21 museus imperdíveis para visitar em São Paulo pelo menos uma vez na vida
Confira nossa lista e programe seu próximo passeio cultural.
Fotos: Yoshiya Kusamura/Shutterstock.com | Ines Sacramento/Shutterstock.com | robert napiorkowski/Shutterstock.com
A cidade de São Paulo respira cultura e nós podemos provar! Se você procura uma nova exposição para verou apenas um passeio diferente para o fim de semana, com certeza não faltam opções para explorar. Mas por onde começar?
Selecionamos 21 museus imperdíveis em São Paulo que valem a sua visita pelo menos uma vez na vida! Tem alternativas para todos os gostos e em diversos bairros. Confira:
MASP
Um cartão-postal que é marca registrada da Avenida Paulista, hoje o Museu de Arte de São Paulo (MASP) conta com uma coleção que reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.
Continua depois da publicidade
Itaú Cultural
O Itaú Cultural é um instituto voltado para a pesquisa e a produção de conteúdo. O espaço oferece eventos como exposições, mostras audiovisuais, espetáculos de dança e teatro, shows, seminários e cursos; todos gratuitos. Ele também fica na região da Avenida Paulista.
MIS
O Museu da Imagem e do Som (MIS) possui mais de 200 mil itens, como fotografias, câmeras, filmes, vídeos e cartazes. Além de grandes exposições nacionais e internacionais – diversas delas imersivas e interativas –, oferece uma variedade de programas culturais, com eventos em todas as áreas e para todos os públicos.
Farol Santander
Localizado no centro de São Paulo, ao lado do Mosteiro de São Bento, o Farol Santander (antigo Edifício Banespa) conta com um acervo de memória fixo e exposições em exibição por tempo limitado.
Pinacoteca
A Pinacoteca de São Paulo é um museu centenário que ocupa o centro da cidade. Sua coleção conta com cerca de 11 mil peças, dentre as quais estão trabalhos de importantes artistas como Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, Oscar Pereira da Silva, entre outros.
Museu do Futebol
Parada obrigatória para quem gosta do esporte, o Museu do Futebol está localizado numa área de 6.900 m² no avesso das arquibancadas do Estádio do Pacaembu. A exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e cultura.
Fundação Maria Luisa e Oscar Americano
Preservando a natureza, reunindo peças e documentos ligados à história do Brasil, realizando cursos, concertos e outras atividades culturais, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano oferece aos visitantes um panorama do passado e do presente do País. O espaço está localizado no bairro do Morumbi.
Museu Catavento
O Museu Catavento foi inaugurado com a missão de aproximar crianças, jovens e adultos do mundo científico. As exposições sempre são apresentadas de forma interativa para fazer da visita uma prazerosa viagem ao conhecimento e despertar a curiosidade das pessoas.
Museu Afro Brasil
Localizado em um edifício projetado por Oscar Niemeyer, dentro do mais famoso parque da cidade - o Parque Ibirapuera -, o Museu Afro Brasil destaca a perspectiva africana na formação do patrimônio, identidade e cultura brasileira, celebrando a Memória, História e Arte.
Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira (MCB) fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima e tem como foco as questões da morada brasileira pelo viés da arquitetura e do design. Vale também reservar um tempinho para visitar os belos jardins e o restaurante do espaço.
Japan House
A Japan House, espaço dedicado à cultura nipônica, fica na Avenida Paulista. A casa, que traduz perfeitamente o Japão do século 21 e também mostra as raízes e tradições do país, oferece ao público exposições, oficinas, gastronomia oriental, uma extensa biblioteca e muita tecnologia.
Museu da Língua Portuguesa
Valorizar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo. Foi com esses objetivos que nasceu o Museu da Língua Portuguesa. Localizado na Estação da Luz, ele combina novas experiências audiovisuais e instalações marcantes em seu espaço.
Memorial da América Latina
O Memorial da América Latina é museu, teatro, galeria de artes, fórum de pesquisas científicas e acadêmicas e centro de eventos; tudo isso ao mesmo tempo e em um mesmo lugar. Mais um cartão-postal da cidade que abriga uma obra de Oscar Niemeyer.
Museu da Imigração
O Museu da Imigração do Estado de São Paulo preserva a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes do Brás. Ele fica localizado no tradicional bairro da Mooca.
IMS Paulista
Além das áreas para exposições, com mais de 1200 metros quadrados, o IMS (Instituto Moreira Salles) Paulista conta também com um cineteatro – onde acontecem mostras de filmes, eventos musicais, seminários e debates –, uma biblioteca de fotografia, livraria, mirante e café.
MIS Experience
O amplo espaço foi pensado para oferecer experiências únicas com foco em exposições imersivas. O MIS Experience está localizado no bairro da Água Branca.
Casa das Rosas
A Casa das Rosas é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizado na Avenida Paulista, o espaço conta com uma programação bem diversificada.
Casa Museu Ema Klabin
Fundação Cultural Ema Gordon Klabin é uma instituição sem fins lucrativos que busca a promoção e divulgação de atividades de caráter cultural, artístico e científico, além da transformação da residência de Ema Gordon Klabin em museu aberto à visitação pública. Os jardins do espaço são uma verdadeira atração à parte!
MAM
Sua coleção possui mais de 5 mil obras produzidas pelos nomes mais representativos da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. O Museu de Arte Moderna de São Paulo fica dentro do Parque Ibirapuera.
Museu de Arte Sacra de São Paulo
O acervo do museu começou a ser formado por Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo, que a partir de 1907 passou a recolher imagens sacras de igrejas e pequenas capelas. O Museu de Arte Sacra de São Paulo fica no centro da cidade.
Museu do Ipiranga
O Museu do Ipiranga fechou em 2013 para restauro, ampliação e modernização. O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890. A reabertura para o público em geral está marcada para o dia 8 de setembro, a partir das 11h. O museu funcionará de terça a domingo, e no mês de setembro, seguirá em esquema de soft opening - de 8 a 11 de setembro, das 11h às 16h; a partir do dia 13 de setembro, das 11h às 17h.