Os indicados ao Oscar 2023 foram anunciados pela Academia de Hollywood e a boa notícia é que muitos deles estão disponíveis nos serviços de streaming, como Netflix, HBO Max e Disney+. Há também produções que estão (ou entrarão) em cartaz nos cinemas brasileiros. É o caso de “Os Banshees de Inisherin”, que, com nove indicações, estreia no dia 2 de fevereiro.
Quer se preparar para o dia da cerimônia, que acontece em 12 de março? Confira onde assistir a 9 indicados ao Oscar 2023!
A Fera do Mar | Netflix
Quando feras aterrorizantes ainda vagavam pelos mares, os caçadores de monstros eram aclamados como heróis - e o maior de todos eles era o valente Jacob Holland. Agora, o famoso aventureiro encontrará em Maisie Brumble, uma jovem que embarcou como clandestina em seu navio, uma aliada inesperada numa jornada épica por águas desconhecidas.
Indicação
Melhor Animação
Continua depois da publicidade
Pinóquio por Guillermo del Toro | Netflix
O diretor vencedor do Oscar Guillermo del Toro juntou forças com Mark Gustafson, uma das lendas da animação em stop-motion, para recriar o conto clássico de Carlo Collodi sobre o famoso menino de madeira. Nesta fantástica história, Pinóquio embarca em uma aventura encantada que transcende mundos e revela o poder do amor.
Indicação
Melhor Animação
Blonde | Netflix
Baseado no best-seller de Joyce Carol Oates, "Blonde" reimagina a vida de um dos maiores ícones de Hollywood, Marilyn Monroe. Da infância volátil como Norma Jeane até a fama e os relacionamentos, "Blonde" mistura realidade e ficção, explorando a divisão cada vez maior entre o lado público e o lado privado da atriz. Com roteiro e direção de Andrew Dominik, o filme é estrelado por Ana de Armas, Bobby Cannavale, Adrien Brody, Julianne Nicholson, Xavier Samuel e Evan Williams.
Indicação
Melhor Atriz (Ana de Armas)
Red: Crescer é uma Fera | Disney+
Em "Red: Crescer é uma Fera", a Disney volta sua criatividade para abordar o rico universo dos adolescentes e suas crises existenciais implícitas ao processo de amadurecimento. O filme parte das oscilações de humor de Meilin, uma jovem de 13 anos, que se confronta com uma antiga tradição familiar: toda vez que se emociona ou se irrita, ela vira um panda vermelho.
Indicação
Melhor Animação
Elvis | HBO Max
A cinebiografia de Elvis Presley acompanha décadas da vida do artista e sua ascensão à fama, a partir do relacionamento do cantor com seu controlador empresário "Coronel" Tom Parker. No meio de sua jornada e carreira, Elvis encontrará Priscilla Presley, fonte de sua inspiração e uma das pessoas mais importantes de sua vida. Com direção de Baz Luhrmann, "Elvis" é estrelado por Austin Butler, Tom Hanks e Olivia DeJonge.
Indicações
Melhor Filme
Melhor Ator (Austin Butler)
Passagem | Apple TV+
A vencedora do Oscar Jennifer Lawrence volta às telonas com o filme "Passagem", cuja estreia aconteceu no renomado Festival Internacional de Cinema de Toronto. O filme nos leva à história de Lynsey, uma engenheira militar que é forçada a retornar aos Estados Unidos após sofrer uma lesão cerebral durante uma explosão no Afeganistão, em uma história tocante que mostra a importância da amizade como forma de superação dos conflitos do passado.
Indicação
Melhor Ator Coadjuvante (Brian Tyree Henry)
Glass Onion: Um Mistério Knives Out | Netflix
Na sequência de "Entre Facas e Segredos", de Rian Johnson, o detetive Benoit Blanc viaja até a Grécia para desvendar um mistério envolvendo um novo grupo de suspeitos. Como em toda história de detetive que se preze, cada personagem esconde os próprios segredos, mentiras e motivações. Voltando à franquia criada por ele, o indicado ao Oscar Rian Johnson assina o roteiro e a direção de “Glass Onion: Um Mistério Knives Out” e reúne mais um elenco de astros e estrelas liderado por Daniel Craig, Janelle Monáe, Kathryn Hahn, e Kate Hudson.
Indicação
Melhor Roteiro Adaptado
Nada de Novo no Front | Netflix
"Nada de Novo no Front" conta a emocionante história de um jovem soldado alemão durante a Primeira Guerra Mundial. Nas trincheiras, lutando pelas próprias vidas, Paul e seus colegas sentem em primeira mão como a euforia inicial da guerra se transforma em desespero e medo. O filme do diretor Edward Berger é baseado no best-seller homônimo de Erich Maria Remarque.
Indicações
Melhor Filme
Melhor Trilha Sonora
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Filme Internacional
Argentina, 1985 | Prime Video
Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, “Argentina, 1985” remonta história verídica dos promotores públicos Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo, que ousaram investigar e processar a ditadura militar mais sangrenta da Argentina em 1985. Dirigido por Santiago Mitre, a produção é estrelada pelo vencedor do Globo de Ouro Ricardo Darín.