De animações infantis a dramas adultos, conheça os filmes mais emocionantes do cinema.
Chororô
Quem nunca saiu do cinema completamente abalado, soluçando e com olhos inchados de chorar? Pode ter sido num romance água-com-açúcar, num drama de guerra ou - admita -até mesmo numa animação infantil.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com 30 filmes para você se acabar de chorar:
Extraordinário (2017)
A delicada história do garotinho que nasceu com a face distorcida e passou por dezenas de cirurgias plásticas, mas ainda tenta se adaptar à escola como uma criança normal, só poderia ser contada com um ator como Jacob Tremblay no papel principal. Julia Roberts e Owen Wilson completam o elenco desta adaptação do bestseller de R.J. Palacio.
Continua depois da publicidade
Como Eu Era Antes de Você (2016)
Outra cebola que veio dos livros é o romance “Como Eu Era Antes de Você”, com os fofos Emilia Clarke e Sam Claflin. O filme acompanha uma garota atrapalhada que vai trabalhar como cuidadora de um homem que um dia foi atleta, mas hoje vive preso a uma cadeira de rodas, quase completamente paralisado.
O Quarto de Jack (2015)
Uma mãe e um filho vivem trancados num quarto, que é tudo o que a criança conhece do mundo. Narrado pelo ponto de vista do menino de cinco anos, o filme aborda o tema do sequestro e do cativeiro com um olhar inocente, levantando questões difíceis com delicadeza.
A Culpa é Das Estrelas (2014)
Se você leu o livro, já sabe que é para levar uma caixa inteira de lencinhos para a sessão, e encomendar um quilo de chocolate para recuperar a felicidade depois. “A Culpa é das Estrelas” conta a história de uma adolescente com câncer que entra para um grupo de apoio e se apaixona por um jovem que também luta contra a doença.
Questão de Tempo (2013)
Não se deixe enganar pelos materiais de divulgação: “Questão de Tempo” NÃO é uma comédia romântica! Pelo contrário, esse filme é o tipo de filme que vai te deixar deprimido e reflexivo por alguns dias – mas vai valer a pena. Domhnall Gleeson é Tim, um homem que, ao completar 21 anos, descobre que todos os homens da sua família, a partir dessa idade, são capazes de viajar no tempo, mas apenas para o passado e dentro de sua própria vida. Isso, no início, significa algumas chances a mais para conquistar a garota dos sonhos, mas, com o tempo, ele percebe as implicações mais profundas desse dom.
Amor (2012)
O amor na terceira idade é um tema raro nos cinemas e a realidade mais amarga dos relacionamentos, também. Juntando as duas coisas, Michael Haneke parte nossos corações contando a história de um casal de idosos que precisa lidar com uma doença incurável e incompreensível: o Alzheimer.
Toy Story 3 (2010)
Você ganhou seu primeiro boneco, brincou com ele até desbotar, depois foi comprando outros personagens para incrementar suas aventuras. Mas o tempo passou, você entrou na faculdade... É hora de dizer adeus. No terceiro filme da saga Toy Story, todos os brinquedos de Andy são doados para uma creche e precisam se virar sem seu dono – e isso inclui Woody, seu companheiro mais fiel.
Up: Altas Aventuras (2009)
Os dez primeiros minutos de Up! são, provavelmente, os minutos mais tristes que você irá ver numa animação. Antes de partir numa aventura, o Sr. Fredricksen revela o motivo para querer largar tudo e sair voando com sua casa – ele tinha uma companheira, desde criança, e ela... Ela... Alguém tem um lencinho?
Sempre Ao Seu Lado (2009)
Você pensou que já tinha secado todas as suas lágrimas com “Marley & Eu”. Então, surge outro filme sobre um cachorro para você perceber que ainda tinha um rio inteiro para chorar. Em “Sempre ao seu lado”, o Akita de Parker (Richard Gere) leva e busca seu dono todos os dias na estação de trem. Os dois desenvolvem uma amizade incomum e o hábito se mantém, até que um dia...
Marley e Eu (2008)
Clássico dos filmes tristes com cachorros, “Marley & Eu” conta a história do labrador Marley, desde sua adoção por um jovem casal. Owen Wilson e Jennifer Anniston interpretam seus donos, que vêm suas vidas se transformarem numa montanha-russa com a chegada do animal, mas o acolhem como parte da família e evoluem graças a ele. Até o fim.
