Escolher vinho em supermercado pode ser uma tarefa difícil. Afinal, são tantas opções de rótulos, tipos de uvas e preços, que decidir entre uma ou outra garrafa pode ser trabalhoso – e até confuso!
Pensando nisso, o Guia da Semana pediu ajuda a Deco Rossi, especialista em vinhos da Winet Club, que reuniu 5 dicas para escolher vinho no supermercado. Confira:
Atente-se ao preço
Tome cuidado com os vinhos que estiverem com preços muito baixos, principalmente os brancos. É necessário olhar a safra/ano porque vinhos brancos e roses de safras muito antigas têm grandes chances de estarem ruins.
Continua depois da publicidade
Excesso de luz na prateleira
O excesso de luz prejudica o vinho. Então, não pegue o vinho da frente da prateleira e sim o de trás.
Tenha memória afetiva
Dê preferência à uva, região ou país que você já tenha tomado o vinho. Tente buscar na sua memória o que você tomou e gostou.
Escolhendo um presente
Se o seu intuito é presentear alguém, primeiro, identifique se a pessoa gosta de vinhos mais convencionais ou vinhos diferentes. Se for mais convencional, aposte em Malbec, Carbenet Sauvignon, Chardonay e Sauvignon blanc. As regiões mais tradicionais do novo mundo são Chile, Argentina e Estados Unidos, enquanto no Velho mundo são França, Espanha, Itália e Portugal.
Peça ajuda
Não tenha medo de pedir auxílio para o atendente ou para sommelier, eles estão lá para ajudar.