À medida que a conscientização sobre a importância da moda sustentável cresce, cada vez mais pessoas estão optando por adquirir peças de roupas usadas. No entanto, saber avaliar se uma peça de segunda mão está valendo a pena pode ser um desafio!
Pensando nisso, o Guia da Semana pediu ajuda a Juliana Bacellar, consultora de imagem, que reuniu 7 dicas para saber avaliar se a peça usada está valendo à pena. Confira:
Condição da peça:
Verifique se a peça está livre de rasgos, bolinhas, desgastes excessivos ou desbotamento. Uma peça em boas condições tem maior potencial de uso prolongado.
Continua depois da publicidade
Textura do tecido:
Ao tocar o tecido, sinta sua suavidade. Caso o tecido esteja áspero ou com aspecto desgastado, pode indicar um uso mais intenso e reduzir sua durabilidade.
Cuidados anteriores:
Procure informações sobre os cuidados que foram dispensados à peça anteriormente. Se ela foi bem cuidada e lavada de acordo com as instruções, é mais provável que ainda esteja em boas condições.
Integridade geral:
Verifique se a peça está intacta, sem costuras soltas ou botões faltando. Pequenos defeitos podem ser corrigidos, mas se houver muitos problemas estruturais, talvez não compense a aquisição.
Tamanho e ajustes:
Certifique-se de que a peça se ajusta bem ao seu corpo. Se for necessário realizar muitos ajustes, considere se o investimento valerá a pena.
Estilo e versatilidade:
Avalie se a peça combina com o seu estilo pessoal e se pode ser integrada facilmente a diversas combinações de roupas.
Preço justo:
Por fim, verifique se o valor pedido pela peça usada é justo, levando em consideração sua condição, marca, qualidade e tempo de uso.