Guia da Semana

Com ciclovias e serviços de aluguel de bicicleta se popularizando, São Paulo está cada vez mais se tornando uma cidade bike friendly! Para fugir do trânsito caótico dos carros e da lotação dos transportes públicos, as duas rodas acabam sendo a melhor opção para o paulistano chegar onde precisa.

Quer conhecer estabelecimentos acessíveis e que têm até estacionamento e benefícios para quem vai de bicicleta? Confira este roteiro de 11 lugares bikefriendly em São Paulo e saia pedalando por aí:

1. Aro 27 Bike Café


Reprodução/Instagram @aro27bikecafe | Reprodução/Instagram @aro27bikecafe

O Aro 27 é um café e bikeshop localizado em Pinheiros, a apenas 50 metros do Largo da Batata (onde você encontra um ponto de Bike Sampa, as famosas bicicletas alugáveis patrocinadas pelo Itaú). O local oferece estacionamento, chuveiro, vestiário, toalhas e armário, por meio de diversos pacotes. Alguns valores ainda incluem serviços de manutenção na bike, como verificação de freios, por exemplo. Quem for de bicicleta, patins ou skate ganha 5% de desconto nas comidinhas de bistrô.

Aro 27 Bike Café

Endereço: Rua Eugênio de Medeiros, 445 - Pinheiros
Telefone: (11) 2537-1918

2. Peixaria Bar e Venda


Reprodução/Instagram @peixariabarevendaoficial | Reprodução/Instagram @peixariabarevendaoficial

Com ambiente rústico, colorido e mesas na calçada para acomodar os seus clientes, o Peixaria Bar e Venda é conhecido na Vila Madalena pelos pescados fresquíssimos e caipirinhas de pote. É difícil não se sentir um pouquinho mais perto do litoral num ambiente como este - as cadeiras de praia e a cerveja de garrafa, que chega na mesa num isopor cheio de gelo, dão o tom descontraído ao local. A duas quadras dali, na Rua Horácio Lane (lateral do Cemitério São Paulo Cardeal), o ciclista encontra um ponto do Bike Sampa, com as bicicletas laranjas do Itaú para alugar e/ou devolver.

Peixaria Bar e Venda

Endereço: Rua Inácio Pereira da Rocha, 112 - Vila Madalena
Telefone: (11) 2589-3963

3. KOF - King Of the Fork


Reprodução/Instagram @kingofthefork | Reprodução/Instagram @kingofthefork

O King Of the Fork, conhecido apenas por KOF pelos íntimos, esbanja conforto em seu ambiente aconchegante e mesas ao ar livre. A ciclovia da Rua Arthur de Azevedo, em Pinheiros, passa bem em frente ao estabelecimento, que também conta com paraciclo para os clientes estacionarem sua bike enquanto degustam cafés, cervejas, lanches e outras delícias do cardápio. O nome da casa é uma homenagem ao prêmio de ciclismo King of the Mountain, dedicado ao melhor ciclista em provas de subida. Também tem lojinha de acessórios para dar uma turbinada na bike.

KOF - King Of the Fork

Endereço: Rua Artur de Azevedo, 1317 - Pinheiros
Telefone: (11) 2533-9391

4. Sesc Paulista


Roberto Assem/Divulgação Sesc Paulista (via assessoria)

Inaugurado em maio de 2018 no cartão-postal mais famoso da cidade, o Sesc Paulista conta com 17 andares e dois subsolos dedicados às atividades já conhecidas da instituição, recebendo eventos culturais, tecnológicos e esportivos. O que chama a atenção dos visitantes é o café instalado em sua cobertura, com vista panorâmica de SP. No térreo, o ciclista encontra ganchos e paraciclos para guardar suas bicicletas, e para chegar é só utilizar a extensa ciclovia da Avenida Paulista.

Sesc Paulista

Endereço: Avenida Paulista, 119 - Bela Vista
Telefone: (11) 3170-0800

5. Santo Pão Boulangerie


Reprodução/Instagram @sto.pao | Reprodução/Instagram @sto.pao

A Santo Pão é uma boulangerie dedicada para quem ama café da manhã a qualquer hora do dia. A casa oferece tanto lanches que já são tradicionais em padarias, como mistos quentes e pães na chapa, quanto pratos mais incrementados, como o Croque Madame e os Ovos Mexidos cremosos com mix de cogumelos. A poucos metros dali, na Rua Oscar Freire, existe um ponto do Bike Sampa, para alugar ou devolver as bicicletas laranjas do Itaú.

Santo Pão Boulangerie

Endereço: Rua Padre João Manuel, 968 - Jardim Paulista
Telefone: (11) 2309-5594

6. Paribar


Reprodução/Instagram @restparibar | Reprodução/Instagram @restparibar

Com mesas na calçada e uma ciclovia que passa pela fachada do bar, o Paribar é uma experiência agradável para todos os públicos no coração da cidade. Situado na Praça Dom José Gaspar, o local oferece desde drinks nostálgicos, como Caju Amigo e Rabo de Galo, até coquetéis contemporâneos com gim, tequila e saquê. Quem chega pedalando ainda pode desfrutar de um desconto de 10% no brunch, que é servido apenas aos domingos.

