Enquanto a cerimônia do 90º Oscar não chega, que tal rever alguns dos grandes vencedores dos anos anteriores? De “Moonlight: Sob a Luz do Luar”, premiado em 2017, até “Patton - Rebelde ou Herói?”, eleito o Melhor Filme em 1971, confira 14 filmes imortalizados pela Academia que estão em cartaz no catálogo da Netflix:
14 vencedores do Oscar em cartaz na Netflix
“Moonlight”, “12 Anos de Escravidão” e “A Lista de Schindler” estão no catálogo do serviço de streaming.
Moonlight: Sob a Luz do Luar
“Moonlight” acompanha a vida de um jovem negro e homossexual que cresce numa comunidade violenta em Miami, onde vive com sua mãe viciada e busca refúgio ao lado de um traficante de drogas. Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2017.
12 Anos de Escravidão
Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2014, “12 Anos de Escravidão” se baseia numa autobiografia escrita no final do século XIX por Solomon Northup – um negro livre e educado que é sequestrado e escravizado durante 12 anos, às vésperas da Guerra Civil Americana.
Argo
Vencedor do Oscar em 2013, o filme dirigido por Ben Affleck conta a história de um agente da CIA que se disfarça de produtor de Hollywood para entrar em território iraniano e resgatar seis americanos durante um conflito diplomático em 1979.
O Discurso do Rei
O longa de Tom Hooper conta a história do rei George VI, pai de Elizabeth II, que assume o trono da Inglaterra quando seu irmão abdica. Interpretado por Colin Firth, o monarca precisa superar a gagueira para realizar discursos e provar que é digno do posto. Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2011.
Onde os Fracos Não Têm Vez
Vencedor de 4 Oscars incluindo o de Melhor Filme em 2008, “Onde Os Fracos Não Têm Vez” conta a história de um caçador texano que encontra um grupo de traficantes mortos e uma sacola cheia de dinheiro e decide levar o prêmio para si. Isso coloca em seus calcanhares um assassino implacável, que não desistirá até recuperar o dinheiro.
Uma Mente Brilhante
O matemático John Nash, interpretado por Russell Crowe, era um homem brilhante e arrogante, até receber uma missão do governo envolvendo criptografia. A partir daí, sua esquizofrenia evolui e ele começa a confundir imaginação e realidade, alcançando níveis insuportáveis para sua família e amigos. Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2002.
Gladiador
Adorado pelo público, “Gladiador” acumulou 5 Oscars em 2001, incluindo o maior prêmio da noite. O filme conta a história de um general romano (Russell Crowe) que, após a morte do imperador, é traído e vendido como gladiador, mas retorna anos depois determinado a ter sua vingança.
A Lista de Schindler
Steven Spielberg reconta a história do Holocausto sob os olhos de um empresário, que, depois de lucrar com a Guerra ao empregar a mão-de-obra barata dos judeus, decide arriscar a própria vida e o próprio negócio para proteger seus funcionários. O filme é baseado numa história real e ganhou 7 Oscars em 1994, incluindo o de Melhor Filme.
Amadeus
Vencedor de oito Oscars, incluindo o de Melhor Filme, “Amadeus” narra a vida de Wolfgang Amadeus Mozart pelos olhos de seu maior rival, Antonio Salieri, considerado louco e confinado num asilo.
Laços de Ternura
No vencedor do Oscar de 1984, conhecemos Aurora e Emma, mãe e filha que são muito diferentes, mas tentam ser felizes cada uma à sua maneira. Quando o casamento e a vida pessoal de Emma entram em crise, Aurora descobre um interesse inédito no vizinho da família.
Um Estranho no Ninho
Jack Nicholson é um criminoso que, para escapar da sentença, alega desequilíbrio mental e é internado numa instituição. Lá, ele percebe a situação degradante em que estão largados os pacientes, reféns da atitude abusiva de uma enfermeira-chefe, e decide tomar uma atitude para mudar a situação. Vencedor do Oscar em 1976.
O Poderoso Chefão II
O segundo filme da trilogia da máfia mais famosa do cinema ganhou 6 Oscars, em 1975. A sequência mostra a vida de Michael Corleone nos anos 50, agora responsável pelos negócios da família, paralelamente à juventude de Don Vito Corleone, nos anos 20.
O Poderoso Chefão
Dirigido por Francis Ford Copopola, o clássico de máfia conta a história do chefe de uma das principais famílias que comandam o crime organizado em Nova York, a família Corleone. Depois de sobreviver a um atentado, Don Corleone vê seu filho mais novo entrar em cena para lidar com uma guerra de clãs que está para começar. O primeiro filme da trilogia ganhou o Oscar em 1973.
Patton - Rebelde ou Herói?
Premiado com o Oscar de Melhor Filme em 1971, “Patton” se inspira na vida real do general George S. Patton, um comandante americano na Segunda Guerra Mundial que, apesar de ter tido uma ascensão notável, também ficou conhecido por seu temperamento explosivo e suas tendências à insubordinação e acabou excluído da missão mais importante de toda a guerra.
Atualizado em 27 Fev 2018.