Museu Nacional de Imigração e Colonização
Espaço conta parte da história do Brasil do século XIX.
Museu Nacional de Imigração e Colonização
Horário(s) Terça a Sexta, 9h às 17h; sábado, domingo e feriado, 11h às 17h.
Telefone (47) 3433-3736
Aberto ao público em 1961, o Museu Nacional de Imigração e Colonização abriga na cidade de Joinville uma área total de 6000m², em espaço que conta com Sede Principal, Galpão de Tecnologia e Casa Enxaimel, além de um belo jardim.
Na sede, móveis da época, ambientes preservados e peças históricas compõem o cenãrio que remete ao século XIX. No Galpão de Tecnologia é possível voltar ao tempo e conferir as ferramentas e instrumentos utilizados pelos imigrantes em meios pertinentes à época, além de exposição com viaturas e gêneros de consumo. Por fim, a Casa Enxaimel - uma construção de 1905 que foi desmontanda e remontada nos jardins do Museu em 1980 - é um retrato de uma típica casa de imigrantes, com objetos de decoração e ornamentos ligados à cultura dos imigrantes. Cerca de cinco mil peças estão à disposição em todo o terreno.
Uma curiosidade é que o Museu foi construído em 1870, como sede de administração da Colônia Dona Francisca; em 1939 o espaço foi tombado pelo Serviço do Patrimônio Histórico Municipal, sendo a primeira edificação litorânea a ter esse status no estado.
Atualizado em 23 Jul 2013.