Páscoa 2023: 6 dicas para harmonizar vinhos com pratos típicos e chocolate
Nesta Páscoa, especialista indica quais são os vinhos ideias para cada prato.
* imagem meramente ilustrativa (Fotos: Yulia Grigoryeva | Evgeny Karandaev | by America (via Shutterstock))
Por sua diversidade de tipos, estilos e safras, o vinho é uma bebida versátil e que vai bem com tudo — incluindo pratos típicos da Páscoa e ovos de chocolate. E, na hora de harmonizar com as refeições, é importante saber que o que determina o match são as variáveis da bebida, como doçura, secura, acidez o corpo.
Pensando nisso, Guia da Semana se uniu com Karene Vilela, especialista em importação de vinhos, que nos deu 6 dicas para harmonizar vinhos com pratos típicos e chocolate nesta Páscoa 2023.
Confira!
Pratos de frios e queijos
Nada como uma tábua de frios para uma entradinha na hora do almoço de Páscoa. Para harmonizar queijos e embutidos como copa, salame ou presunto espanhol, a dica é apostar em um vinho rosé com uma boa acidez e sensações aromáticas intensas. A sugestão é um vinho rosé da uva Syrah.
O queridinho da Páscoa com certeza vai bem com vinhos. De origem portuguesa, o Bacalhau à Gomes de Sá é uma receita que pede por um vinho branco com aromas tropicais e acidez natural, assim como sensações de leveza e frescor na boca. A sugestão é um vinho branco da uva Verdelho.
Para um peixe feito com molhos leves, o ideal é apostar em um vinho com um bom corpo e que apresente aromas intensos de frutas frescas, como os rosés. A sugestão é um inho rosé com blend das uvas Viura, Garnacha, Tempranillo.
Popular e deliciosa, a sardinha também é um clássico da Semana Santa e da Páscoa. O prato vai bem com vinhos brancos com aromas suaves de flores brancas, maçã verde ou pêssego, além de boa acidez. A sugestão de uva é a Sauvignon Blanc.
Para massas com molho vermelho, que costuma ser mais pesado e encorpado, a dica é apostar nos vinhos tintos, preferencialmente os que apresentam notas de frutos vermelhos e especiarias. A sugestão é um vinho tinto com blend das uvas Aragonez e Trincadeira.
Os chocolates ou sobremesas vão bem com um tipo específico de vinho: os fortificados. Acrescidos de destilado, eles preservam o açúcar residual, aumentando o teor alcoólico (cerca de 19%) e a doçura. Para quem gosta de bebidas doces, é uma ótima opção! A sugestão é um vinho fortificado com blend das uvas Tinta Barroca, Tinta Roriz e Touriga Franca.