266
2. Represa de Guarapiranga
Shutterstock
A Represa de Guarapiranga, localizada na Zona Sul de São Paulo, é perfeita para a prática de esportes aquáticos! Às margens da represa existem vários clubes que oferecem aluguéis de equipamentos e aulas monitoradas. Além disso, existem oficialmente 18 praias em sua orla, todas públicas e próprias para banho. Entre as mais visitadas está a Praia do Sol, que é exclusivamente para banhistas. Existem praias específicas dedicadas à prática de esportes náuticos, como a Praia do Parque Náutico, onde é possível andar de jet ski, vela, lancha e etc.
3. Jardim Botânico
Shutterstock
Se você quer estar em meio à natureza sem sair da selva de pedra, que tal uma visita ao Jardim Botânico? O local é um dos pontos mais sossegados da capital, abrigando e preservando diversas espécies diferentes da fauna e da flora brasileira. Um lago de vitórias-régias e duas estufas características completam o paisagismo do jardim, que possibilita um momento zen em meio ao caos paulistano.
Jardim Botânico
Endereço: Avenida Miguel Estéfano, 3031 - Parque do Estado
Telefone: (11) 5067-6000
4. Área de Preservação Ambiental Capivari-Monos
Shutterstock
A Área de Preservação Ambiental Capivari-Monos, localizada na região de Parelheiros, é uma reserva florestal de 251 km² que abriga parte da Mata Atlântica. Rica em paraísos naturais e paisagens de tirar o fôlego, a região é cortada pelo rio Capivari-Monos, que permite a prática de esportes radicais, como o water trekking (trilha pelo leito do rio), o boia cross e o ducking (que é como o rafting, só que num bote menor). Além disso, também é possível praticar Stand Up Paddle, tirolesa e trilhas pela mata. Para mais informações sobre reservas e visitas com agendamento, clique aqui.
5. Horto Florestal (Parque Alfredo Lofgren)
Shutterstock
O Parque Alfredo Lofgren, popularmente conhecido como Horto Florestal, é um dos pontos mais sossegados da capital, construído com um paisagismo incrível. São diversas espécies de árvores e flores para se observar, sem mencionar a estufa e o lago, as principais atrações do local.
Horto Florestal (Parque Alfredo Lofgren)
Endereço: Rua do Horto, 931 - Horto Florestal
Telefone: (11) 2232-3117
6. Pavilhão Japonês
Shutterstock
O Pavilhão Japonês, construção inspirada no Palácio Katsura, em Quioto, é um retiro de paz e tranquilidade em meio ao Parque Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. O cenário, formado por um jardim repleto de árvores japonesas, além de um lago com carpas coloridas, é perfeito para um passeio agradável e diferente, além de ser uma alternativa ao frenesi esportivo do parque.
Pavilhão Japonês
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 3 e 10 - Parque Ibirapuera
Telefone: (11) 5081-7296
7. Parque Jardim da Luz
Shutterstock
O Parque Jardim da Luz, localizado ao lado da Pinacoteca, é o mais antigo da cidade. Apesar de não ser tão conservado quanto os parque mais modernos, o local é um tesouro de belezas naturais e obras de arte a céu aberto. Food trucks e peças de teatro ao ar livre fazem parte da programação do local.
Parque Jardim da Luz
Endereço: Praça da Luz, s/n – Bom Retiro
Telefone: (11) 3227-3545
8. Parque do Carmo
Shutterstock
O Parque do Carmo, localizado no bairro de Itaquera, foi construído em uma antiga fazenda, tão espaçosa que este é considerado o segundo maior parque da capital paulista (perdendo apenas para o Estadual da Cantareira). O local é famoso pelas suas cerejeiras, tanto que hospeda anualmente um festival dedicado a elas. O parque é o segundo lugar do mundo com a maior concentração de cerejeiras, perdendo apenas para o país de origem das árvores, o Japão.
Parque do Carmo
Endereço: Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 951 - Itaquera
Telefone: (11) 2748-0010
9. Parque da Água Branca
Shutterstock
O Parque da Água Branca, na Zona Oeste, conta com clima bem tranquilo, longe da agitação dos centros urbanos, mesmo estando localizado em uma grande avenida. Por lá, é normal encontrar galinhas, cisnes e filhotes de aves andando harmoniosamente em meio aos visitantes, coisa que dificilmente é possível em uma cidade movimentada como SP. Aos domingos o parque ainda realiza um café da manhã com produtos livres de agrotóxicos, juntamente com uma feira.
Parque da Água Branca
Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca
Telefone: (11) 3803-4200
10. Parque Ecológico do Tietê
Shutterstock
Considerado um dos lugares verdes mais completos da capital, o Parque Ecológico do Tietê oferece diversas opções de lazer para os visitantes. Para quem ama natureza, o passeio é um prato cheio, além de ser um excelente lugar para reunir os amigos e fazer um piquenique. Por lá, é possível reservar (com até 30 dias de antecedência) uma das diversas churrasqueiras ou até mesmo utilizar os quiosques cobertos. Também é possível alugar bicicletas e pedalinhos por um valor acessível.
Parque Ecológico do Tietê
Endereço: Rua Guirá Acangatara, 70 - Engenheiro Goulart
Telefone: (11) 2958-1477