8 atrações turísticas na Avenida Paulista para curtir online
Casa das Rosas, MASP, Itaú Cultural, Japan House e Cine Petra Belas Artes estão na lista.
Fotos: robert napiorkowski / Shutterstock.com | Thiago Leite / Shutterstock.com
A Avenida Paulista é o símbolo cultural, financeiro e social de São Paulo. O cartão-postal é muito importante para a cidade, pois possui diversos pontos turísticos e culturais que todo paulistano precisa conferir. Porém, devido à pandemia de coronavírus, lugares como o MASP, Itaú Cultural, Japan House e IMS seguem fechados, mas todos eles estão com uma programação virtual incrível.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 8 atrações turísticas na Avenida Paulista para você curtir online. Confira:
ITAÚ CULTURAL
Na série “Diálogos Itaú Cultural”, às quartas-feiras, Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural (IC), conversa com agentes de diferentes áreas de expressão do Brasil para pensar sobre a cultura em nosso país. A playlist destas discussões você encontra aqui.
No âmbito das artes cênicas, a novidade é o Palco Virtual, uma série de espetáculos que será disponibilizada no site do IC. Na programação, você encontra peças tanto para crianças quanto para adultos – vão até 10 de julho. Confira a programação aqui.
Ainda nas artes cênicas, o centro cultural está com a série de entrevistas com atores “Camarim em cena” - veja aqui.
Vale ressaltar que a programação do Itaú Cultural está sempre se atualizando.
Continua depois da publicidade
JAPAN HOUSE
A Japan House São Paulo promove em suas redes sociais o projeto #JHSPONLINE, com o intuito de discutir a cultura e filosofias do Japão contemporâneo. Dentre os destaques da programação está o quadro online “Conversas com o Educativo”, realizado toda terça-feira, às 16h, com o objetivo de trocar conhecimento sobre temas relacionados ao universo nipônico. No site da instituição é possível conferir os vídeos desses bate-papos e ficar por dentro da cultura japonesa.
No IMS é possível conferir um pouco da exposição “Arquivo Peter Scheier”, com vídeos e fotos do fotógrafo alemão vindo refugiado ao Brasil. Além disso, o local está com o programa online #IMSDECASA, em que atores de teatro interpretam poemas e crônicas do acervo – confira aqui.
Não deixe de conferir também o programa IMS Convida, em que artistas e coletivos convidados criam obras durante a quarentena. Para visualizar os trabalhos já disponíveis, confira os nomes que possuem imagens ao fundo - veja aqui.
Além disso, fique atento às redes sociais do IMS para conferir as novidades, lives, programas e séries.
PETRA BELAS ARTES
O Cine Petra Belas Artes renovou-se e possui uma plataforma de streaming de filmes chamada “À La Carte”. Por lá, você encontra uma curadoria de filmes cults, clássicos e recentes para curtir em casa. Toda semana entram novidades na plataforma, que conta com plano mensal e anual.
O Centro Cultural Fiesp está com uma programação em suas redes sociais com dicas de leituras e peças, e também relembra algumas das exposições que já passaram por lá. Além disso, o centro está promovendo diferentes lives sobre cultura, sobre a pandemia de coronavírus e outros assntos.
O Sesc São Paulo está com um programação online incrível que mistura música, cinema, cultura, dança, esportes e muito mais. A campanha #EMCASACOMSESC se renova a cada semana – a programação conta com nomes da cultura para fazer lives, shows e debates sobre o momento atual. Para participar, basta ficar de olho no site, Instagram e Youtube do Sesc.
Além disso, todos os dias, às 19h, você confere um show diferente online. Já às segundas, quartas, sextas e domingos há apresentações de teatro às 21h30. Às terças e quintas, às 21h30, ocorrem aulas de dança. No final de semana, a programação do sábado é voltada à garotada, com início às 12h. Já o domingo é reservado ao esporte, a partir das 11h.
Além disso, o Sesc também está com uma série de lives de debates, às 16h, em seu Instagram. Há também uma programação de cinema no site do Sesc em que cada semana são renovados quatro filmes diferentes na plataforma.
As redes sociais do MASP estão com uma programação intensa. Todas às terças-feiras, o perfil @masp, no Instagram, indica uma obra do acervo do museu que servirá de inspiração para as pessoas desenharem. Aqueles que quiserem participar do desafio deverão publicar seus desenhos até 23h59 de domingo na mesma rede social marcando o museu e usando a #maspdesenhosemcasa. Na segunda-feira, o museu publica alguns desenhos selecionados em seu Instagram e os autores recebem um vale Amigo MASP grátis.
Às quartas, às 16h, o museu promove, também no Instagram, um encontro virtual do projeto “Diálogos”. Nele, seguidores são apresentados a obras da coleção do museu por meio de elementos que compõem cada trabalho – como biografia do artista, técnica e contexto histórico.
A live semanal do MASP acontece às quintas-feiras, também no Instagram, com conversas entre curadores do museu e convidados. Já o canal do YouTube traz os vídeos de seminários e palestras, entrevistas com os artistas e outros detalhes sobre algumas exposições. No Google Arts & Culture ainda é possível fazer uma tour virtual e explorar a exposição permanente do MASP, "Acervo em Transformação".
Por fim, o MASP Áudios, aplicativo gratuito disponível para download, reúne cerca de 170 comentários feitos por curadores artistas, professores, pesquisadores e crianças sobre as obras mais icônicas do acervo.
CASA DAS ROSAS
Em suas redes sociais, a Casa das Rosas disponibilizou a programação #culturaemcasa, criada pela Secretaria de Cultura do Estado. O museu dá dicas de leitura, aulas, filmes e muito conteúdo para você ficar atento ao que há de melhor no universo da cultura.