As exposições em São Paulo em fevereiro de 2025 estão imperdíveis! O segundo mês do ano conta com mostras para todos os gostos e idades nos principais museus e centros culturais da cidade.
O mês é a última chance para visitar exposições como 'Línguas africanas que fazem o Brasil', no Museu da Língua Portuguesa, e 'The FRIENDS™ Experience', no Shopping Cidade São Paulo. Aproveite também para conferir a inauguração de 'Monalisas Brasileiras' no Edifício Itália e 'Ney Matogrosso' no Museu da Imagem e do Som – MIS.
Para saber mais detalhes sobre estas e outras exposições em cartaz, confira o nosso roteiro com 32 exposições imperdíveis em São Paulo em fevereiro de 2025 para visitar o quanto antes!
A mostra, em parceria com o Instituto Julio Karolino, presta uma homenagem inusitada a grandes mulheres brasileiras. As "Monalisas" estilizadas destacam figuras marcantes como a princesa Isabel, a cantora Elza Soares, Rita Lee, a ex-deputada Maria da Penha, entre outras.
Foto: Guilherme Sai (via assessoria do Museu da Língua Portuguesa)
Línguas africanas que fazem o Brasil | Museu da Língua Portuguesa
A mostra conta sobre as presenças africanas no cotidiano dos brasileiros, seja em como nos expressamos, na entonação, no vocabulário, na pronúncia ou na forma de construir o pensamento.
Onde: Museu da Língua Portuguesa [Praça da Luz, s/nº - Centro Histórico]
Quando: até 9 de fevereiro
Foto: Divulgação (via site Farol Santander)
Denise Milan - viagem ao centro da Terra | Farol Santander
A exposição apresenta um ambiente onde minérios, rochas e cristais convivem em um andar, oferecendo a sensação de estar no ponto de origem da Terra, explorando o conceito de descoberta de forma cativante.
Onde: Farol Santander [R. João Brícola, 24 - Centro Histórico]
Quando: até 9 de fevereiro de 2025
Fotos: MAE/USP-Divulgação (via site do Centro Cultural FIESP)
Outros Navios: Uma Coleção Afro-Atlântica | Centro Cultural Fiesp
A mostra apresenta centenas de objetos do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP). Máscaras, tecidos, joias, estatuetas, de diferentes culturas africanas, foram adquiridas por meio de doações ou compras encomendadas a partir da década de 1960, quando os movimentos de independência política das ex-colônias em África se consolidavam.
Onde: Centro Cultural FIESP [Av. Paulista, 1313]
Quando: até 16 de fevereiro
Foto: Gui Caielli (via Agência Galo)
Flávio Cerqueira - um escultor de significados | CCBB
A exposição individual de Flávio Cerqueira percorre todos os 15 anos de carreira do paulistano. A declaração do artista joga luz sobre o forte teor de narrativa que imprime em suas obras, com esculturas figurativas em bronze que convidam o público a completar as histórias contidas em cada detalhe de personagens tipicamente brasileiros.
Onde: CCBB [Rua Álvares Penteado, 112 - Centro Histórico]
Quando: até 17 de fevereiro
Foto: Reprodução (via site Centro Cultural Fiesp)
TUDO PODE (perder-se) - Tadeu Jungle | Centro Cultural Fiesp
A exposição é uma polifonia poética de palavras, imagens e sons espalhada em obras de suportes e técnicas variadas. A mostra abrange mais de 40 anos da produção do multi artista Tadeu Jungle marcada pela experimentação de linguagens com muita irreverência e humor, sendo ao mesmo retrospectiva e prospectiva, exibindo parte de sua trajetória e ainda novos projetos especialmente desenvolvidos para a mostra.
Onde: Centro Cultural Fiesp [Avenida Paulista, 1313 - Bela Vista]
Quando: a partir de 19 de fevereiro
Ney Matogrosso em depoimento no programa Notas Contemporâneas do MIS (Foto: Cinthia Bueno, 2015, acervo MIS (via assessoria do MIS))
Ney Matogrosso | Museu da Imagem e do Som – MIS
Um dos maiores intérpretes da música brasileira, Ney Matogrosso completa 50 anos de carreira em 2025 e ganha homenagem no MIS. A exposição “Ney Matogrosso”, que abre ao público no dia 21 de fevereiro, faz um percurso cronológico pela obra do artista, passando por cada década de sua atuação na frente dos palcos - desde a estreia como vocalista do grupo “Secos & Molhados”, até seu mais recente álbum “Nu com minha música”, o primeiro concebido separadamente de um show.