O Menino do Pijama Listrado (2008)
Vocês se lembram da receita para filmes tristes de que falamos lá atrás, em “A Vida é Bela”? Pois “O Menino do Pijama Listrado” contém vários ingredientes e, pior, tem duas crianças nos papéis principais. Uma é Bruno (Asa Butterfield), filho de um oficial nazista; a outra é Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de pijamas que vive atrás de uma cerca e tem a cabeça raspada. Precisa dizer mais?
P.S. Eu Te Amo (2007)
A sinopse deste filme pode fazer você chorar. Quer apostar? Holly (Hillary Swank) e Gerry (Gerard Butler) são um casal perfeito e apaixonado. Ela dedica sua vida a ele, mas ele morre. A verdadeira história começa depois disso, quando ela descobre uma série de cartas deixadas pelo amado para ajudá-la a superar o luto, pouco a pouco.
Antes de Partir (2007)
Vocês já devem ter reparado que doenças são um tema recorrente em filmes tristes, certo? Pior ainda quando é elas são retratadas com bom humor. Morgan Freeman e Jack Nicholson vivem dois senhores que se internam no mesmo quarto de hospital para se tratarem de câncer. Um é dono do hospital, o outro é um mecânico. Juntos, eles montam uma lista de “coisas para fazer antes de partir” e começam a realizar alguns de seus sonhos mais loucos.
À Procura da Felicidade (2006)
Apesar de otimista, o drama com Will Smith fez muitos marmanjos saírem do cinema com olhos vermelhos. Ele vive Chris Gardner, um homem pobre que tem seu único instrumento de trabalho roubado, perde a esposa e se vê miserável, com o filho (Jaden Smith), morando nas ruas de Nova York. Decidido a tirar o menino daquela situação, Chris usa toda a sua paciência e persuasão para conseguir uma oportunidade de emprego.
Em Busca da Terra do Nunca (2004)
Johnny Depp interpreta o criador de Peter Pan, J. M. Barrie, enquanto ainda era um autor fracassado de teatro em busca de uma grande história. Enquanto passeia num parque, ele conhece uma família formada por uma viúva (Kate Winslet) e quatro filhos. Barrie se encanta com as crianças e passa a brincar com elas em fantasias envolvendo fadas e piratas. A encenação final, feita numa sala de estar, é de fazer qualquer coração-de-pedra soluçar.
Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003)
Edward (Albert Finney/Ewan McGregor) é um sonhador, que vive contando histórias fantásticas sobre sua vida, com personagens mágicos e situações impossíveis. A única pessoa que não gosta de ouvir seus contos é seu filho, que se afastou dele com o passar dos anos, mas volta a visitá-lo quando Edward fica muito doente. Será que esses dois vão conseguir se entender?
Um Amor Para Recordar (2002)
Na adaptação do livro de Nicholas Sparks, Landon é um estudante muito popular que comete um erro grave e é obrigado a entrar para um grupo de teatro e prestar serviços comunitários. Nessa nova rotina, ele conhece a tímida Jamie e se apaixona, mesmo se tornando alvo das brincadeiras no colégio. O problema é que ela tem um pai muito rígido e esconde um segredo muito triste.
Uma Lição de Amor (2001)
Sean Penn vive um pai solteiro, às vésperas de perder a guarda de sua filha (Dakota Fanning). O motivo é que ele é deficiente mental e, segundo os assistentes sociais, a menina está superando sua idade mental e ele não poderá mais cuidar dela. Michelle Pfeiffer interpreta a advogada dos dois e a trilha sonora é formada por versões alternativas de músicas dos Beatles. Para chorar e chorar e chorar.
Lado a Lado (1998)
Julia Roberts e Susan Sarandon brigam como cão e gato quando uma vai morar com o ex-marido da outra, e com seus filhos. As crianças também rejeitam a nova madrasta, o que torna sua vida ainda mais difícil até no trabalho. Quando a mãe biológica (Sarandon) revela, porém, que está com câncer terminal, toda a família (e consequentemente você, no sofá) se entrega às lágrimas e se reconcilia.
Cidade dos Anjos (1998)
Nicolas Cage é um anjo, que guia as pessoas à beira da morte até o céu. Um dia, quando ele esperava um paciente morrer no hospital, seus olhos se encontram com o da cirurgiã (Meg Ryan). O resto, vocês já sabem: ele se apaixona por ela, faz de tudo para que ela o veja e decide abrir mão da imortalidade para passar uma única noite ao seu lado. Mas por que tinha que ser só uma noite?
