Nesta segunda-feira (16), a Academia Brasileira de Cinema (ABC), órgão responsável por contribuir com todo o mercado cinematográfico no país, anunciou os filmes pré-selecionados para concorrer a uma indicação ao Oscar 2025.
A lista com seis longas-metragens foi escolhida pela comissão da Academia Brasileira de Cinema para concorrer à indicação como representante do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional na 97º Premiação Anual promovida principalmente pela 'Academy of Motion Pictures Art and Sciences', com tradução livre para Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Confira a lista dos pré-selecionados pela Academia Brasileira de Cinema:
Ainda Estou Aqui
Com direção de Walter Salles, o longa se passa no Rio de Janeiro, no início dos anos 70 em meio a ditadura militar. Nele, acompanhamos uma família que tem o pai levado por militares e desaparece. Em meio a isso, o restante dos familiares precisa traçar um novo futuro. Baseado no livro biográfico de Marcelo Paiva.
Levante
Com direção de Lillah Halla, conhecemos nessa obra a trajetória de uma jovem jogadora de vôlei Sófia que vê o seu futuro se esvaindo com a descoberta de uma gravidez indesejada. Acompanhamos sua tentativa de interromper o processo de forma clandestina, e se tornando alvo de um grupo fundamentalista que busca detê-la.
Motel Destino
Com direção de Karim Aïnouz, o longa retrata o Motel Destino, um hotel de beira de estrada localizado na costa Norte do Brasil, ministrado por Elias e sua esposa Dayana. Após uma fuga da polícia e da gangue que participava, Heraldo chega ao motel e Dayana se vê intrigada a deixá-lo ficar.
Sem Coração
Com direção de Nara Normande e Tião, este longa-metragem se passa no verão de 1996, no litoral de Alagoas. Antes de viajar para Brasília para estudar, Tamara se sente atraída por uma adolescente apelidada de “Sem Coração” .
Cidade Campo
Com direção de Juliana Rojas, o filme apresenta duas histórias envolvendo migração entre cidade e campo. Ambas obrigando as protagonistas a enfrentar frustrações e a lidar com memórias e fantasmas do passado.
Saudade Fez Morada Aqui Dentro
Com direção de Haroldo Borges, a obra acompanha um garoto de 15 anos com a perda da visão gradativa de forma irreversível. Rodeado de incertezas, o filme nos leva a conhecer mais sobre o destino trágico do adolescente com um relato de aprendizagem coletivo.
Após a realização da pré-seleção, agora basta esperar o dia 23 de setembro, quando a Academia Brasileira de Cinema anunciará finalmente o longa-metragem escolhido para representar o Brasil no Oscar 2025.