Gastronomia
Por Jennifer de Carvalho

6 restaurantes com estrelas Michelin em São Paulo que valem a visita

Os estabelecimentos avaliados pelo guia contam com pratos criativos, preparados com uma mistura de sabores.

O Guia Michelin conta com uma avaliação de zero, uma, duas ou três estrelas. (Foto: liloon / Shutterstock)

O Guia Michelin é uma conceituada lista de recomendações de restaurantes e hotéis ao redor do mundo. As indicações foram lançadas em 1920, na França. Hoje, os inspetores anônimos avaliam mais de 30 mil estabelecimentos, em três continentes e em mais de 30 territórios.

A partir da degustação dos pratos de diferentes lugares gastronômicos, o guia ranqueia os restaurantes em uma hierarquia de zero, uma, duas ou três estrelas.

No Brasil, por exemplo, nenhum dos estabelecimentos visitados receberam o nível máximo de avaliação. Por aqui, algumas casas com diferentes receitas culinárias possuem uma ou duas estrelas.

Aliás, a premiação retornou em 20 de maio deste ano, devido a uma pausa em 2020 por conta da pandemia de covid-19. Vale citar que as avaliações consideraram apenas restaurantes de São Paulo e do Rio de Janeiro.

6 restaurantes com estrelas Michelin em São Paulo

Para os moradores da capital paulista, separamos seis dicas de lugares gastronômicos na cidade de São Paulo que possuem estrelas, conforme o Guia Michelin. Confira!

Duas estrelas

1. Evvai

Continua depois da publicidade

O restaurante conta com preparações do chef Luiz Filipe Souza, no qual as suas receitas combinam sabores brasileiros e italianos.

O menu degustação é contemplado por deliciosas entradas, com cores que remetem às bandeiras do Brasil e da Itália. Um dos pratos de destaque da casa é o Mel de Melipona.

  • Endereço: Rua Joaquim Antunes, 108, São Paulo, SP.

2. D.O.M.

No restaurante, os clientes podem apreciar pratos com a mistura de sabores da Amazônia. As receitas são preparadas pelo chef Alex Atala, combinadas, até mesmo, com ingredientes da culinária europeia.

O resultado são pratos bem criativos, como o Hollandaise de tucupi, a Formiga em um pedaço de abacaxi e o Pirarucu com caldo de moqueca.

  • Endereço: Rua Barão de Capanema, 549, São Paulo, SP.

3. Tuju

O seu edifício possui três andares, em que no térreo se encontram a adaga e um belo jardim. Já no segundo andar é onde fica o restaurante para os clientes apreciarem as opções do cardápio. Aliás, a cozinha é aberta e pode ser vista das mesas. Enquanto isso, o terceiro andar conta com um bar.

O chef Ivan Ralston prepara pratos que misturam sabores brasileiros sazonais e as mais modernas técnicas da gastronomia europeia.

  • Endereço: Rua Frei Galvão, 135, São Paulo, SP.

Uma estrela

1. Kinoshita

O restaurante é conhecido por realizar pratos com a técnica Kappo, que consiste em cortar e cozinhar. No estabelecimento, há um balcão ao redor da cozinha que fica aberta.

O cardápio conta com opções à la carte e pratos especiais, como as Vieiras de Picinguaba e os Ovos Orgânicos Yamaguishi. Além disso, vale degustar a Lula com ouriço-do-mar.

  • Endereço: Rua Jacques Félix, 405, São Paulo, SP.

2. Kuro

O restaurante japonês fica próximo ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), com produções do chef Gerard Barberan.

O menu Omakase conta com peixes sazonais e com a opção de algum prato adicional, como o Tataki de atum. Para quem deseja apreciar bons drinques, vale passar no primeiro andar para degustar as bebidas do bar japonês.

  • Endereço: Rua Padre João Manuel, 712, São Paulo, SP.

3. Tangará Jean-Georges

O restaurante fica localizado no hotel Palácio Tangará, em meio à vegetação do Parque Burle Marx. O local é comandado pelo chef francês Jean-Georges Vongerichten e pelos chefs residentes Filipe Rizzato e Neusi Machado.

Dentre as opções de pratos estão o Risoto de aspargos e a Lentilha du Puy. Para quem quiser jantar no estabelecimento, é possível apreciar a música ao vivo no lobby do hotel.

  • Endereço: Rua Deputado Laércio Corte, 1501, São Paulo, SP.

Por Jennifer de Carvalho

Atualizado em 10 Out 2024.