Centro Histórico: 15 lugares cheios de história para conhecer no coração de São Paulo
Do Pateo do Collegio ao Mercadão, confira locais essenciais para conhecer a história da capital.
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock
De edifícios imponentes a museus fascinantes, o Centro Histórico de São Paulo reserva surpresas e memórias que encantam moradores e turistas. Que tal desvendar algumas delas?
Para te ajudar, Guia da Semana reuniu 15 lugares cheios de história para conhecer no Centro Histórico de São Paulo!
Pateo do Collegio
Em meio aos arranha-céus do centro da capital paulista, o Pateo do Collegio, berço dessa que se tornou uma das maiores metrópoles do mundo, foi o local onde São Paulo nasceu, em 1554.
Endereço: Praça Pateo do Collegio, 2
Continua depois da publicidade
Mosteiro da Luz
Considerada a mais importante construção arquitetônica colonial do século 18 em São Paulo, o Mosteiro da Luz foi construído em 1579 com a fundação da Igreja de Nossa Senhora da Luz. Lá também está localizado o Museu de Arte Sacra de São Paulo, com representativos acervos do patrimônio sacro brasileiro.
Endereço: Av. Tiradentes, 676
Parque da Luz
Fundado em 1825, o Parque da Luz é o mais antigo parque público de São Paulo. Cercado por diversas espécies da flora brasileira, o espaço conta com playground, espelhos d’água, equipamento de ginástica, pista de cooper, áreas de estar, lagos, chafariz e muito mais.
Endereço: Praça da Luz, s/n
Sala São Paulo
Fundada em 1999, a Sala São Paulo é uma das mais modernas e bem equipadas salas de concerto do mundo. Atualmente, é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e tem capacidade para 1.484 lugares, além de 22 camarotes.
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16
Largo São Francisco
Fundado em 1827, o Largo São Francisco abriga alguns marcos da história paulistana, além da Faculdade de Direito da USP, e é considerado o principal conjunto de arquitetura barroca da cidade de São Paulo.
Endereço: Largo São Francisco, 95
Mosteiro de São Bento
Considerado um dos principais monumentos de arte colonial do país, o Mosteiro de São Bento foi fundado em 1590 e é parada obrigatório do roteiro histórico de São Paulo.
Endereço: Largo São Bento, s/n
Pinacoteca de São Paulo
Fundada em 1905, a Pinacoteca de São Paulo é um dos mais antigos e importantes museus da cidade. Atualmente, é dividida em Edifício Pina, Pina Estação e Pina Contemporânea.
Endereço: Praça da Luz, 2 - Luz
Biblioteca Mário de Andrade
A Biblioteca Mário de Andrade é uma das mais importantes bibliotecas de pesquisa do país. Fundada em 1925 como Biblioteca Municipal de São Paulo, é a maior biblioteca pública da cidade e a segunda maior biblioteca pública do país, superada, apenas, pela Biblioteca Nacional.
Endereço: R. da Consolação, 94
Edifício Itália
O Edifício Itália foi inaugurado em 1965 e, desde sua fundação, é considerado um dos maiores exemplos da arquitetura brasileira. O local abriga escritórios de diversos ramos de atuação, mas seu destaque fica com o restaurante Terraço Itália e sua incrível vista da capital.
Endereço: Av. Ipiranga, 344
Copan
Um dos mais importantes e emblemáticos edifícios da cidade de São Paulo, o Copan enche os olhos de quem passa pelo número 2000 da Avenida Ipiranga. O prédio residencial conta também com um mirante e diversas opções gastronômicas no andar térreo.
Endereço: Av. Ipiranga, 200
Mercado Municipal
Local imperdível para os amantes da gastronomia, o Mercado Municipal de São Paulo também é cheio de história. Fundado em 1933 como um armazém de pólvora e munições, hoje é um dos pontos gastronômicos mais importantes da capital.
Endereço: R. da Cantareira, 306
Catedral da Sé
Uma das construções mais emblemáticas de São Paulo, a Catedral da Sé é um símbolo da fé católica e um dos pontos turísticos mais visitados pelos turistas que vêm à capital paulista. Construída entre 1913 e 1954, é a maior igreja da cidade, com capacidade para receber cerca de oito mil pessoas.
Endereço: Praça da Sé, s/n
Theatro Municipal de São Paulo
O Teatro Municipal de São Paulo, um ícone da cidade, ostenta sua grandiosidade na Praça Ramos de Azevedo. Inaugurado em 1911, o teatro é uma obra-prima da arquitetura eclética, inspirada na Ópera de Paris. Sua rica história e beleza monumental o tornam um dos principais pontos turísticos da capital paulista.
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Construído em 1901, o edifício tornou-se sede do Banco do Brasil em 1927 e Centro Cultural em 2001. Patrimônio tombado pelo Condephaat, o prédio agora é palco de diversas expressões artísticas, como exposições temporárias que ocupam três andares.
Endereço: R. Álvares Penteado, 112
Farol Santander
O Edifício Altino Arantes, antigo Banespão, hoje é sede do Farol Santander, imperdível centro cultural de São Paulo que reúne cultural, lazer e gastronomia - além de sua vista de tirar o fôlego, é claro.
Endereço: R. João Brícola, 24
Guia da Semana Premium - Nossa melhor forma!
Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!