Onde: Avenida Europa, 158 - Jardim Europa
Quando: a partir de 21 de fevereiro
Foto: Divulgação (via assessoria - Agência Taga)
The FRIENDS™ Experience | Shopping Cidade São Paulo
Inspirada em uma das séries de TV mais amadas de todos os tempos, "The FRIENDS™ Experience" permite que os fãs se sintam um pouquinho mais próximos da série com reproduções de cenários, como o apartamento de Joey e Chandler, a cozinha da Monica e o Central Perk, além de figurinos, objetos e fundos icônicos.
Onde: Shopping Cidade São Paulo [Av. Paulista, 1230 - Bela Vista]
Criada por Ryan ‘Brickman’ McNaught, o evento dá vida a histórias e personagens da Jurassic World, franquia de grande sucesso da Universal Pictures e Amblin Entertainment. No espaço, o público pode interagir com as peças, montar suas próprias obras e se divertir em família. São mais de 6 milhões de peças de LEGO® que compõem as diversas esculturas que vão desde grandes herbívoros, bebês dinossauros e os icônicos personagens dos filmes (Blue e Delta -velociraptors fugitivos da Ilha Nublar) ao temido TRex, o Jeep de fuga, entre muitas outras.
Artistas do vestir: uma costura dos afetos | Itaú Cultural
A exposição mostra grupos diversos do pensar e fazer moda brasileira. Cada um dos pisos é batizado por um tema – Ancestralidades, Contemporaneidades e Fazeres Contínuos –, mas todos se conectam e dialogam sem hierarquias ou cronologia.
Onde: Itaú Cultural [Avenida Paulista, 149]
Quando: até 23 de fevereiro
Foto: Divulgação (via assessoria - Itaú Cultural)
Ocupação Oswald de Andrade | Itaú Cultural
A exposição marca os 70 anos da morte do homenageado e revela a obra do autor, que deixou um vasto legado para além da Semana de Arte Moderna, na poesia, romance, dramaturgia, jornalismo, filosofia e militância, assim como marcas na literatura, música, teatro e artes visuais no Brasil. A mostra conta com mais de 160 itens, entre recortes de jornais, primeiras edições de seus livros, manuscritos e datiloscritos originais de livros, peças, poemas e artigos.
Em uma parceria entre Marvel no Brasil, Instituto Feira Preta e Museu das Favelas, a exposição agrega releituras de personagens negros da Marvel criadas por artistas pretos, indígenas e LGBTQIAP+, através de seus próprios estilos artísticos.
Onde: Museu das Favelas [Largo Páteo do Colégio, 148 - Centro Histórico]
Quando: até 28 de fevereiro
Foto: Guilherme Sai (via assessoria - IDBR)
Vidas em Cordel | Museu da Língua Portuguesa
Em cartaz no Pátio B, a mostra temporária Vidas em Cordel dá espaço a histórias de vida de pessoas comuns e famosas no formato de literatura de cordel. Entre as histórias selecionadas, há três de pessoas que viveram no território da Luz, onde o Museu está localizado: Cleone Santos, César Vieira e MC Kawex.
Onde: Praça da Luz, s/nº - Centro
Quando: até fevereiro
Foto: Nadja Kouchi (via assessoria da TV Cultura)
Castelo Rá-Tim-Bum - 30 anos | Solar Fábio Prado
Uma homenagem a um dos mais premiados produtos audiovisuais da história da televisão brasileira. A mostra oferece uma imersão no universo da série, com 18 cenários em mais de 600 metros quadrados de área expositiva, transportando os visitantes para uma mágica visita aos bastidores do castelo mais amado do Brasil.
Onde: Solar Fábio Prado [Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705]
Quando: até 2 de março
Foto: Lucas Mello (via assessoria de imprensa do MIS)
Bob Esponja – A Experiência | MIS Experience
A exposição imersiva comemora 25 anos de uma das séries animadas mais queridas do público. Em uma jornada multissensorial, os visitantes são envolvidos pelo otimismo contagiante dos personagens da Fenda do Biquíni. Com mais de mil metros quadrados de área, a exposição traz um acervo raro de mais de 80 itens, permitindo aos fãs explorar os bastidores e a evolução dessa produção icônica.
