Confira uma lista com livros otimistas para se inspirar.
Fotos: Reprodução
Uma nova tendência tem se estabelecido entre os amantes de literatura: as histórias mais otimistas e cheias de empatia, com personagens bondosos e empenhados em melhorar a si mesmos. E não é para menos! Diante das incertezas econômicas, políticas e sociais que dominam a atualidade, nada como uma boa literatura cheia de heroísmo do dia-a-dia, amor e relações saudáveis para melhorar nosso humor.
Pensando nisso, o Guia da Semana separou 7 livros que foram lançados em 2017 para você começar 2018 com o pé direito. Confira:
O ano em que morri em Nova York | Milly Lacombe
O romance de estreia da jornalista e militante LGBT Milly Lacombe conta, com viés autobiográfico, a história de uma mulher que, casada com a mulher que ama, suspeita que foi traída em uma de suas viagens de negócios. Mas será que houve traição ou o amor já não mais existia? Em poucas páginas acompanhamos a trajetória de uma mulher desde sua redescoberta como homossexual até o doloroso rompimento. No fim, é uma história sobre amar a si próprio.
Continua depois da publicidade
Noite dentro da noite | Joca Terron
Depois de bater a cabeça enquanto brincava no colégio, um garoto de 11 anos entra em coma e, ao despertar, não sabe ao certo quem é. Conforme suas memórias vão dissolvendo, o garoto vive a sensação intensa de que aquelas pessoas que cuidam dele e que o alimentam não são seus pais. Os remédios receitados pelo médico só o deixam mais confuso e a narrativa se perde nas certezas que um garoto de onze anos pode ter. A partir daí, vemos espiões, guerrilheiros, caçadores e pelo menos um monstro na natureza inseridos em um caleidoscópio, que também vai percorrer a história recente do Brasil.
The sun and her flowers (O que o sol faz com as flores) | Rupi Kaur
Este é o livro mais recente da poetisa feminista, ilustradora e autora do best-seller Outros Jeitos de Usar a Boca. Com poemas que passam por temas como amor, perda, trauma, cura e feminilidade, Rupi Kaur nos mostra como transformar dor em esperança. O livro ainda não está disponível em português – a versão traduzida só chega em fevereiro de 2018 –, mas quem sabe inglês já pode comprar a versão original nas maiores livrarias.
Lincoln no Bardo | George Saunders
Ousado em sua estrutura, o livro se desenvolve em um cemitério durante uma única noite ao longo da qual um coro de vozes se une para narrar a história. Através da ficção, o autor sabe discutir temas que realmente nos interessam na vida real e traz de forma realista, mas otimista, a pergunta: como podemos viver e amar sabendo que tudo o que amamos tem um fim?
Obrigado pelo atraso | Thomas L. Friedman
O colunista do The New York Times destaca, em seu mais recente livro, a importância de se desacelerar em um mundo que muda tão rápido e nos deixa desnorteados. Com otimismo, o autor discute como podemos superar os estresses causados por toda essa mudança – no que se refere à tecnologia, globalização e alterações climáticas – se desacelerarmos, ousarmos nos atrasar e usarmos esse tempo para repensar a sociedade.
Eleanor Oliphant Está Muito Bem | Gail Honeyman
Esse divertido livro conta a história de Eleanor Oliphant, uma mulher sem quaisquer habilidades sociais, que diz o que pensa e se isola de uma convivência normal. Além disso, sua aparência peculiar a torna alvo de piadas diversas. Mas Eleanor está satisfeita com a vida que leva, até que conhece Raymond, novo funcionário da empresa onde trabalha, com quem vai salvar a vida de Sammy, um senhor que desmaia no meio da rua. Os três se tornam amigos e acabam se ajudando e salvando uns aos outros da vida de isolamento que vinham levando.
Não era você que eu esperava | Fabien Toulmé
Nesse livro em quadrinhos autobiográfico, o autor conta com emoção, humildade e humor sobre um encontro inesperado entre um pai e a filha que possui Síndrome de Down, que não foi diagnosticada antes do parto. A vida do casal muda completamente e as páginas nos mostram uma história que passa por fúria, rejeição, aceitação e por fim amor, e sobre a descoberta de como é ser diferente.