Não há nada melhor do que um bom drink após uma semana de trabalho, no momento do famoso "happy hour". Ou então, em um dia de calor, acompanhado de um bom churrasco.
Tem quem sempre aposte no mesmo: "Caipirinha de limão com um pouco de açúcar, por favor". Ou aquele que aproveita e mistura todas as bebidas disponíveis sem medo. Quem é você nessa festa?
Os drinks brasileiros são mundialmente conhecidos pela diversidade de sabores, mix de frutas, criatividade na apresentação, além da utilização da cachaça - bebida nativa, produzida nos engenhos desde 1532.
A TesteAtlas separou os drinks mais famosos do brasil. Confira o top 5 abaixo:
1. Caipirinha
Impossível ser outro. A caipirinha é um clássico nacional e não pode faltar em nenhuma festa brasileira. Tradicionalmente feita com cachaça, limão e açúcar, o drink tem suas variações e pode ser preparado com outras frutas, como maracujá, kiwi e melancia.
A caipiroska, por exemplo, aos poucos, também conquistou o público, sendo uma versão onde a cachaça é substituída por vodka e o açúcar comum, por açúcar mascavo.
2. Bombeirinho
Chama o bombeiro! O nome desse drink vem da cor vermelha, semelhante ao uniforme dos bombeiros. Servido em shots ou doses, sua composição original inclui xarope de groselha, suco de limão e cachaça.
No entanto, como tudo que é bom sempre pode ficar melhor, já existem diversas variações espalhadas pelo Brasil, como a adição de xarope de romã e leite condensado.
3. Rabo-de-Galo
Dos botecos à coquetelaria, o drink nacional surgiu em 1950, quando a empresa Cinzano percebeu que nos bares só servia-se cachaça. Seguindo a moda europeia de misturar bebidas, a marca criou o seu próprio coquetel, o Rabo-de-Galo, uma combinação de cachaça com vermute da marca.
Hoje, é possível encontrar diversas variações dessa bebida, que podem incluir licores, vinhos e Fernet.
A Associação Internacional de Bartenders (IBA) adicionou o Rabo-de-Galo à sua lista de coquetéis clássicos em 2023, juntando-se a outras bebidas renomadas da coquetelaria mundial.
4. Umbuzada
A bebida derivada do umbu pode ser conhecida como umbuzada ou imbuzada. Natural do Nordeste brasileiro, a umbuzada já foi uma das bebidas mais servidas nos restaurantes nordestinos, mas hoje não é mais tão comum, sendo necessário aguardar o período de safra.
Preparada a partir do cozimento do fruto, misturada com água, leite para uma consistência mais cremosa e açúcar, a umbuzada possui um sabor levemente ácido.
A bebida tem grande valor cultural para o povo nordestino, pois o umbuzeiro é uma planta emblemática da Caatinga. Além disso, para as comunidades que vivem no semiárido brasileiro, a umbuzada auxilia na economia local.
5. Xiboquinha
A bebida típica brasileira é uma cachaça artesanal que leva mel, limão, cravo e canela, conferindo um sabor doce e levemente picante.
Esse drink brasileiro pode ser consumido puro ou misturado com outros coquetéis. O sabor adocicado suaviza o teor alcoólico da cachaça, tornando a Xiboquinha uma das principais escolhas para festas tradicionais, como a festa junina.