20 passeios surpreendentes para fazer em São Paulo
Cansado de fazer sempre as mesmas coisas? Confira um roteiro diferente!.
Fotos: Marcos Santos (via assessoria do Museu de Zoologia da USP) | T photography/Shutterstock | Ana Schad (via BM Comunicação)
Todo mundo sabe que na cidade de São Paulo existem inúmeros passeios incríveis e que combinam com todos os tipos e estilos de pessoas. Porém, na prática, essa diversidade não é tão aguçada assim. Afinal, é bastante comum ver as pessoas indo sempre nos mesmos lugares e fazendo sempre as mesmas coisas. Seja por não saber o que fazer e até mesmo por falta de tempo, muitas vezes perdemos a oportunidade de conhecer lugares novos e surpreendentes.
Para te incentivar a explorar a cidade por outro ângulo, Guia da Semana reuniu 20 passeios surpreendentes para fazer em São Paulo. Confira:
Biblioteca Parque Villa-Lobos
Além de oferecer livros para empréstimos e ambientes para estudo, a Biblioteca Parque Villa-Lobos também conta com uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão. Ocupando uma área de quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos, o espaço prepara todos os meses uma programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos.
Endereço: Av. Queiroz Filho, 1205 - Alto de Pinheiros
Continua depois da publicidade
Museu de Zoologia da USP
Localizado em um casarão da década de 1940, o Museu de Zoologia da USP oferece exposições de longa duração, temporárias e itinerantes. O espaço abriga uma das maiores coleções do mundo sobre a fauna brasileira. Há também uma biblioteca com mais de 70 mil itens de acervo, entre teses, periódicos e mapas.
Endereço: Av. Nazaré, 481 - Ipiranga
Vila Itororó
Exótica, singular, pitoresca e surreal são alguns dos adjetivos que há quase um século têm sido associados à Vila Itororó, construída em 1920. Hoje, o espaço abriga um centro cultura, com exposições, shows e outras atrações artísticas.
Endereço: R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista
Casa das Caldeiras
Com tijolos e chaminés que remetem à memória viva do período em que São Paulo se transformou numa metrópole, a Casa das Caldeiras é hoje um dos lugares mais diferentes da cidade pra curtir um passeio ao ar livre. Atualmente, abria o bar Nu i Cru, que reúne jovens descolados da capital.
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 2000 - Água Branca
Instituto Butantan
O público que visita o Instituto, além dos serpentários, com mais de sessenta espécies brasileiras, aranhas e escorpiões, pode também desfrutar do parque com suas árvores raras e grandes alamedas. Além disso, o complexo conta com dois museus: o Museu do Instituto Butantan e o Museu Histórico.
Endereço: Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã
Museu das Ilusões
Inspirado nos principais museus de ciências e de ilusão de ótica do mundo, o Museu das Ilusões é o primeiro do gênero na América Latina. Além de entreter o público com momentos fora da realidade, de forma lúdica, interativa e divertida, o espaço traz conhecimentos sobre ilusões visuais, mensagens subliminares e a relação entre tempo, espaço e consciência.
No bairro do Morumbi, na área da antiga Fazenda de Chá Muller Carioba, fica o Instituto Bardi. O local era a casa da arquiteta Lina Bo Bardi e foi transformado em instituto após sua morte. A Casa de Vidro – considerada um dos ícones da arquitetura modernista no Brasil – impressiona por sua beleza.
Endereço: R. Gen. Almério de Moura, 200 - Morumbi
Catedral Russa de São Nicolau
O bairro da Liberdade possui uma preciosa igreja, pouco conhecida pelos paulistanos: a Catedral Ortodoxa Russa de São Nicolau. Além da casa paroquial, o local abriga um ossário onde estão sepultados os restos mortais de muitos dos pioneiros russos que chegaram à capital.
