Moda e Beleza
Por Jennifer de Carvalho

5 dicas para clarear as manchas da pele

As pigmentações na pele podem surgir a partir de diversos fatores e algumas dicas podem ajudar.

Antes de buscar meios de clareamento de manchas na pele, é importante consultar um dermatologista que orientará o tratamento mais indicado para cada paciente. (Foto: Lyubov Levitskaya / Shutterstock)

Manchas marrons, pretas, brancas, roxas e vermelhas: essas são algumas das pigmentações que podem surgir na pele, por diversos fatores. Muitas pessoas acometidas por algumas dessas colorações se sentem incomodadas, o que as fazem buscar tratamentos capazes de suavizá-las.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as queixas sobre essas condições, em sua maioria feitas por pacientes femininas, estão em segundo lugar nos consultórios dermatológicos. As reclamações estão atrás apenas dos relatos sobre acnes. Mas quando se trata da faixa etária entre 40 e 65 anos, as queixas relacionadas às pigmentações na pele são as primeiras no ranking.

Esses tipos de manchas na pele afetam a substância chamada melanina. Nesses casos, esse pigmento natural começa a ser produzido descontroladamente, ocasionando os sinais desagradáveis para muitas pessoas. A causa do problema deve ser avaliada por um dermatologista, que pode ser provocada por excesso de exposição ao sol, envelhecimento, fatores genéticos, hormonais, entre outros.

Veja 5 maneiras de clarear as manchas da pele

Ao buscar um tratamento para clarear determinada mancha na pele, o profissional da área da saúde indicará os melhores métodos, conforme as características de cada paciente. Dentre alguns meios que podem ser orientados estão os esfoliantes e séruns com ativos clareadores. Confira abaixo:

  1. Esfoliantes: alguns tipos de esfoliantes podem ser recomendados, pois as substâncias removem as células mortas, clareando as manchas da pele com o surgimento de células novas.
  2. Sérum com vitamina C: o nutriente antioxidante é capaz de renovar as células da pele, auxiliando no clareamento de manchas. O ativo também ajuda no controle da produção da melanina e uniformiza a pele.
  3. Sérum com niacinamida: uma pesquisa da Universidade Médica de Nanjing, na China, destacou que estudos clínicos de aplicações tópicas com niacinamida – também conhecida como vitamina B3 – apresentaram a redução em lesões hiperpigmentadas e o aumento da claridade da pele. Além disso, os pesquisadores observaram que a niacinamida tópica auxiliou na melhora de amarelamento e palidez, devido ao envelhecimento.
  4. Sérum com retinoides: conforme o portal da Garnier, essas substâncias são derivadas da vitamina A e ajudam a reduzir manchas mais escurecidas, além de acelerar a renovação celular.
  5. Sérum com ácido glicólico: de acordo com o portal da Garnier, esse composto remove as células mortas, proporcionando um tecido mais uniforme e sem manchas na pele.

Por Jennifer de Carvalho

Atualizado em 25 Set 2024.