Quando: até 4 de março
Onde: MIS Experience [Rua Cenno Sbrighi, 250 - Água Branca]
Foto: Levi Fanan (via site da Pinacoteca)
Caipiras: das derrubadas à saudade | Pinacoteca
A exposição coletiva nasce a partir do trabalho emblemático de Almeida Júnior, Caipira picando fumo (1893), para repensar o imaginário em torno da identidade deste tipo social construído para designar o paulista interiorano.
Do surgimento da motocicleta e das competições no país até a atualidade, são mais de 120 anos de memórias, um pouco de nostalgia e muita evolução. A mostra conta com uma vasta coleção de documentos e retratos de época, de quem vivenciou as mudanças, bem como lembranças e recortes de uma rica história.
Onde: Farol Santander [Rua João Brícola, 24 – Centro]
Quando: até 9 de março
Serigrafistas Queer, Liberdade para as sensibilidades, 2018. Acervo MASP, doação das artistas (Foto: Eduardo Ortega (via assessoria do MASP))
Serigrafistas Queer: liberdade para as sensibilidades | MASP
Essa é a primeira exposição monográfica do coletivo argentino, que surgiu em 2007 durante uma oficina para ensinar ativistas a estampar camisetas para a manifestação do Orgulho LGBTQIA+ em Buenos Aires. A mostra abre ao público com 56 serigrafias do acervo do MASP, além de obras inéditas, realizadas especialmente para a exposição.
Onde: MASP [Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista]
Quando: até 16 de março
Foto: YDreams Global (via assessoria - Edelman)
Eu, Ayrton Senna da Silva - 30 Anos | Shopping Lar Center
Conduzida pela própria narrativa de Ayrton Senna, a exposição convida os visitantes a reviverem sua brilhante trajetória sob seu ponto de vista. Utilizando recursos multissensoriais e cenários imersivos, a mostra oferece uma emocionante viagem sinestésica, inspirada nos valores que sempre guiaram o campeão: motivação, dedicação, determinação, garra e superação.
Onde: Shopping Lar Center [Av. Otto Baumgart, 500 - Vila Guilherme]
Quando: até 16 de março
Foto: Arquivo Thomaz Farkas / Acervo Instituto Moreira Salles)
Thomaz Farkas, todomundo | IMS Paulista
A retrospectiva celebra 100 anos do fotógrafo e cineasta brasileiro e ocupa dois andares do centro cultural, reunindo cerca de 500 itens, entre fotografias, filmes, equipamentos e documentos, de sua autoria e relacionados à sua trajetória, além de obras autorais de outros artistas e outras feitas em colaboração com Farkas.
Onde: IMS Paulista [Avenida Paulista, 2424]
Quando: até março
Foto: Ignacio Aronovich (via assessoria - Na Mídia)
Harry Potter: The Exhibition | OCA - Parque Ibirapuera
Exposição celebra os filmes e histórias de Harry Potter e de Animais Fantásticos™, bem como as maravilhas do universo expandido de Harry Potter – incluindo trajes, adereços e imagens da produção da Broadway.
Onde: OCA - Parque Ibirapuera [Av. Pedro Álvares Cabral, S/n - Portão 2 - Moema]
Para celebrar a vida e trajetória do maior e mais vitorioso futebolista de todos os tempos, a Multiverso Experience promove uma exposição imersiva que contempla os acontecimentos mais marcantes do eterno Camisa 10, começando pela sua infância e passando pelos grandes feitos e conquistas de seus 82 anos.
Mestres Imortais do Artesanato Brasileiro | Casa Une
A exposição reúne obras icônicas de grandes mestres do artesanato brasileiro, exaltando a diversidade cultural e o legado de artistas que se tornaram eternos através de suas criações.
Onde: Casa Une [Rua Major Dantas Cortez, 84 - Tucuruvi]
Quando: até 20 de março
Foto: Andre Gustavo Castro (via assessoria - Pevi56)
Gaia – O Enigma Humano | Centro Cultural Olido
Assinada pelo artista visual JCamillo, a exposição, que tem entrada gratuita, oferece ao público a oportunidade de explorar os limites entre a desordem e a organização no contexto físico e psíquico do ser humano.
