25 passeios gratuitos em São Paulo que realmente valem a pena
Confira uma seleção grátis para aproveitar São Paulo como você nunca viu.
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock
Democrática, São Paulo conta com diversos passeios gratuitos. Mesmo quando o orçamento é baixo, é possível se divertir e se encantar na capital - e as opções vão de atrações culturais a parques e muito verde. Animou?
Confira 25 passeios gratuitos em São Paulo que realmente valem a pena!
Viveiro Manequinho Lopes
Poucos sabem, mas o Parque Ibirapuera abriga o Viveiro Manequinho Lopes, espaço de produção de mudas para plantio em áreas públicas da cidade. O local possui coleções vivas de espécies vegetais com um rico acervo de 200 espécies diferentes de plantas
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1288 - Parque do Ibirapuera
Continua depois da publicidade
Parque Ibirapuera
Desde 1954, o Parque Ibirapuera recebe paulistanos das mais diversas regiões. E não é para menos: por lá, além do verde, você encontra ciclovia, pista de skate, quadras esportivas e diversos museus, alguns deles com entrada gratuita.
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana
Visita Guiada ao Theatro Municipal de São Paulo
Inaugurado em 1911, o Theatro Municipal de São Paulo é um dos edifícios mais belos e icônicos da capital. As visitas guiadas ao espaço, sempre gratuitas, são uma oportunidade única para conhecer as curiosidades por trás do palco.
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n - República
Visita Guiada ao Edifício Matarazzo
Conhecer o histórico Edifício Matarazzo, sede do governo municipal de São Paulo, é uma oportunidade imperdível de ver a cidade por outro ângulo. Os roteiros passam pelo terceiro andar e pelo jardim na cobertura do prédio, onde há belos mirantes da cidade - saiba mais aqui!
Endereço: Viaduto do Chá, 15 - Centro Histórico
Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Ponto de encontro de jovens em São Paulo, o CCSP oferece diversas experiências em um único local. Por lá, há áreas de convivência (incluindo um charmoso rooftop), uma biblioteca, café e programação cultural agitada - tudo de graça.
Endereço: R. Vergueiro, 1000 - Liberdade
Museu de Zoologia da USP
Localizado em um casarão da década de 1940, o Museu de Zoologia da USP oferece exposições de longa duração, temporárias e itinerantes. O espaço abriga uma das maiores coleções do mundo sobre a fauna brasileira. Há também uma biblioteca com mais de 70 mil itens de acervo, entre teses, periódicos e mapas.
Endereço: Av. Nazaré, 481 - Ipiranga/Shutterstock
Biblioteca de São Paulo
Com entrada gratuita e programação diversificada, a Biblioteca de São Paulo oferece conteúdo em formatos variados, para todos os gostos e idades. O espaço está localizado no Parque da Juventude, outra boa opção de passeio gratuito na capital.
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana
Parque Estadual do Jaraguá
Um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da região metropolitana de São Paulo, o Parque Estadual do Jaraguá é ótima pedida para um passeio ao ar livre, com áreas verdes de tirar o fôlego e um incrível mirante com vista privilegiada para a cidade.
Endereço: R. Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Vila Chica Luisa
Beco do Batman
Entre vielas e travessas, o Beco do Batman é um paraíso de cores no coração da Vila Madalena. Atraindo milhares de turistas anualmente, o local conta com um belíssimo acervo de arte de rua paulistana.
Endereço: R. Medeiros de Albuquerque, 82-154 - Vila Madalena
Mosteiro São Bento
Com mais de 400 anos de história, o Mosteiro de São Bento marca o centro da cidade e o local de fundação da cidade. A fachada esconde um interior deslumbrante, com vitrais, mosaicos, pinturas e esculturas que decoram a igreja.
Endereço: Largo São Bento, s/n - Centro Histórico de São Paulo
Cinemateca Brasileira
Responsável pela preservação e promoção da produção audiovisual do Brasil, a Cinemateca Brasileira conta com um riquíssimo acervo do cinema nacional. E o melhor: toda a programação é gratuita!
Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino
Biblioteca Mário de Andrade
Fundada em 1925 como Biblioteca Municipal de São Paulo, é a maior biblioteca pública da cidade e a segunda maior biblioteca pública do país! Atualmente, o espaço também recebe atrações culturais imperdíveis.
