São dicas para saborear uma redonda regada a bons vinhos.
Foto: Divulgação (via assessoria - Hercog)
Nada melhor do que uma rodada de pizza regada a um bom vinho, não é mesmo? Agora imagina que delícia saber harmonizar o seu sabor de pizza favorito com o vinho mais adequado?
O Guia da Semana conversou com Domenique Soler Rodrigues, especialista da Wine, que reuniu algumas dicas de como harmonizar pizza com vinho. Confira:
Pizza de 4 queijos
Entre os sabores que mais fazem sucesso estão as versões que levam um mix entre diversos queijos, ingredientes que têm uma boa presença de gordura e trazem sabores e aromas intensos. É uma combinação que requer um vinho com maior acidez para equilibrar perfeitamente e dissolver a gordura no paladar.
Para harmonizar, a indicação da especialista é o Espumante Louis Bouillot Blanc De Noirs Brut. Refrescante, leve e com a acidez necessária, esse espumante feito com as uvas Merlot, Merlot, Gamay e Pinot Noir surpreende desde o primeiro gole.
Por ter uma proteína leve como destaque, a pizza pede um vinho com média estrutura para acompanhar, além de acidez marcante para equilibrar a gordura do catupiry. Um rótulo que faz uma bela dupla com este sabor é o Insaciable D.O.Ca Rioja Garnacha 2021, que é expressivo, brilhante e possui acidez vibrante. Produzido pela renomada vinícola espanhola Bodegas D. Mateos, é elaborado com uvas Garnacha colhidas em vinhedos de mais de 50 anos.
O pepperoni é um embutido de sabor pronunciado, salgado e às vezes picante, que toma para si o destaque dessa pizza. Por isso, a sugestão é optar por um vinho mais encorpado e com taninos marcantes para harmonizar. Escolher exemplares com a presença de uvas mais estruturadas e marcantes como a Cabernet Sauvignon é sempre uma boa pedida nesse caso.
O vinho Nugan Estate Third Generation Cabernet Sauvignon 2019, por exemplo, possui a estrutura e a complexidade necessária para esta harmonização e, por ser um vinho meio seco, contrasta elegantemente a picância do pepperoni.
Não poderia ficar de fora a famosa pizza de chocolate. Para combinar com a intensidade do chocolate, a sugestão é um vinho como o Apothic Red 2020. Por ser um vinho com leve dulçor, esse exemplar californiano harmoniza muito bem com o elemento principal dessa receita. Além disso, a bebida traz notas de chocolate, que contribuem para tornar a combinação mais harmoniosa e única.