Onde: Centro Cultural Olido (Avenida São João, 473 - Centro)
Quando: Até 16 de março
Foto: Beto Assem (via site da Pinacoteca)
Renata Lucas: domingo no parque | Pinacoteca
A radicalidade do trabalho da artista Renata Lucas se evidencia no confronto não apenas com a escala das três salas expositivas do museu, mas também a fachada e a praça em frente ao prédio da Pina Estação, localizada no Largo General Osório. Na fachada do edifício, um grande letreiro estampa a frase “Amanhã não tem feira”, trecho da música de Gilberto Gil, que só pode ser lida inteiramente a partir da praça.
Onde: Edifício Pina Estação [Largo General Osório, 66 - Santa Efigênia]
Quando: até 6 de abril
Foto: Fatshiba Photos - Deion-Mendez (via Sherlock Communications)
Lektrik: Um Festival de Luzes | Jardim Botânico
A mostra traz obras que vão de lobos e pandas a flores, monumentos e réplicas de pontos turísticos, transportando os visitantes para selvas, reinos e culturas lendárias, e contando diversas histórias sobre o mundo.
Onde: Jardim Botânico de São Paulo [Av. Miguel Estefano, 3031 - Vila Água Funda]
Quando: até 13 de abril
Foto: Eduardo Ortega (via assessoria do MASP)
Histórias LGBTQIA+ | MASP
A exposição reúne mais de 150 obras de arte e centenas de documentos nacionais e internacionais, que mostram a multiplicidade da produção e das narrativas LGBTQIA+, especialmente após a crise do HIV/AIDS nos anos 1980.
Onde: MASP [Av. Paulista, 1578 - Bela Vista]
Quando: até 13 de abril
Foto: Divulgação (via Comunicação do Museu do Futebol)
Vozes da Várzea | Museu do Futebol
A mostra promove o protagonismo do futebol paulista e retrata a dedicação das comunidades e o impacto da prática nos territórios. Plural, democrática e atemporal, a prática esportiva iniciada às margens dos rios que cortam a cidade de São Paulo e é apresentada por meio de imagens, textos, mapas, instalações audiovisuais e objetos.
Onde: Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu (Estádio Paulo Machado de Carvalho)
Quando: até 27 de abril
Obra Baile no Campo, 1937 - Coleção Santander Brasil (Foto: Divulgação/Farol Santander (via assessoria - MARRA COMUNICAÇÃO))
Cícero Dias - com açúcar, com afeto | Farol Santander
A mostra apresenta a obra do artista brasileiro que se tornou compadre de Picasso. Apresentando 42 obras vindas de instituições e de coleções particulares, a exposição faz um recorte que evoca o aspecto doce, lírico e afetuoso da produção artística do eterno menino do Engenho Jundiá.
Onde: Farol Santander [Rua João Brícola, 24 - Centro]
Quando: até 27 de abril
Foto: Isabella Matheus (via site da Pinacoteca)
Era uma vez: visões do céu e da terra | Pinacoteca
A exposição coletiva se organiza como uma viagem no tempo e no espaço para refletir sobre o fim do mundo e a imaginação de outros mundos. A exposição investiga o pensamento cosmológico das pessoas artistas, desde o período de 1969 – ano que marca os eventos históricos da chegada do homem à Lua e da divulgação do primeiro relatório da ONU sobre “Problemas do meio ambiente urbano”.
Princípios japoneses: design e recursos | Japan House
A mostra reúne 16 projetos de 14 criadores que apostam em formas de aproveitamento máximo e minimização de desperdícios dos recursos e materiais, além de iniciativas para valorização de recursos e técnicas tradicionais japonesas. Com muitas possibilidades, a exposição apresenta iniciativas em áreas como arquitetura, design, artesanato tradicional, têxteis, itens de esporte e instrumentos musicais.
Onde: Japan House [Av. Paulista, 52 - Bela Vista]
Quando: até 4 de maio
Foto: Marcela Guimarães/Museu do Futebol (via assessoria Museu do Futebol)
Mulheres no Futebol | Museu do Futebol
A instalação conta como as brasileiras resistiram e seguiram jogando mesmo sob a proibição contra o futebol feminino instituída por Getúlio Vargas e que vigorou entre 1941 e 1979.