Paribar

Endereço: Praça Dom José Gaspar, 42 - República
Telefone: (11) 3159-0219

7. Benzina Bar


Reprodução/Instagram @benzina.bar | Reprodução/Instagram @benzina.bar

Dos mesmos sócios da rede de hamburguerias Bullguer, o Benzina Bar abriu as portas na Vila Madalena com uma pegada descontraída, acessível e moderna. O foco da casa, instalada em um casarão antigo do bairro, é a carta de drinks, que traz opções clássicas e autorais com um precinho democrático. Vale ressaltar que a taxa de serviço não é cobrada e que o bar conta com comandas individuais pré-pagas, recarregáveis no caixa ou vinculáveis a um cartão de crédito. Na Rua Wisard, com a qual o bar faz esquina, existe um ponto Sampa Bike para quem quiser ir/voltar com as bikes do Itaú.

Benzina Bar

Endereço: Rua Girassol, 396 - Vila Madalena
Telefone: (11) 3031-1780

8. Red Bull Station


Reprodução/Facebook Red Bull Station | Reprodução/Facebook Red Bull Station

O Red Bull Station ocupa um edifício de 1926 tombado como patrimônio histórico, onde antigamente funcionava a subestação de energia Riachuelo, desativada em 2004. O prédio reabriu as portas em outubro de 2013, trazendo muita programação musical e cultural gratuita aos paulistanos! São cinco andares que contam com programas permanentes de residências e ocupações, além de uma cafeteria a preços acessíveis, um terraço com fonte luminosa e um estúdio de música. O bicicletário é grátis para quem vier pedalando!

Red Bull Station

Endereço: Praça da Bandeira, 137 - Centro
Telefone: (11) 3107-5065

9. VOID General Store


Reprodução/Instagram @_mauriciomafra | Reprodução/Instagram @karolices

A Void General Store veio do Rio de Janeiro para abrir suas portas em Pinheiros, a primeira unidade do bar/loja em São Paulo. Localizado no Largo da Batata, onde o ciclista encontra um ponto de aluguel do Bike Sampa, o local é uma opção de happy hour descolado e alternativo, com ambiente industrial, rooftop e espaço a céu aberto nos fundos. Além de tomar bons drinks e se deliciar com as comidinhas do cardápio (o bolovo já fez a sua fama), o visitante pode comprar roupas e acessórios de marcas nacionais e grifes locais. O bar tem poucos lugares para sentar, por isso a calçada está sempre lotada de gente!

Void General Store

Endereço: Rua Martim Carrasco, 56 - Pinheiros
Telefone: (11) 3031-0088

10. Boca de Ouro


Reprodução/Facebook Bar Boca de Ouro | Shutterstock

O Boca de Ouro é um barzinho em Pinheiros com espírito de boteco, mas que conserva a alma de soul e rock na música ambiente. O local é famoso pelo seu tradicional bolovo, este bolinho de carne frito com um ovo de gema mole no centro, muito requisitado durante o happy hour. Na mesma rua do bar, a Cônego Eugênio Leite, é possível alugar e/ou devolver as bikes do Itaú, num ponto do Bike Sampa.

Bar Boca de Ouro

Endereço: Rua Cônego Eugênio Leite, 1121 - Pinheiros
Telefone: (11) 4371-3933

11. Praça Velorama


Reprodução/Instagram @v_e_l_o_r_a_m_a | Reprodução/Instagram @v_e_l_o_r_a_m_a

A Praça Velorama é um espaço multicultural localizado no Jardim Europa, dedicado aos ciclistas e seus simpatizantes em SP. Por lá, o visitante encontra mesas de madeira - para trabalhar ou tomar uma com os amigos -, além de bar, loja de acessórios para bike, aluguel de bicicletas elétricas e banheiros. Aos finais de semana, o espaço recebe eventos, com food trucks e barraquinhas de comida.

Praça Velorama

Endereço: Rua Groenlândia, 848 - Jardim Europa

Foto de capa: Shutterstock | Reprodução/Instagram @v_e_l_o_r_a_m_a

Da espanhola à coreana: mais de 100 points gastronômicos em SP para conhecer diferentes tipos de culinária

Que tal rodar pelas cozinhas do mundo inteiro sem sair de SP?

Dos grandes nomes da pintura a obras interativas: 12 museus em São Paulo que valem muito a sua visita

Um passeio cultural imperdível para quem gosta de ver de perto obras de arte renomadas, históricas e deslumbrantes

11 lugares para prolongar o café da manhã e tomar um brunch caprichado em São Paulo

Que tal curtir as manhãs preguiçosas dos finais de semana com muita comida boa?

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 18 Out 2019.