Guia da Semana

O Carnaval do Museu da Língua Portuguesa terá uma programação especial que inicia em dia 27 de janeiro e se estende até 22 de fevereiro. Ao longo deste período, haverá lançamento de samba-enredo de grupo do bairro do Bom Retiro, bloco voltado para crianças de todas as idades, oficinas de adereços e musicalização e baile para a terceira idade.

O museu, localizado na Estação da Luz, funcionará normalmente durante o Carnaval, ou seja, nos dias 10, 11 e 13 de fevereiro - às segundas-feiras, a instituição já fica fechada para manutenção. Haverá apenas uma diferença: na Quarta-Feira de Cinzas, dia 14, abrirá às 12h, e não às 9h como geralmente ocorre.

No dia 3 de fevereiro (sábado), Aninha Batucada e Babi Pacini, integrantes do Samba do Bule, oferecem a Oficina de Musicalização Infantil, a partir das 10h, no Saguão B do Museu. A ação é voltada para crianças de todas as idades e suas famílias e tem como objetivo permitir a absorção de conhecimentos musicais de forma lúdica e interativa por meio de rodas rítmicas e brincadeiras. Não há necessidade de inscrição prévia.

A oficina será o “esquenta” para a apresentação voltada para crianças de todas as idades e suas famílias do Bloco Cornucópia Desvairada. O conjunto paulistano de instrumentos de sopro e percussão, cujo repertório abrange gêneros como forró, maracatu, axé, brega e samba, vai tocar das 11h às 12h30, também Saguão B. Enquanto os ritmistas estiverem executando canções conhecidas do Carnaval, outros artistas vão realizar performances de mágica e em pernas de pau.

No sábado de Carnaval, em 10 de fevereiro, quando o Museu estará funcionando normalmente, o Núcleo Educativo realiza a Oficina de Balangandã, em uma edição especial do projeto Estação Férias. Os educadores vão ensinar como criar este que é um dos adereços mais conhecidos do Carnaval brasileiro e explicar a origem da palavra “balangandã”, relacionada à presença das línguas bantu no país. Uma ótima dica para quem for aproveitar as dezenas de blocos em São Paulo fantasiado. Gratuita, a atividade vai acontecer das 13h às 14h30, no Saguão B, sem necessidade inscrição prévia.

Para fechar a programação do Carnaval do Museu, o projeto Falas do Corpo, voltado principalmente para pessoas com mais de 60 anos, promove um Baile da Melhor Idade com muito samba, axé music e marchinhas. A festa está marcada para 22 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 14h, no Saguão B.

Exposição principal e mostra temporária Essa nossa canção

Para quem decidir entrar nos espaços expositivos do Museu, vale ficar atento nas experiências que contêm conteúdos relacionados ao Carnaval.

Na exposição principal, a experiência Falares, que revela a diversidade da língua portuguesa falada no Brasil por meio de depoimentos de pessoas de todos os cantos do país, há indivíduos falando de maracatu, manifestação cultural do Carnaval pernambucano, e ainda a presença de nomes como a sambista Alcione, homenageada pela escola de samba Mangueira em 2024.

Na Praça da Língua, espécie de planetário das palavras, é possível ouvir marchinhas de Lamartine Babo. Na experiência Português do Brasil, linha do tempo sobre a história da língua portuguesa falada no Brasil, há vídeos de Cartola, Carmen Miranda, Aracy de Almeida e Dorival Caymmi, figuras fundamentais para a música e o Carnaval brasileiros.

Já na mostra temporária Essa nossa canção, que relaciona a língua portuguesa com a canção popular brasileira, os destaques são as performances de Teresa Cristina e Juçara Marçal. A primeira canta “Pelo telefone” (Donga), considerado o primeiro samba gravado, e Juçara Marçal empresta a sua voz para “Sinal fechado”, um dos sucessos de Paulinho da Viola, cuja trajetória artística se mistura com a da tradicional escola de samba Portela.


Confira a programação do Museu da Língua Portuguesa no Carnaval 2024:

Lançamento do samba-enredo do Cordão do Bule
Dia 27 de janeiro (sábado), às 15h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa Grátis

Oficina de Musicalização Infantil
Dia 3 de fevereiro (sábado), às 10h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa Grátis – sem necessidade de inscrição prévia

Bloco Cornucópia Desvairada
Dia 3 de fevereiro (sábado), das 11h às 12h30 No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa Grátis

Oficina de Balangandãs
Dia 10 de fevereiro (sábado de Carnaval), das 13h às 14h30 No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis

Falas do Corpo – Baile de Carnaval da Terceira Idade
Dia 22 de fevereiro (quinta-feira), às 14h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis

Exposição principal + mostra temporária Essa nossa canção
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
No dia 14/2 (Quarta-Feira de Cinzas), das 12h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/68203


SERVIÇO

Museu da Língua Portuguesa
Endereço:
Praça da Língua, s/no - Luz – São Paulo

Atualizado em 2 Fev 2024.