Guia da Semana

Mesmo sem poder curtir as exposições presencialmente, você pode conferir as mostras online, seja nos sites das instituições ou através do Google Arts & Culture. Nesta lista, você encontra algumas das exposições virtuais de arte brasileira, seja antiga, moderna ou contemporânea, que estão em cartaz virtualmente.

Assim, o Guia da Semana lista 13 exposições de arte brasileira para curtir online. Veja:


► "QUEERENTENA"

Foto: Reprodução/Vinícius Monção

O Museu da Diversidade Sexual está em cartaz com sua primeira mostra digital, chamada “Queerentena”. A exposição traz obras de artistas LQBTI+ que foram criadas durante o período de isolamento e que discutem temáticas relacionadas ao momento. São 60 obras dos mais variados tipos, de pinturas a colagens e fotografias de artistas de todo o Brasil.

Confira aqui


► LUMINA

É possível fazer uma tour guiada pela exposição "LUMINA", do Instituto Tomie Ohtake. A visita virtual em vídeo conta com a participação da artista autora das obras, Mariana Palma.

Confira aqui


► MAM

O Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM, também segue com uma coleção de exposições virtuais em 360º. Você pode conferir algumas das mostras em parceria com o Google Arts & Culture ou pode fazer uma tour virtual por 10 exposições antigas do museu. São exposições como “Passado/Futuro/Presente: arte contemporânea brasileira no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo”, “MAM 70: MAM e MAC USP”, “Oito décadas de abstração informal”, entre outras.

Confira aqui


► #GALTAKEOVER

A cada semana, um artista toma conta do Instagram da GAL Galeria e traz um pouco de suas obras e discussões para o público. Desde o lançamento do projeto, artistas como Alisson Damasceno, Marina Tasca, Aruan Mattos & Flavia Regaldo e Carolina Botura compartilharam suas inspirações, processos criativos, colaborações e trabalhos produzidos em diversas mídias. O projeto segue até outubro - outros 18 artistas de Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Londres assumirão as postagens nas redes da GA.

Confira aqui


► ARTE DO BRASIL ATÉ 1900

Foto: windwalk / Shutterstock.com

O MASP está com uma exposição virtual muito interessante sobre a arte brasileira feita até 1900. Para além de obras, a exposição contém documentos e fotografias da época, com um recorte da pintura brasileira dos séculos 17 e 18.

Confira aqui


► CÂNDIDO PORTINARI

Um dos pintores brasileiros de maior prestígio foi Cândido Portinari, e o Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro possui uma exposição virtual sobre o incrível artista. Nela, é possível apreciar as obras do pintor que constam na coleção do museu e conhecer um pouco mais sobre a trajetória dele.

Confira aqui


► QUANDO O BRASIL AMANHECIA

Nesta exposição online do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro você encontra mais detalhes sobre duas obras específicas da arte brasileira que retratam “A Primeira Missa”: uma de Vitor Meirelles e a outra de Cândido Portinari.

Confira aqui


► CILDO MEIRELES NO INHOTIM

Na plataforma do Google, Inhotim traz uma exposição online chamada “Redimensões do olhar”, de Cildo Meireles. A mostra traz um guia auditivo que te acompanha pelas obras do artista contemporâneo.

Confira aqui


► MESTIÇO

Na plataforma do Google Arts & Culture da Pinacoteca do Estado de São Paulo é possível conferir uma exposição virtual da obra icônica “Mestiço”, de Cândido Portinari. Nela, você compreende todos os detalhes da pintura, o processo criativo e contexto.

Confira aqui


► ARTE AO AR LIVRE

Foto: Ronaldo Almeida / Shutterstock.com

Na plataforma do Inhotim online é possível conferir a exposição virtual “Arte ao Ar Livre”, com obras que ficam expostas no jardim do museu e com explicações em texto para você entender do que se trata cada uma.

Confira aqui


► IVAN SERPA – A EXPRESSÃO DO CONCRETO

Esta exposição retrospectiva traz um pouco da trajetória e história do artista carioca Ivan Serpa, considerado referência na história da arte brasileira moderna e contemporânea. Ele esteve na liderança do Grupo Frente, que protagonizou uma revolução na arte nacional através da arte concreta. No site do CCBB você pode conferir a visita guiada.

Confira aqui


► LASAR SEGALL PROCESSOS

Nesta exposição virtual, o Museu Lasar Segall de São Paulo separou detalhes sobre a história e obras mais icônicas do museu.

Confira aqui


► COLEÇÃO DE ESCULTURAS: DA REPÚBLICA À CONTEMPORANEIDADE

A exposição virtual do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro traz um pouco da história e detalhes das obras de esculturas feitas por artistas brasileiros. São obras de artistas como com Bertazzon, Victor Brecheret, Bruno Giorgio, Farnese de Andrade, Zélia Salgado, entre tantos outros.

Confira aqui

Por Lidia Capitani

Atualizado em 17 Ago 2020.