Endereço: R. da Consolação, 94 - República
Domingo no Minhocão
Outra boa pedida de passeio gratuito na capital é aproveitar um domingo no Minhocão, que abre ao público das das 7h às 21h45. Por lá, é comum ver paulistanos aproveitando o dia para praticar esportes e passeando por pets.
Endereço: Elevado Presidente João Goulart
Domingo na Avenida Paulista
Fechada para carros aos domingos, das 10h às 16h, a Avenida Paulista torna-se boa pedida para um passeio ao ar livre. Aproveite o dia para andar de bicicleta, caminhar pelo Parque Trianon ou conhecer alguns dos museus com entrada gratuita, como a Japan House, Itaú Cultural, IMS Paulista e Centro Cultural Fiesp.
Sesc Pompeia
Com sua arquitetura única e diversas atrações culturais, em sua maioria gratuitas, o Sesc Pompeia também conta com um espaço agradável para relaxar e curtir o dia. Imperdível!
Endereço: R. Clélia, 93 - Água Branca
Japan House
O espaço dedicado à cultura nipônica leva ao público exposições, oficinas, uma extensa biblioteca e muita tecnologia. Oportunidade imperdível para mergulhar na cultura japonesa sem pesar no bolso.
Endereço: Av. Paulista, 52 - Bela Vista
Casa das Rosas
Cartão postal da Avenida Paulista, a Casa das Rosas dedica seus espaços à divulgação e preservação da poesia e literatura. Com entrada gratuita e um belo espaço a céu aberto é, também, uma ótima opção de passeio ao ar livre.
Endereço: Av. Paulista, 37 - Bela Vista
Museu das Favelas
Inserido no Palácio dos Campos Elíseos, o Museu das Favelas nasce de um processo colaborativo com pessoas que vivenciam o cotidiano das favelas, com atividades culturais e educativas voltadas, todas 100% gratuitas - um passeio diferente e imperdível.
Endereço: Av. Rio Branco, 1269 - Campos Elíseos
Parque Jardim da Luz
Entre o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca de São Paulo está o Parque Jardim da Luz, tombado como patrimônio histórico da capital. Em seus 113,3 metros quadrados, há áreas de estar para piqueniques, além de espelhos d’água, mirante, lagos e até esculturas de artistas como Lasar Segall e Leon Ferrari!
Endereço: Praça da Luz, s/n - Bom Retiro
Parque Augusta
Refúgio em pleno centro de São Paulo, o Parque Augusta reúne jovens e moradores da região. Por lá não há pista de corrida nem de ciclismo: a ideia é um passeio tranquilo e gratuito, como um piquenique na extensa área verde sob as árvores.
Endereço: R. Augusta, 200 - Consolação
Parque da Aclimação
Além das inúmeras atividades disponíveis no Parque da Aclimação, há um imenso gramado, onde paulistanos amam reunir os amigos e família para fazer um piquenique. O local ainda abriga uma concha acústica, jardim japonês com espelho d’água, aparelhos de ginástica, entre outros.
Endereço: R. Muniz de Sousa, 1119 - Aclimação
Praça do Pôr do Sol
A Praça Pôr do Sol, localizada no bairro de Pinheiros, recebe diariamente jovens de todos os cantos só para ver o sol se pôr na Zona Oeste da cidade. O visual é de tirar o fôlego!
Endereço: Rua Desembargador Ferreira França, S/N, Alto De Pinheiros
Instituto Tomie Ohtake
O Instituto Tomie Ohtake, inaugurado em 2001, é um centro cultural que apresenta exposições de arte de destaque nacional e internacional. O melhor? A entrada é gratuita em todos os dias da semana!
Endereço: R. Coropé, 88 - Pinheiros
Centro Cultural Banco do Brasil
O edifício, construído em 1901, foi comprado em 1923 pelo Banco do Brasil. Hoje em dia, funciona um dos centros culturais mais importantes da capital, com exposições e outras atividades gratuitas.
Endereço: R. Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico
Bairro da Liberdade
Um pedacinho do Japão no Brasil, o bairro da Liberdade proporciona uma viagem sem sair da capital. Desvendar suas ruas é sempre uma boa pedida de passeio, principalmente aos finais de semana, quando acontece a tradicional feira da Praça da Liberdade.
Guia da Semana Premium - Nossa melhor forma!
Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!