A literatura de terror possui sua própria história, cultura e clássicos. Nomes como Stephen King são comumente relacionados ao gênero, mas uma nova leva de autores também está conquistando seu espaço!
Em clima de Halloween, o Guia da Semana indica 10 livros de terror e mistério, todos lançados recentemente. Tem histórias de fantasmas, exorcismos e suspenses psicológicos - vai encarar?
De Cada Quinhentos Uma Alma, de Ana Paula Maia
Edgar Wilson trabalha recolhendo animais mortos. Contudo, quando o país entra em colapso e começa a enfrentar situações cada vez mais inusitadas, ele acaba usando seu conhecimento para tentar dar sentido ao caos e encontrar uma forma de sobreviver à barbárie. Em um misto de romance de aventura e narrativa psicológica, Ana Paula Maia constrói personagens brutalizados, mas absolutamente humanos, que buscam seu lugar no mundo.
Em "Gótico Mexicano", a escritora Silvia Moreno-Garcia combina elementos reconhecíveis do legado gótico — a mansão imponente e assombrada, a paisagem envolta em uma densa neblina, o cemitério gélido e fantasmagórico — com o colorido vibrante de uma protagonista corajosa que desafia o estereótipo da mocinha frágil, à espera de um salvador que a resgate do perigo. O livro foi finalista do Bram Stoker Awards 2020 e eleito o melhor livro de horror no Goodreads Choice Awards 2020.
Neste livro, Stephen King cria uma coleção única e emocionante, demonstrando mais uma vez por que é considerado um dos maiores contadores de histórias de todos os tempos. Em "Com Sangue", o autor reúne quatro contos com protagonistas inteligentes e complexos, com suas vidas comuns transformadas por algum elemento inexplicável.
O Exorcismo da Minha Melhor Amiga, de Grady Hendrix
A jovem Abby decide investigar o que aconteceu em uma noite misteriosa. Suas descobertas são aterrorizantes, e tudo indica que ela não vai escapar ilesa se não se afastar de sua amiga Gretchen. Agora, o destino das duas depende de uma única pergunta: a amizade delas é forte o bastante para derrotar o diabo? Em uma trama eletrizante, sensível, demoníaca e com uma trilha sonora memorável, a autora explora as dinâmicas sociais de Charleston, cidade portuária da Carolina do Sul, nos anos 1980 e constrói um testemunho emocionante sobre o poder da amizade.
O Mistério das Irmãs Hollow, de Krystal Sutherland
Neste conto de fadas moderno e sombrio, três irmãs descobrem não ser o que parecem e que coisas ruins acontecem quando a noite cai. "O Mistério das Irmãs Hollow" é uma história arrepiante, que vai te fazer querer dormir com a luz acesa.
O desafio: se esconder por uma semana em um parque de diversões abandonado e não ser pego. O prêmio: dinheiro o bastante para mudar tudo - e Mack tem certeza de que pode vencer seus concorrentes. Mas, conforme os demais competidores começam a desaparecer um a um, ela se dá conta de que o jogo é mais perigoso do que imaginava.
Em 1972, três faroleiros somem de um farol remoto, a quilômetros de distância do litoral. Vinte anos depois, as esposas ainda lutam para seguir em frente. Quando um escritor aparece, tentando resolver o mistério, elas têm pela primeira vez a oportunidade de contar sua versão da história. Inspirado em uma história real, "O Farol" é um mistério inebriante e cheio de segredos, uma história de amor e luto que explora de que forma nossos medos turvam os limites entre o real e a imaginação.
Hell House: A Casa do Inferno, de Richard Matheson
A Mansão Belasco desponta imponente no horizonte. Poderia uma casa concentrar uma malignidade tão violenta a ponto de destruir seus habitantes com suas chamas? Há décadas, a casa desafia — e vence — todos os que ousam perscrutar seus segredos. Mas essa história está prestes a mudar. Em "Hell House: A Casa do Inferno", Richard Matheson mergulha na tradição das casas assombradas prestando homenagem a clássicos do gênero, como "A Queda da Casa de Usher", de Edgar Allan Poe, e "Hill House", de Shirley Jackson.
O Thriller eletrizante de Stephanie Perkins que deu origem à produção da Netflix é uma homenagem aos filmes de terror da década de 1990. A cidadezinha de Osborne, no interior do Nebraska, amanhece com uma notícia chocante para seus moradores: o assassinato brutal da jovem Haley Whitehall. Conforme os alunos da escola de Makani Young começam a ser assassinados de forma cada vez mais perturbadora, ela se dá conta de que sua hora talvez esteja mais próxima do que imagina.
O novo livro do vencedor do Costa Book Awards une drama familiar e fantasia em intrigante terror psicológico. Com a incrível habilidade de criar um mundo definido pelo bizarro, em "Terra Faminta", Andrew Michael Hurley entrelaça com perfeição a selvageria da natureza e descrições capazes de evocar horror. Nesta narrativa inquietante, o sobrenatural e a vida cotidiana se confundem, criando um retrato assustador do que acontece no limiar entre a dor e a sanidade.