O almoço da Páscoa 2023 está chegando e, com certeza, os pratos mais disputados serão o bacalhau e outros peixes - e nada melhor do que uma boa taça de vinho para acompanhar. E se você está se perguntando qual vinho combina com peixes, Guia da Semana preparou algumas dicas de harmonização.
Qual vinho combina com peixe e bacalhau? Veja 6 dicas de harmonização!
Bacalhau
Para harmonizar o vinho com bacalhau, o tipo e a receita devem ser levadas em conta. Para postas, opte por tintos de Merlot; com natas, brancos de Chardonnay; e bolinhos, verdes de Pinot Grigio.
Continua depois da publicidade
Truta e Tilápia
Para harmonização com peixes mais leves, como a truta, a tilápia ou a pescada branca, prefira um vinho branco de sabor neutro, como um Alvarinho, um Chardonnay ou Soave.
Atum e Salmão
Peixes mais encorpados, como o atum e o salmão, pedem um tinto leve, como os elaborados com a uva Pinot Noir ou Bardolino.
Peixes Fritos
Se o peixe for empanado ou frito, a pedida é um vinho de boa acidez para cortar a gordura. Opte por vinhos com toque cítrico, como o Sémillon ou o Sauvignon Blanc.
Peixes Cozidos
Quanto mais cozido o peixe estiver, mais pesado e marcante ele ficará, demandando um vinho de mais corpo e fruta - tintos leves são a melhor opção.
Moquecas e Caldeiradas
Por conta dos temperos, como a pimenta e o óleo de dendê, moquecas e caldeiradas pedem um vinho de boa acidez - o Sauvignon Blanc é a melhor opção.