A Vida É Bela (1997)
Quer uma receita para um filme triste? Conte uma história sobre a Segunda Guerra Mundial. Coloque seus personagens dentro de um campo de concentração. Então, faça com que um deles seja uma criança. E que ela esteja presa junto com seu pai. Em “A Vida é Bela”, Roberto Benigni tenta convencer seu filho pequeno de que todo aquele horror é, na verdade, uma grande encenação, e que a vida é cheia de alegria e otimismo. Pronto? Vocês já estão chorando?
O Rei Leão (1994)
Quando o pai do protagonista morre, nós sempre ficamos um pouco sentidos. Mas, e quando o filme é um desenho animado, você é uma criança e o protagonista é um pequeno e cativante leãozinho? A cena da manada em “O Rei Leão” já traumatizou muita gente e, é claro, vai fazer você chorar como um bebê!
A Lista de Schindler (1993)
Baseado numa história real, o drama de Spielberg mostra todo o horror da Segunda Guerra Mundial, mas se concentra num ato de generosidade: colocando em risco a própria vida, um empresário alemão abriga e protege centenas de judeus contra o nazismo, recrutando-os como funcionários de sua fábrica.
Meu Primeiro Amor (1991)
O filme ia bem: ela estava aprendendo a se aproximar do pai e lidar com a paixonite pelo melhor amigo; ele finalmente não se sentia mais sozinho. Era a história perfeita, até que uma tragédia transformou o inocente filme infantil num dos romances mais trágicos de todos os tempos. Depois daquele final, você nunca mais vai querer brincar com abelhas.
Túmulo dos Vagalumes (1988)
Se você pensava que só a Pixar era capaz de emocionar com uma animação, você precisa conhecer o estúdio Ghibli. Lançado em 1988, “Túmulo dos Vagalumes” é um filme sobre a Segunda Guerra Mundial que acompanha dois irmãos – duas crianças – tentando sobreviver e encontrar seus parentes após o bombardeio de sua cidade. Pe-sa-do.
Nasce Uma Estrela
Jackson Maine (Bradley Cooper) é um cantor no auge da fama. Um dia, após deixar uma apresentação, ele para em um bar para beber algo. É quando conhece Ally (Lady Gaga), uma insegura cantora que ganha a vida trabalhando em um restaurante. Jackson se encanta pela mulher e seu talento, decidindo acolhê-la debaixo de suas asas. Ao mesmo tempo em que Ally ascende ao estrelato, Jackson vive uma crise pessoal e profissional devido aos problemas com o álcool.
Manchester à Beira Mar
Lee Chandler (Casey Affleck) é forçado a retornar para sua cidade natal com o objetivo de tomar conta de seu sobrinho adolescente após o pai (Kyle Chandler) do rapaz, seu irmão, falecer precocemente. Este retorno ficará ainda mais complicado quando Lee precisar enfrentar as razões que o fizeram ir embora e deixar sua família para trás, anos antes.
Diário de Uma Paixão
Na década de 40, na Carolina do Sul, o operário Noah Calhoun e a rica Allie estão desesperadamente apaixonados, mas os pais da jovem não aprovam o namoro. Quando Noah vai para a Segunda Guerra Mundial, parece ser o fim do romance. Enquanto isso, Allie se envolve com outro homem. Mas quando Noah retorna para a pequena cidade anos mais tarde, próximo ao casamento de Allie, logo se torna claro que a paixão ainda não acabou.
Green Book - O Guia
1962. Tony Lip (Viggo Mortensen), um dos maiores fanfarrões de Nova York, precisa de trabalho após sua discoteca, o Copacabana, fechar as portas. Ele conhece um um pianista e quer que Lip faça uma turnê com ele. Enquanto os dois se chocam no início, um vínculo finalmente cresce à medida que eles viajam.
Okja
Nova York, 2007. Lucy Mirando (Tilda Swinton), a CEO de uma poderosa empresa, apresenta ao mundo que uma nova espécie animal foi descoberta no Chile. Apelidada de "super porco", ela é cuidada em laboratório e tem 26 animais enviados para países distintos, de forma que cada fazenda que o receba possa apresentá-lo à sua própria cultura local. A ideia é que os animais permaneçam espalhados ao redor do planeta por 10 anos, sendo que após este período participarão de um concurso que escolherá o melhor super porco. Uma década depois, a jovem Mija (Seo-Hyun Ahn) convive desde a infância com Okja, o super porco fêmea criado pelo avô. Prestes a perdê-la devido à proximidade do concurso, Mija decide lutar para ficar ao lado dela, custe o que custar.