Endereço: R. Tamandaré, 710 - Liberdade
Viveiro Manequinho Lopes
Poucos sabem, mas o Parque Ibirapuera abriga o Viveiro Manequinho Lopes, espaço de produção de mudas para plantio em áreas públicas da cidade. O local possui coleções vivas de espécies vegetais com um rico acervo de 200 espécies diferentes de plantas
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1288 - Parque do Ibirapuera
Planetário do Ibirapuera
Fundado em 1957, o Planetário do Ibirapuera foi o primeiro planetário aberto ao público do Brasil. Localizado no famoso parque que é cartão postal paulista, é um importante patrimônio histórico, científico e cultural da cidade.
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 10 - Ibirapuera
Sala São Paulo
Localizada no centro da capital paulista, a Sala São Paulo é uma das mais modernas e bem equipadas salas de concerto do mundo. O local é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e conta com capacidade para 1.484 lugares.
Entre os bares temáticos de São Paulo, chama atenção o Fantasmagória, reduto do terror em Pinheiros, Zona Oeste da capital. Ambiente, decoração e cardápio são inspirados em clássicos do gênero, como "Sexta-Feira 13" e "Halloween". Na carta de drinks, há coquetéis autorais, todos temáticos e com referências ao terror.
Endereço: R. Inácio Pereira da Rocha, 15 – Pinheiros
Cripta da Catedral da Sé
Embora a Catedral da Sé seja um dos principais cartões postais do centro de São Paulo, pouca gente sabe que, escondida abaixo do piso do altar, há uma cripta que abriga os restos mortais de personagens importantes da história da cidade - em um espaço de 619 metros quadrados e 7 metros de altura. A visita é gratuita e aberta ao público, mediante agendamento.
Endereço: Praça da Sé, s/n – Centro Histórico
Mosteiro De Sao Bento
Com mais de 400 anos de história, o Mosteiro de São Bento marca o centro da cidade e o local de fundação da cidade. A fachada esconde um interior deslumbrante, com vitrais, mosaicos, pinturas e esculturas que decoram a igreja.
Endereço: Largo São Bento, s/n - Centro Histórico de São Paulo
Bar dos Arcos
Nas fundações do Theatro Municipal, com seus arcos, paredes de tijolo e balcões iluminados, está o Bar dos Arcos. Além do ambiente, que já é boa razão para a visita, o local é conhecido pela ótima carta de drinks, preparada pela mixologista Michelly Rossi.
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n - República
N2 Extreme Gelato
Com unidades em 12 países, a N2 Extreme Gelato oferece receitas preparados com nitrogênio líquido, que resfria o ingrediente e o transforma em sorvete. Além de escolher a base, o cliente opta por diferentes sabores para combinar: Morango, Paçoca, Cheesecake e Doce de Leite são algumas das opções.
Endereço: R. Bela Cintra, 1785 - Cerqueira César
Parque Estadual do Jaraguá
O Parque Estadual do Jaraguá fica localizado na região noroeste de São Paulo e abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica dentro da capital. Por lá, há trilhas para todos os estilos e gostos: desde as mais leves até as que exigem mais pique e que levam até o topo de montanhas. A vista panorâmica de São Paulo faz lugar um incrível destino de ecoturismo sem precisar sair da capital.
Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539
Museu Catavento
O Museu Catavento é um incrível passeio para as crianças e até mesmo para os adultos que gostam de se divertir enquanto aprendem. O Museu de Ciências está localizado no centro da cidade em um edifício construído em 1924, que já abrigou a prefeitura da cidade até 2004.
Endereço: Pq. Dom Pedro II - Av. Mercúrio, s/n - Brás
Bar do Cofre
No subsolo do Farol Santander, está o Bar do Cofre. O lugar onde eram guardados itens valiosos da nata paulistana é agora um dos bares mais interessantes para se visitar em São Paulo.
Endereço: R. João Brícola, 24 - Centro Histórico de São Paulo
Noite Animal no Zoológico de São Paulo
Nessa experiência inédita, o visitante poderá caminhar pelo zoológico por meio de um trajeto único e delimitado para conhecer apenas animais que possuem hábitos crepusculares ou noturnos,
como os grandes e pequenos felinos, lobo-guará, corujas, serpentes, entre outros animais.